unhas saudáveis

Confira aqui 5 dicas de como ter unhas saudáveis!

Para ter unhas saudáveis e mais fortes, é importante manter alguns cuidados diários. Hidratação, nutrição, esfoliação e proteção são práticas essenciais e que devem fazer parte da rotina para ter unhas sempre bonitas e viçosas.

O ideal é que as unhas apresentem uma coloração rosada, sejam transparentes e com a lúnula (parte mais branca) visível. Alguns fatores, como descamação e aspecto quebradiço, são sinais de alerta e podem indicar carência nutricional ou até mesmo alguma doença.

Acompanhe a seguir e veja 5 dicas para ter unhas saudáveis e quais são os benefícios de cuidar da região. Confira!

Qual a importância de cuidar das unhas?

Ter unhas cuidadas e esteticamente bonitas faz toda a diferença no visual, não é mesmo? As unhas são formadas por uma série de componentes, como queratina, proteínas, enxofre e cálcio. Quando em boas condições, as unhas podem refletir a saúde geral das mãos e também do organismo, apontando deficiências, patologias, fungos, entre outras condições.

A unha é responsável por revestir as extremidades das mãos e dos pés e sua principal função é proteger essas regiões do corpo. Para mantê-las sempre saudáveis, é necessário ter hábitos de cuidados periódicos, realizando a limpeza, a secagem, a hidratação, entre outros procedimentos, para evitar microrganismos ou inflamações indesejáveis.

Por outro lado, unhas descuidadas, descamadas, sem brilho e quebradiças podem passar a impressão de falta de higiene ou, até mesmo, desleixo. O ideal é tratar imediatamente qualquer sinal de infecção e evitar alguns tipos de produtos que agridem a região. 

Existem algumas dicas para que suas unhas estejam sempre saudáveis. Comer bem, consumindo alimentos com alto teor de vitaminas e minerais, tomar sol na medida certa, cortar adequadamente as unhas e proteger as mãos quando manipular produtos de limpeza, por exemplo, são alguns cuidados essenciais.

É interessante também evitar ao máximo manter o esmalte de forma ininterrupta, pois quando em excesso, ele resseca e torna as unhas mais frágeis. Com isso, você garante unhas fortes, nutridas, hidratadas e com as cutículas aparadas na medida certa.

Como ter unhas saudáveis?

Cuidar das unhas é um gesto de autocuidado e autoestima. Para evitar infecções, fungos e outros problemas nessa região do corpo, é importante utilizar produtos recomendados e específicos, sobretudo para a sua estrutura específica de unha. 

Algumas práticas rotineiras podem prejudicar a aparência das unhas, por isso devemos prestar atenção frequentemente nas mãos, notando se há algum sinal ou indicação de risco. Até porque cuidar corretamente das unhas não é somente uma questão de estética, mas também de saúde.

Confira a seguir 5 dicas de como ter unhas saudáveis e resistentes por muito mais tempo.

1. Hidrate as cutículas

As cutículas são protetoras do organismo e evitam doenças e bactérias e, por isso, não podem ser retiradas por completo. É fundamental zelar por sua integridade e ficar sob alerta assim que notar cutículas inflamadas, cortadas, com manchas ou irregularidades. 

É essencial ter o hábito de hidratar as cutículas, se possível, várias vezes ao dia com um produto hidratante específico para o fortalecimento da região. Existem cremes de fácil aplicação e que promovem uma hidratação profunda e instantânea. Outro cuidado é massagear as cutículas após o banho para que elas fiquem com uma aparência suave e bonita.

2. Lixe com cuidado

No momento de lixar as unhas, busque sempre manter o formato natural delas, pois assim terão mais chances de crescer sem quebrar. Além disso, é essencial evitar lixar as unhas úmidas, logo após o banho, ou até mesmo molhadas, pois elas ficam muito mais sensíveis e frágeis. 

A lixa é praticamente uma agressão às unhas e podem impactar a queratina, caso não seja bem-feita. Com o passar do tempo, sua estrutura pode enfraquecer, descamar, criar manchas, formatos ondulados e irregulares, que deixam a aparência opaca, amarelada e sem brilho.

3. Evite produtos de limpeza

Sempre que for manipular qualquer tipo de produto químico, principalmente de limpeza de casa, como desengordurantes, alvejantes, entre outros, é fundamental evitar contato direto das unhas com as substâncias. Até mesmo alguns sabonetes e detergentes podem impactar a composição da unha, contribuindo para o seu ressecamento.

Uma forma de evitar o problema é utilizar luvas para proteger as extremidades. No entanto, para algumas pessoas isso nem sempre é possível, assim o recomendado é lavar muito bem a região com água para higienizar as cutículas após o contato com os químicos.

4. Proteja as unhas

É comum sofrer com infecções e micoses, ou até mesmo com unha encravada ao longo do tempo. Por isso, manter o cuidado diário e se manter atento à aparência das unhas pode ajudar a prevenir doenças e a identificar sinais do organismo. A proteção deve ser constante e, em alguns casos, pode ser preciso aplicar produtos topicamente. 

Outra dica é comer bem e consumir alimentos que fortalecem as unhas. Uma boa solução é usar cremes que criam uma película protetora e atuam contra os agentes externos e nocivos à pele. Com uma hidratação intensa, é possível revitalizar e regenerar a região facilmente.

5. Deixe as unhas descansarem

As unhas são formadas por células mortas, por isso é importante dar um intervalo entre os esmaltes para evitar o surgimento de fungos e manchas. A pausa deve ser de, pelo menos, um ou dois dias, e aproveitar para hidratar as unhas e as cutículas na ocasião.

Também é interessante passar uma base fortalecedora e nutritiva com compostos ativos, que protegem as unhas e selam as camadas mais profundas da região. Esse tipo de produto atua como uma barreira antiquebra e restaura os níveis de hidratação. No entanto, é essencial conhecer o seu tipo de unha, pois cada fórmula é desenvolvida com uma finalidade específica e conta com substâncias próprias.

Agora que você já sabe o que é indicado para ter unhas saudáveis e fortes, procure também sempre optar por produtos adequados e de marcas confiáveis. Ter atenção a alguns hábitos também é essencial para ter sempre unhas bonitas e protegidas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a Haskell para conhecer mais sobre a nossa marca! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.