vitamina d nos cabelos

Qual é a importância da vitamina D nos cabelos?

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

A vitamina D nos cabelos é um nutriente fundamental para o fortalecimento e crescimento saudável dos fios. Isso porque, por si só, ela ajuda todo o organismo, fortalecendo o sistema de defesa do corpo e, consequentemente, aumentando a imunidade — um fator primordial para manter os folículos capilares em atividade.

Desse modo, um cabelo saudável tem muita relação com essa vitamina, que estimula a região do couro cabeludo com os nutrientes necessários para evitar problemas capilares. Além disso, trata-se de uma substância acessível e fácil de ser consumida. 

Para você se informar melhor sobre o assunto, preparamos este post com as principais informações sobre a vitamina D e sua relação com os cabelos. Quer saber mais? Continue a leitura!

Qual a importância da vitamina D nos cabelos?

A vitamina D, por apresentar um alto poder de absorção de cálcio e fósforo, contribui para que o cabelo cresça com mais vitalidade e brilho. Como dito anteriormente, esse nutriente também é um grande aliado do sistema imunológico e atua em funções importantes para manter a saúde dos fios, como:

  • cria folículos no couro cabeludo, que ajudam no crescimento mais saudável e forte;
  • evita a queda de cabelo;
  • recupera a estrutura capilar.

Vale destacar que a deficiência de vitamina D pode enfraquecer o cabelo e comprometer o organismo de diferentes formas.

Quais alimentos encontramos vitamina D?

Ter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em nutrientes e vitaminas influencia diretamente na saúde dos fios. Isso porque o que consumimos diariamente tem relação direta com o corpo e, consequentemente, com os cabelos. 

Os nossos fios apresentam células com uma proteína denominada queratina. Essa proteína precisa ser constantemente nutrida por minerais e vitaminas. Logo, bons hábitos alimentares podem estimular essa nutrição.

A vitamina D, por exemplo, pode ser obtida na exposição ao sol, mas também é encontrada em alguns alimentos que podem ajudar a alcançar os níveis necessários que o organismo precisa. Entre eles, podemos citar:

  • gemas de ovos;
  • óleo de fígado de bacalhau;
  • cogumelos;
  • salmão;
  • carne de boi;
  • iogurte;
  • leite fortificado;
  • vísceras em geral etc.

Por isso, é sempre importante optar por alimentos ricos em vitamina, que certamente ajudarão na saúde dos fios e em todo o funcionamento do organismo. 

Devemos tomar vitamina D manipulada?

A vitamina D pode ser manipulada de acordo com seu objetivo e recomendação médica, em caso de deficiência nutricional. A vantagem dela ser manipulada é que pode ser feita de maneira personalizada, de acordo com suas necessidades individuais.

No entanto, é importante que esse consumo seja feito só se o seu organismo estiver realmente precisando. Por isso, não deixe de solicitar orientação médica, pois só assim você saberá a dosagem certa a ser tomada, caso seja necessário. 

Dessa forma, a ingestão da vitamina D traz benefícios para os cabelos, a partir do momento em que o organismo está com todas as suas necessidades nutricionais supridas. 

Como podemos ver, a vitamina D nos cabelos faz toda a diferença na beleza dos fios e sua ausência pode prejudicar a saúde capilar. Por isso, consumir alimentos que proporcionem a obtenção desse nutriente, bem como investir em produtos ricos em vitamina D, é essencial para proporcionar a dose que seu cabelo precisa para ficar forte e saudável.

E aí, gostou do post? Então, deixe seu comentário e conte para a gente o que achou do assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.