tipos de tratamento de cabelos

Quais são os 6 principais tipos de tratamento de cabelo? Entenda aqui

Independentemente do seu tipo de cabelo, é fundamental manter bons cuidados para garantir que eles fiquem sempre saudáveis e fortes. No entanto, nem todo mundo consegue visitar o cabeleireiro com a frequência que gostaria. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar! Existem diversos tipos de tratamento de cabelo que podem ser realizados em casa e proporcionam excelentes resultados.

Adquirindo produtos de boa qualidade e respeitando as recomendações de cada procedimento, você consegue deixar seus fios mais bonitos e até mesmo recuperar danos severos. Quer conhecer melhor esses tratamentos e suas indicações? Então, continue a leitura!

1. Hidratação

A hidratação é um tratamento bastante simples que serve para repor a umidade perdida nos fios por conta de agentes externos, como o vento, o sol ou mesmo o ar-condicionado. Ela é indicada para cabelos ressecados e sem vida, que apresentam asperezas e falta de movimento.

Além de devolver a água perdida, a hidratação também cria uma película protetora no fio que impede a perda de umidade, deixando os cabelos mais macios, brilhantes e maleáveis.  

O procedimento pode ser realizado em casa, utilizando uma máscara de hidratação. Na hora de escolher a sua, vale a pena optar por formulações que contenham ativos como o pantenol, a glicerina, o açúcar e o mel. Nossa dica de tratamento para hidratação é a linha Mandioca da Haskell.

2. Nutrição

Outro tratamento bastante conhecido é a nutrição, um procedimento indicado para cabelos porosos, que apresentam volume e frizz excessivo, além de falta de brilho.

A nutrição devolve aos fios as gorduras perdidas e proporciona mais alinhamento à fibra capilar, trazendo brilho e diminuindo o aspecto espigado e as pontas duplas.

Assim como a hidratação, a nutrição também pode ser realizada durante o banho, com uma máscara de tratamento. O ideal é buscar por produtos ricos em óleos, manteigas vegetais, ácidos graxos e tutano. Uma boa dica é a linha Tutano da Haskell.

Na hora da aplicação, enluve os fios, mecha a mecha, e deixe o produto agindo pelo tempo indicado na embalagem. Em seguida, enxágue os cabelos e aplique o condicionador para selar as cutículas.

3. Reconstrução

A reconstrução é outro tratamento que faz parte do cronograma capilar e que pode ser realizado no banho por meio de máscaras de tratamento. O procedimento serve para repor proteínas e aminoácidos aos fios danificados por conta de processos químicos, como descolorações, alisamentos e tinturas.

Como resultado, a reconstrução deixa os fios mais fortes e encorpados e é uma excelente solução para quando você sente seus cabelos elásticos, emborrachados ou mais finos e frágeis do que o normal.

As máscaras de reconstrução são aquelas que contam com formulações ricas em queratina, creatina, colágeno e proteínas hidrolisadas. Na Haskell, você encontra algumas linhas incríveis de produtos focados em reconstrução, entre elas, a linha Cavalo Forte.

Powered by Rock Convert

4. Cauterização

A cauterização é um procedimento normalmente realizado no salão, no entanto, optando pelos produtos certos e seguindo as instruções corretamente, é possível fazê-lo em casa.

O tratamento é similar à reconstrução, porém, mais potente. Isso porque, ao invés de utilizar cremes de tratamento, a cauterização utiliza a queratina líquida, que proporciona uma recarga de massa mais intensa.

É indicada para cabelos que passaram por procedimentos químicos e estão extremamente danificados. A frequência desse tipo de tratamento depende da necessidade dos fios. Quando os fios estão muito danificados deve ser feito uma vez por semana ou a cada quinze dias. Em cabelos saudáveis, o ideal é fazer de mês em mês ou a cada dois meses, somente para uma manutenção.

O procedimento é bastante simples:

  • primeiro, é preciso lavar os fios com um shampoo antirresíduos para abrir as cutículas;
  • em seguida, retire o excesso de umidade e aplique uma máscara hidratante de sua preferência;
  • deixe a máscara agir pelo tempo de pausa, enxágue e seque os fios com uma toalha até que eles estejam quase secos;
  • borrife a queratina em toda a extensão dos cabelos e, sem enxaguar, seque os fios com o secador em uma temperatura média;
  • com os fios secos, passe a chapinha, dividindo o cabelo em mechas bem finas. Cada mecha deve ser alisada de 5 a 6 vezes. 

5. Umectação

Embora o nome umectação remeta à reposição, ela é um tipo mais potente de nutrição que, em vez de utilizar máscaras de tratamento, é feita com óleos específicos para garantir um tratamento mais profundo.

É indicada para fios excessivamente ressecados, sem brilho e com excesso de frizz. A técnica consiste em aplicar o óleo vegetal da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo, e deixar o produto agindo por, pelo menos, duas horas.

Também é possível realizar a umectação noturna, deixando o óleo agir durante toda a noite. Nesse caso, o ideal é enrolar os fios em uma toalha ou touca para não sujar o travesseiro.

Os óleos vegetais mais indicados para umectação capilar são os de abacate, rícino, argan, linhaça, murumuru, coco e azeite de oliva. A Haskell possui óleos vegetais em formulações especiais, que melhoram a afinidade do produto com a fibra capilar. Essas formulações garantem uma umectação mais eficiente.

6. Detox

Uma boa opção para quem tem a raiz muito oleosa ou utiliza finalizadores em excesso. O detox é uma limpeza profunda que elimina as impurezas e os resíduos dos fios e do couro cabeludo, melhorando o crescimento capilar e ajudando no controle da oleosidade.

É importante ressaltar que a frequência de realização desse procedimento depende do tipo e necessidade do cabelo. Normalmente, a frequência é de uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Para realizá-lo, você pode optar por shampoos específicos, como o da linha Detox Therapy da Haskell. Outra opção são os esfoliantes capilares, que desobstruem os folículos e melhoram a oxigenação do couro cabeludo.

Existem diferentes tipos de tratamento de cabelo que podem ser realizados em casa, sem precisar recorrer ao salão. No entanto, é importante optar sempre por produtos de qualidade para conquistar bons resultados e procurar um profissional em caso de dúvidas.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.