São vários os fatores que prejudicam a saúde das madeixas, como a poluição, a incidência dos raios solares e as altas temperaturas do secador e da chapinha. Mas você sabia que a alimentação interfere diretamente na aparência e na saúde dos fios? Quando não há a ingestão dos nutrientes necessários, o cabelo tende a cair, ficar quebradiço, opaco e ressecado.

Por isso, ter uma alimentação equilibrada é fundamental. Afinal, é por meio dela que o nosso organismo obtém a vitamina para cabelo, a fim de gerar um crescimento forte e saudável.

Portanto, de nada adianta investir em cuidados diários e em produtos de qualidade se não houver o consumo frequente dos alimentos que são fontes de vitaminas.

Quer saber quais são as principais vitaminas que favorecem o fortalecimento e crescimento dos fios? Então, continue a leitura!

Vitamina A

Ter uma alimentação rica em vitamina A é essencial para o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Ela ajuda as glândulas da pele a produzir o sebo, que é responsável pela hidratação do couro cabeludo e atua na manutenção da saúde dos fios e da pele.

O consumo insuficiente dessa vitamina para o cabelo pode resultar na diminuição do crescimento das madeixas, no ressecamento e na queda dos fios. A vitamina pode ser encontrada em alimentos, como a cenoura, a batata-doce, o mamão e a manga, e em produtos de origem animal, como o leite e os ovos.

Vitamina B2

Conhecida por promover o processo metabólico das proteínas, açúcares e gorduras, a vitamina B2 é extremamente importante para o crescimento saudável dos fios. Ela também atua na cicatrização, na prevenção do enfraquecimento e no combate à queda dos cabelos. Além disso, garante o correto funcionamento do sistema nervoso e controla a tireoide.

Por isso, é fundamental incluir os alimentos ricos em vitamina B2 na alimentação. Afinal, ela garante uma pele mais saudável e cabelos fortes. Você pode encontrar essa vitamina nas carnes, em verduras, ovos, peixes, leite, berinjela, soja e lentilha.

Vitamina B3

Também conhecida como Niacina, a vitamina B3 atua na nutrição do couro cabeludo e estimula o crescimento saudável dos fios. Ela age diretamente na prevenção de queda capilar e no fortalecimento do cabelo.

Em casos de deficiência da vitamina B3 na alimentação, as madeixas podem perder o brilho e a maciez. Portanto, é de extrema importância consumir os alimentos que são fontes dessa vitamina, como: arroz, atum, frango, trigo e peixes.

Vitamina B5

A vitamina B5, ou ácido pantotênico, é uma vitamina que promove o crescimento dos cabelos, impede a queda dos fios e auxilia a manter a cor natural das madeixas. Dessa forma, ela previne o aparecimento dos indesejáveis cabelos brancos que surgem com o avanço da idade.

Além disso, ela aumenta a hidratação e diminui a formação de pontas duplas. Em casos de ausência dessa vitamina no organismo, pode haver a quebra e a queda dos fios. Por isso, procure consumir os alimentos que são fontes da vitamina B5, como: cereais integrais, batata-doce, cogumelos, ovos e amendoim.

Vitamina B12

Essencial para a saúde do sistema nervoso e para o sangue, a vitamina B12 está diretamente relacionada ao crescimento dos fios. Também atua na distribuição dos nutrientes para todas as células do corpo.

Em casos de deficiência dessa vitamina, pode ocorrer a queda de cabelo. Sua principal fonte são as carnes, porém, pode ser encontrada também em peixes, aves e ovos.

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C atua como cicatrizante e antioxidante e também auxilia na produção de colágeno, que é extremamente importante para a estrutura do cabelo e é responsável por aumentar a resistência dos fios.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas, como laranja, tomate, morango, kiwi, goiaba e abacaxi. Ela também ajuda o organismo a absorver o ferro, que é um mineral importante para o crescimento dos cabelos.

Vitamina D

Baixos níveis de vitamina D no organismo podem resultar na queda de cabelo. Isso ocorre porque a vitamina é responsável por criar folículos no couro cabeludo, que são como pequenos poros por onde nascem os novos fios.

Para obter a vitamina D, basta se expor ao sol por, pelo menos, 15 minutos diariamente ou introduzir na alimentação o óleo de fígado de bacalhau, cogumelos e gemas de ovos. Outra opção é consumir a vitamina em forma de suplemento, que pode ser produzido em um laboratório, em casos de deficiência.

Vitamina E

A vitamina E ou Tocoferol, é um poderoso antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres e retarda o envelhecimento precoce. Além disso, equilibra os níveis de colesterol, melhora a saúde da pele e dos cabelos e auxilia na circulação sanguínea, aumentando a absorção de oxigênio, que, por sua vez, ajuda o organismo na produção de cabelo novo.

Essa vitamina pode ser encontrada no óleo de coco, em sementes de girassol, gérmen de trigo, nozes, espinafre, abacate, entre outros.

Biotina

Também conhecida como vitamina B7 e vitamina H, a Biotina atua na formação da pele, das unhas e do cabelo. Além disso, ela diminui a caspa, ajuda a manter a saúde da pele e auxilia na produção de queratina, responsável pelo fortalecimento dos fios. Em casos de ausência dessa vitamina na alimentação, os cabelos podem ficar fracos e apresentar queda.

Nos alimentos, essa vitamina pode ser encontrada em gema de ovo, leite, couve-flor, banana e fígado. Normalmente, também está presente nos shampoos, pois previne e diminui a queda intensa de cabelo.

Como vimos ao longo do artigo, ter uma alimentação balanceada é fundamental para manter os cabelos bonitos e sedosos. Para isso, basta incluir os alimentos certos na dieta para garantir os benefícios das vitaminas.

Contudo, vale ressaltar que também podemos usufruir dos benefícios ao utilizar produtos capilares, como as Nectavitas das linhas Mandioca, Queratina e Jaborandi. Eles apresentam ativos que auxiliam no tratamento dos fios danificados por agentes químicos, tinturas ou fatores externos, como exposição solar, poluição e vento.

Agora que você já sabe a importância da vitamina para cabelo, já pode entrar em contato com a gente e descobrir quais são os produtos mais indicados para os seus fios. Para isso, basta acessar a nossa página de contato!