tipos de tranças de cabelo

Quais são os 14 diferentes tipos de trança de cabelo? Entenda aqui!

Powered by Rock Convert

Atualmente, existem vários tipos de trança de cabelo e todas elas são muito versáteis. O uso desse penteado é bem-vindo em cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. Além disso, combina com situações do dia a dia, como trabalho ou academia e, inclusive, com eventos sofisticados, como uma festa de casamento.

Nós também sabemos o quanto uma trança muda e favorece um visual. Em produções glamourosas, elas podem dar aquele toque de delicadeza ou, ainda, ser completadas com um acessório de cabelo. Nesse sentido, o penteado aceita fios longos e curtos. Por isso, o que não falta é criatividade para elaborar uma trança estilosa.

Pensando nisso, criamos este post com 14 tipos de trança de cabelo para você fazer em casa e ter uma variedade de penteados para complementar o seu visual. Boa leitura!

1. Boxeadora

Esse modelo de trança é aquele que fica rente ao couro cabeludo com as mechas apertadas. Ele ganhou esse nome porque é bastante utilizado por atletas de luta. Nesse sentido, a trança boxeadora vai muito bem para treinos intensos, mas também pode ser usada com muito estilo em outras situações, como em uma balada.

2. Cascata

Para eventos finos, a trança cascata é bastante interessante, pois ela dá uma sensação de glamour ao visual. É o tipo que faz a volta na cabeça em linha reta, de orelha a orelha e, entre a trança, você deixa soltas algumas mechas para dar esse efeito do próprio nome. No entanto, vale usá-la no dia a dia também.

3. Coque trançado

Para quem quer um cabelo mais preso, mas também busca fugir do tradicional, é válido se reinventar apostando nas tranças. É possível fazer um coque trançado no alto da cabeça ou mais baixo. Além disso, você pode fazer um ou dois coques e, inclusive, trançar as laterais para depois fazer o tipo comum. Note que, nesse penteado, você é livre para fazer como quiser.

4. Embutida

O modelo é um pouco mais elaborado que o tradicional, entretanto, é mais sofisticado que a boxeadora. Afinal, essa trança também fica bem rente ao couro cabeludo, mas você pode deixá-la mais frouxa para ter o efeito de glamour. É o tipo que deixa bem firme a amarração do cabelo e, quanto mais comprido ele for, mais bonita ela fica.

5. Escama de peixe

Essa trança tem um efeito totalmente diferente das demais, pois ela realmente parece uma escama de peixe. Você pode fazê-la com as mechas apertadas ou deixá-las soltinhas. O penteado combina com ambientes descontraídos, como praia e piscina, porém também pode compor looks delicados para outros eventos. Portanto, use-o como quiser.

6. Holandesa

O penteado é bastante simples de fazer, bastando criar duas tranças laterais e, depois, prendê-las no alto da cabeça, como uma coroa. Portanto, para a trança holandesa, você precisa de fios longos. É possível usá-la com o cabelo todo preso, pois o penteado vai durar por horas, ou deixar alguns fios livres nas laterais para dar aquele toque de romantismo.

Powered by Rock Convert

7. Lateral com falso sidecut

Esse penteado deixa os cabelos mais soltos e, em uma das laterais, é feita uma trança menor e rente à raiz para deixar o efeito sidecut (aquele “raspadinho” do lado). O modelo é uma grande tendência no momento, além de ser muito utilizado por pessoas modernas e com uma personalidade forte. Além disso, vale apostar nesse penteado em qualquer ocasião.

8. Rabo de cavalo com trança raiz

Para quem quer variar um pouco o rabo de cavalo, vale fazer uma, duas ou até três tranças rentes à raiz em qualquer parte da cabeça. Depois, basta fazer o rabo com a sobra de cabelo. O modelo é prático e válido para várias ocasiões, como academia ou festas. O que determina é a forma como você vai finalizá-lo.

9. Tiara

O penteado lembra a trança holandesa, no entanto, os cabelos ficam soltos e é feita uma trança lateral. Você pode fazê-la acima das orelhas e dar a volta na cabeça. O bacana desse modelo é que é possível fazer uma trança tradicional ou embutida. Ambas deixarão um efeito interessante no cabelo.

10. Tradicional

Apesar de ser uma trança tradicional, é possível usar a criatividade. Portanto, você pode trançar os fios em uma ou duas laterais, fazer várias trancinhas, entre outros modelos que vão combinar com o seu momento.

11. Box braids

O tipo de trança box braids é ideal para cabelos crespos ou cacheados, pois ele dá um toque muito estiloso. No entanto, é trabalhoso fazer esse penteado, mas, dedicando um tempo a isso, você consegue aprontá-lo em casa. A técnica consiste em separar os fios em mechas quadradas e, depois, trançar com um tipo de fibra, como lã. Nesse sentido, você pode usar lãs de diferentes cores. As tranças duram até três meses.

12. Caracol na raiz

A trança caracol é muito trabalhosa, pois é necessário trançar desde a raiz, fazendo o desenho em volta da cabeça. No entanto, o seu resultado é composto de fios em espiral, como um caracol de verdade. Pode demorar um tempo para fazê-las, mas, no final, o penteado fica muito estiloso.

13. Nagô

Outro modelo muito legal e utilizado nos cabelos crespos ou cacheados são as tranças nagô, que são feitas desde a raiz dos fios, praticamente sendo “coladas” no couro cabeludo. Esse penteado permite criar vários desenhos com o formato das tranças. No entanto, pode ser um pouco dolorido nos primeiros dias, afinal, os fios ficam bem apertados. O efeito, porém, é incrível!

14. Twists

Esse penteado tem a ideia de “torcer” os fios, pois são duas mechas e, assim como a trança box braids, também dá para aplicar uma fibra. Você pode criar os twists mais finos ou grossos e, inclusive, colocar acessórios entre eles. O efeito é muito bonito e, quanto mais comprido o cabelo for, mais legal fica.

Agora que você já conhece vários tipos de trança de cabelo, é fundamental cuidar muito bem dos fios em casa, principalmente utilizando produtos de qualidade e seguindo um cronograma capilar. Esse tipo de manutenção permite que as mechas se mantenham saudáveis, garantindo mais resistência para os penteados e efeitos mais bonitos.

Este conteúdo foi útil? Se você chegou até aqui, deixe o seu comentário contando qual o seu tipo de trança favorito!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.