unhas amareladas

Suas unhas estão amareladas? Saiba quais os cuidados necessários

Powered by Rock Convert

É comum as pessoas, em algum momento, sofrerem com as unhas amareladas. No entanto, as causas para esse problema podem ser diversas. Entre eles, o excesso de esmaltes, contato com muitos produtos químicos ou, até mesmo, problemas de saúde, como no fígado ou doenças autoimunes.

Porém, dependendo da origem do amarelamento, é possível tratar em casa com algumas mudanças de hábito. Mas também pode ser necessário visitar um médico para avaliar, caso a coloração das unhas não volte ao normal com facilidade. Por isso, entenda na leitura a seguir como cuidar das unhas amarelas e evitar o problema. Acompanhe!

Remova o esmalte antes da manicure

O pensamento comum de quem usa esmaltes é: “quanto mais tempo durar, melhor”. Mas será que isso é uma verdade? A durabilidade da esmaltação é interessante para valer a pena o tempo gasto com manicure e para manter as mãos com aparência melhor. No entanto, o esmalte nas unhas deve ser retirado em 5 dias, esteja ele ainda bonito ou não.

As unhas e cutículas precisam de 2 dias para “respirar”, longe de coloração e outros produtos artificiais. Além disso, as unhas amareladas podem ser um sinal de absorção da pigmentação da cor do esmalte. Por isso, é mais comum em quem usa cores escuras, como o vermelho, perderem a cor natural das unhas.

Se esse for o seu caso, não é tão difícil tratar a coloração das unhas, apesar de ser um processo demorado, dependendo do caso. Basta utilizar uma lixa polidora na superfície amarelada — não use a lixa comum para polir, pois afina as unhas e enfraquece-as. Outra dica é utilizar uma base incolor, de preferência fortalecedora, antes da esmaltação.

Powered by Rock Convert

Procure ajuda médica

Contudo, as unhas amareladas podem ser sinal de doenças, como hepatite e diabetes. Por isso, é relevante observar a sua rotina. Por exemplo, caso não utilize esmaltes escuros frequentemente, deixa as suas unhas naturais por uns dias e não tenha contato com produtos químicos. Se permanecer o amarelamento, é um sinal de alerta.

Outro motivo que pode ocasionar esse problema são as micoses, mas geralmente, vem acompanhadas de descamação e rachaduras nas unhas. Além disso, o uso de alguns remédios fortes, como os antibióticos, podem favorecer a alteração da cor. Mas comumente as unhas voltam ao normal quando a medicação acaba.

Em todo caso, é recomendado procurar um dermatologista para avaliar a saúde das suas unhas e investigar o real motivo do amarelamento. Nesse sentido, o médico pode indicar o melhor tratamento, bem como evitar a permanência do problema.

Por fim, os cuidados não param por aí. Para evitar as unhas amareladas, cuidar delas adequadamente e manter as mãos impecáveis, é indispensável utilizar esmaltes de qualidade, usar cremes hidratantes para a região e sempre manter as pontas bem aparadas. Dessa forma, você evita manchas, quebras e enfraquecimento das unhas.

Agora que você sabe as principais causas e cuidados com as unhas amareladas, aproveite para ver 5 dicas para lixar as unhas em diferentes formatos e deixar suas mãos mais bonitas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.