Tipos de cabelo: saiba quais os principais e como identificar o seu

Saber identificar quais são os tipos de cabelo existentes é o primeiro passo para aprender sobre os cuidados com eles que cada mulher deve ter no dia a dia. Afinal, ostentar madeixas bonitas e sedosas é o desejo de todas, seja ele liso, ondulado ou crespo.

A classificação dos tipos de cabelo foi criada nos Estados Unidos, separa cada um deles em categorias e subcategorias, de acordo com a textura dos fios. Então, vamos entender como elas são divididas. Acompanhe a seguir!

Cabelo liso

O cabelo liso é extremamente escorrido e não apresenta ondulação alguma. Geralmente, ele é mais oleoso que os demais, por isso como não existe curvatura na fibra capilar, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tende a descer pela extensão, atingindo as pontas com mais facilidade.

Tipo 1 A

O fio é pouco encorpado, com muito brilho e costuma ficar grudado na cabeça. O aspecto escorrido, famoso por não segurar adereço algum (grampos e presilhas, por exemplo), deve ser cuidado à base de produtos próprios para cabelos oleosos para não pesar. Evite os que contenham silicone nas fórmulas.

Tipo 1 B

A fibra capilar apresenta as mesmas características que o tipo 1 A no que diz respeito a quantidade de óleo. No entanto, é um pouco mais encorpado e tem mais volume que o primeiro. Esse tipo de fio já consegue segurar grampos e outros adereços, assim como cachos feitos com o babyliss.

Tipo 1 C

O cabelo 1 C é caracterizado pela textura grossa dos fios. Por isso, é mais difícil de modelá-lo. Entretanto, mantém a oleosidade típica dos tipos 1 B e 1 C.

Cabelo ondulado

O cabelo do tipo 2 não é liso, contudo não apresenta fios espiralados. Os fios têm o padrão em S e podem apresentar mais frizz que os cabelos do tipo 1. Se forem modelados, ganham forma rapidamente. Já, ao serem alisados, ficam lisos sem muito esforço!

Tipo 2 A

O tipo 2 A apresenta as mesmas condições que os demais, porém a extensão dos fios já não é tão afetada pelo óleo produzido na raiz. A fibra capilar é fina e apresenta o formato da letra S alongada. Assim sendo, é mais fácil modelá-la.

Tipo 2 B

A curvatura em S já é mais definida, o que pode comprometer a modelagem dos fios. Também é válido dizer que eles tendem a ter mais frizz. O ideal é usar produtos à base de gel para manter a beleza das ondas, assim como finalizadores anti frizz.

Tipo 2 C

Os fios já não ficam tão grudados na raiz e cachos soltos começam a se formar. O creme ativador de cachos pode ser usado nas ondas soltas e intensas, desde que em pequenas quantidades.

Cabelo cacheado

O cabelo cacheado apresenta caracóis bem definidos e simétricos, conhecidos como “molinhas”. Por esse motivo, a hidratação é essencial para valorizar o formato dos fios e deixá-los mais encorpados. Utilize produtos que mantenham os fios alinhados.

Tipo 3 A

Cacho natural largo e regular, que parece ter sido feito com o babyliss. Apresenta bastante brilho e pode ser facilmente alisado com uma escova. Os melhores produtos para cabelos cacheados são os géis, ativadores de cachos e leave-ins, desde que sejam mais leves, a fim de não pesarem os fios.

Tipo 3 B

Os cachos são estreitos, regulares e definidos. Em vista dos cachos serem bem espiralados, a escova já se torna um processo mais difícil. A dica é usar shampoos e condicionadores com ingredientes hidratantes para tratar os fios secos.

Tipo 3 C

Os cachos são muito estreitos e fechados, como a ponta de um saca-rolhas. Como os fios são frágeis e finos, eles devem ser hidratados frequentemente com produtos específicos, além de exigirem finalizadores à base de manteigas e óleos.

Cabelo crespo

Os cabelos crespos são conhecidos também como afro. Como a oleosidade natural não consegue atingir as pontas, esse tipo de fio precisa ser bem hidratado, a fim de manter os cachinhos brilhantes e saudáveis!

Tipo 4 A

Os caracóis são muito estreitos, e por isso se parecem com pequenas molinhas. Para manter a umidade natural dos fios, não é recomendado lavar todos os dias. Utilize produtos com alto grau de hidratação, pois os fios costumam ser mais frágeis e ressecados que os demais tipos.

Tipo 4 B

As mechas têm o formato da letra Z, sendo mais definidas que o tipo A. Desembarace as fibras capilares com o auxílio de um pente de dentes largos, de preferência de madeira. Também sele os fios com óleos à base de coco, jojoba ou argan. Se quiser estilizar, use leites e manteigas específicas para cabelos crespos.

Tipo 4 C

Apesar de apresentar a mesma estrutura do tipo B, muitas vezes são identificadas áreas nas quais não existe definição alguma. Para que os fios fiquem sempre bonitos e bem cuidados, é importante não lavá-los todos os dias. Depois de lavar, não esqueça de selar os fios com óleos vegetais, tais quais coco ou amêndoas.

Dicas extras

Apesar dos tipos de cabelos existentes apresentarem características distintas, é importante ressaltar que alguns cuidados são essenciais para todos eles. Portanto, preste atenção nas dicas que listamos logo abaixo para ter cabelos bonitos sempre:

  • utilize shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, pois, caso contrário você não terá bons resultados;
  • não enxágue os cabelos com água quente, porque elas roubam a umidade natural dos fios, tornando-os porosos e quebradiços. Lave as madeixas com água fria ou morna;
  • a mesma dica serve para secar o cabelo. Dê preferência para a temperatura morna do secador e solte uma rajada de ar frio sobre as mechas assim que terminar de secá-los;
  • use pentes de madeira para desembaraçar os fios, pois elas não geram eletricidade sobre eles. Desse modo, o cabelo não vai ter frizz, seja no comprimento ou nas pontas.

Agora que você já sabe quais são os tipos de cabelo, torna-se mais fácil tratá-lo da maneira correta. Lembre-se que cada um deles tem a sua beleza própria, que deve ser realçada no dia a dia!

Encontre a Haskell Cosméticos no Facebook e no Instagram para acompanhar sempre as novidades que estamos preparando para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Gostei muito de aprender os tipo de cabelo,agora vou tratar melhor o meu cabelo

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.