unha e cabelo

Unha e cabelo: como cuidar de ambos?

Todas as partes do nosso corpo merecem bastante cuidado e atenção. Porém, a unha e cabelo são dois pontos especiais. Além de serem bastante expostos e parte importante do visual, suas estruturas são semelhantes. Por isso, os cuidados com os dois são bem parecidos. 

Confira no artigo por que é importante cuidar bem das unhas e cabelos para que fiquem bonitos e saudáveis. Veja também dicas de cada um para acrescentar à sua rotina. Boa leitura! 

Unha e cabelo: por que é importante cuidar dos dois? 

Cuidar de unha e cabelo é uma questão de beleza, mas está longe de ser apenas isso. Os dois são bastante importantes em nossa aparência por causa da autoestima e identidade. Além disso, mantê-los saudáveis também é questão de saúde. Afinal, podem indicar que algo está errado com nosso organismo, além de estarem sujeitos a doenças específicas. 

Antes de saber quais cuidados ter com cada um, é preciso entendê-los. Para começar, vamos falar dos cabelos. Nossa cabeça está cheia de folículos pilosos. Deles, nascem os nossos fios — estruturas compostas em sua maior parte por queratina, além de água e outros nutrientes. Além disso, a parte mais externa dos fios é chamada de cutícula. Ela funciona como uma “capa”, que protege a estrutura interna e também é responsável por dar o aspecto de brilho e maciez. 

Já no caso da unha, a estrutura é bastante parecida. A parte que a gente pinta é conhecida por lâmina e é formada basicamente por queratina. Além disso existem outras estruturas como a pele debaixo da unha, a matriz responsável pela renovação da unha, a cutícula e os tecidos. 

Cuidados com unha e cabelo 

No caso dos cabelos, os cuidados são necessários para evitar doenças — como dermatite seborreica —, calvície e queda de cabelo. Além disso, especialmente quando se faz processos químicos ou há uso de aparelhos como chapinha e secador, é necessário cuidado redobrado para recuperar danos e manter os fios saudáveis. 

Já no caso das unhas, é importante evitar condições como micoses, inflamações ou outras situações. Aliás, alguns desses problemas são evitáveis exatamente pelo cuidado com as unhas e com os produtos e procedimentos realizados nelas. 

Como cuidar bem das unhas das mãos e dos pés? 

As unhas podem passar despercebidas, mas é fundamental cuidar delas sempre. Afinal, elas oferecem apoio a tudo o que fazemos no dia a dia. Veja a seguir algumas dicas de como deixar as unhas saudáveis e bonitas. 

Fortalecedor 

Contar com um fortalecedor de unhas é uma excelente forma de cuidado. Você pode usar esse produto como prevenção a rachaduras e quebras. Além disso, ele serve para reparar unhas quebradiças e fracas. Agindo na reposição direta de nutrientes, ele preenche falhas e cria uma camada protetora e pode ser usado algumas vezes por semana.

Base 

Existem diferentes tipos de bases. Algumas dão brilho, outras têm nutrientes e outras protegem a unha antes da esmaltação. Independentemente de sua escolha, é importante usá-las para que as unhas tenham essa camada de proteção a mais. 

Cutícula 

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação à cutícula. Afinal, ela protege a base da unha e evita infecções por microrganismos. Mas retirá-la deixa a unha com um aspecto bem mais bonito. Na dúvida, a dica é tirar apenas o excesso. Assim, as unhas ficam protegidas e visualmente mais bonitas. 

Esmaltes 

Existem inúmeras opções lindas de esmaltes. Para eles, a dica começa antes da compra. É importante sempre escolher uma cor legal, mas principalmente, uma empresa de confiança. Dessa forma, você garante que os componentes não vão prejudicar as suas unhas e nem causar alergia. 

Corte 

O corte das unhas também deve ser feito com cuidado. Afinal, dependendo do formato, ela pode crescer encravada, gerar inflamações e até cair! Para evitar isso, a dica é deixá-la em um formato mais quadrado para os pés e mais arredondado para as mãos. Já nos cantos, é possível moldá-los com a própria lixa. Nessa hora, faça movimentos únicos em uma direção para não deixar a unha porosa e evite ao máximo lixar sua superfície. 

O que fazer para deixar os cabelos saudáveis? 

O cabelo é uma das partes mais legais do corpo. Afinal, quem não gosta de mudar o corte ou escolher aquela cor bem legal para os fios? O melhor de tudo é que ele, assim como as unhas, torna a crescer. Por isso, você tem bastante liberdade para mexer nele, certo? Sim, mas tudo com calma. É preciso compreender bem seus fios e como cuidar para que suportem todas essas mudanças. Para isso, existem diversas dicas simples. 

Entenda seu cabelo 

O primeiro passo é você saber como é seu cabelo. De forma geral, existem quatro tipos: 

Além disso, eles podem ser oleosos ou ressecados ou um meio termo dessas características. Por isso, saber qual é o seu é imprescindível para aprender como cuidá-lo. 

Faça hidratação sempre 

Geralmente, a higiene capilar se resume a lavar os fios com shampoo e condicionador. Porém, é necessário ir além. A hidratação, por exemplo, é um passo bastante importante, pois os fios tendem a sofrer muito com fatores como poluição, sol, entre outros. Por isso, mantê-los hidratados também é uma etapa básica para deixá-los saudáveis. 

Lembre-se de reparar e nutrir 

Especialmente quem faz muitos processos químicos — como tintura e alisamento — ou usa bastante aparelhos de modelagem, precisa prestar atenção. Essas substâncias químicas e o calor dos equipamentos podem ser muito prejudiciais para o cabelo. Somados aos fatores externos que já afetam os fios, você acaba com diversos problemas, por exemplo, ressecamento. 

Portanto, é melhor prevenir do que remediar. Além da hidratação, prepare-se sempre para nutrir e reparar os danos dos cabelos a cada processo. Siga os cuidados antes e depois para que a estrutura dos fios suporte esses procedimentos. Uma dica é se planejar com um cronograma capilar para não esquecer de nenhuma etapa. 

Proteja os fios 

Existem diversas ações que você pode fazer para proteger os fios. Algumas delas são: 

  • usar produtos com proteção UV; 
  • aderir ao chapéu ou boné quando estiver no sol; 
  • passar protetor térmico antes da chapinha ou secador; 
  • não lavar o cabelo na água quente. 

Use os melhores produtos 

Como as unhas, os produtos certos também valem para o cabelo. Além de contar com uma marca confiável, é importante observar o uso dos produtos certos conforme o seu cabelo. Assim, você pode aproveitar todos os benefícios de uma linha desenvolvida especialmente para o seu tipo de fio. 

Cuidar da unha e cabelo é fundamental para a nossa saúde e estética. Como parte do nosso corpo, essa atenção vale a pena para evitar problemas e, claro, para ficarmos mais bonitas. Assim, não só podemos fazer mudanças no visual sem preocupações, mas também ficamos com a autoestima lá em cima! 

Gostou do post? Siga a gente no FacebookInstagram e Youtube e não perca nenhuma dica! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.