tendências de unhas

[Infográfico] Qual a importância de fazer as unhas? Confira 7 vantagens!

Você já parou para pensar em qual a importância de fazer as unhas? Esse hábito, que, muitas vezes, é visto como vaidade, pode trazer inúmeros benefícios tanto para a autoestima da mulher quanto para a saúde e o bem-estar como um todo.

Quer entender mais sobre as vantagens de aderir a esse momento de autocuidado? Nós listamos 7 motivos pelos quais você deve incluir as unhas na sua rotina de cuidados e explicamos de quanto em quanto tempo elas devem ser feitas. Confira!

Quais os benefícios de fazer as unhas?

Muitas pessoas podem pensar que fazer as unhas é um hábito puramente estético, mas não é bem assim. Tirar alguns minutos da semana para esse momento de autocuidado pode trazer ainda mais vantagens.

1. Aumenta a autoestima e proporciona bem-estar

O principal benefício de fazer as unhas diz respeito à melhora da autoestima. Além do momento de autocuidado que a prática proporciona, estar com as unhas bem-feitas também faz com que a mulher se sinta mais bonita e admirada.

Além disso, a liberdade de escolher o formato delas e as cores do esmalte é uma forma de expressão e de mostrar a sua personalidade. Assim, você consegue se sentir mais segura e confortável para ser quem você é. 

2. Melhora a concentração e a criatividade

Você pode nunca ter pensado sobre isso, mas fazer as unhas exige habilidade e foco. Nas primeiras vezes, a esmaltação pode ser um grande desafio e, com o tempo, você vai pegando o jeito e desenvolvendo suas próprias técnicas.

Fazer as unhas, portanto, pode ser uma boa atividade para treinar suas habilidades manuais e até mesmo experimentar coisas novas e explorar sua criatividade. Que tal, por exemplo, pegar algumas referências de nails art e começar a treinar desenhos e detalhes?

3. Proporciona mais limpeza às mãos

Nossas mãos estão constantemente expostas à poluição, à poeira e a outros tipos de sujeiras e, na maioria das vezes, esses resíduos se alojam embaixo das unhas. Por isso, mantê-las limpas e bem-feitas é uma excelente forma de garantir mais higiene e de se livrar de micro-organismos.

Além disso, a utilização de esfoliantes para as mãos também é importante para eliminar células mortas e promover a renovação celular, garantindo, assim, mais maciez e suavidade à pele.

4. Evita acidentes e quebras das unhas

Quando as nossas unhas não estão lixadas e ficam sem forma, muitas vezes, é comum enroscá-las na roupa ou mesmo quebrá-las com facilidade, o que acaba enfraquecendo-as ainda mais.

Mantê-las bem lixadas e utilizar uma base fortalecedora é, portanto, a melhor maneira de prevenir quebras e garantir unhas mais fortes e resistentes. Mas tenha atenção: é preciso lixá-las sempre mantendo o seu formato natural e nunca em movimentos de vai e vem, pois isso pode torná-las mais fracas. 

5. Previne infecções

As infecções causadas por fungos podem afetar tanto as unhas das mãos quanto as dos pés, principalmente por conta do uso de calçados fechados. Assim, a melhor forma de prevenir o problema é adotando bons cuidados de higiene.

Para isso, procure manter as unhas sempre curtas e limpas para que elas se mantenham saudáveis, evitando a proliferação de fungos. Caso note alguma micose, é importante buscar atendimento com um podólogo ou com um dermatologista para tratar o problema e evitar que ele se agrave.

6. Proporciona mais hidratação

Fazer as unhas envolve mais do que simplesmente lixar ou aplicar um esmalte e uma das etapas consiste na hidratação de mãos, unhas e cutículas. Esse passo é muito importante porque ameniza ressecamentos e cria uma barreira protetora na pele, deixando-a mais suave e macia.

Além disso, é importante entender que as cutículas são uma proteção contra micro-organismos e não devem ser removidas. Sendo assim, mantê-las hidratadas é a melhor forma de melhorar a sua aparência e a textura.

A massagem realizada para que o hidratante penetre na pele também é bastante benéfica porque melhora a circulação sanguínea e a respiração celular e alivia dores.

7. Alivia o estresse

Você já teve um dia difícil e precisou de um tempo para relaxar e colocar os pensamentos no lugar? Nesse sentido, fazer as unhas pode se tornar um momento especial para promover o autocuidado e aliviar o estresse.

O hábito funciona como uma espécie de terapia e promove uma higiene mental, gerando uma sensação de bem-estar e de relaxamento. Aproveite o momento e realize uma massagem relaxante ou tire alguns minutos para fazer uma máscara facial.

Com que frequência é recomendável fazer as unhas?

Afinal, de quanto em quanto tempo você deve fazer as unhas? Antes de tudo, é importante saber que, por mais que você deseje que o seu esmalte dure por vários dias, é preciso retirá-lo depois de um tempo. Deixar o esmalte nas unhas por mais do que cinco dias consecutivos pode deixá-las ressecadas ou com manchas.

Da mesma forma, não é interessante trocar a cor do esmalte todos os dias porque os removedores também costumam ressecar as unhas e enfraquecê-las. Na hora de escolher o seu removedor, inclusive, é importante optar por fórmulas que não contenham acetona e que contem com óleos vegetais para auxiliar na hidratação.

Outra dica importante é deixar as suas unhas “respirarem” por, pelo menos, um dia entre as esmaltações. Essa pausa ajuda o organismo a descansar das toxicidades dos produtos, evitando, assim, fungos e manchas.

Qual a importância de utilizar bons produtos?

A escolha dos produtos também é crucial, não só para um resultado perfeito, mas também para garantir unhas fortes e saudáveis. Por isso, opte sempre por esmaltes e bases fortalecedoras com boa procedência e de marcas reconhecidas no mercado.

Produtos de qualidade inferior, além de não garantirem uma boa cobertura, também podem causar ressecamentos, alergias e irritações na pele ao redor das unhas.

Como você viu, embora muitas pessoas ignorem ou negligenciem a importância de fazer as unhas, esse hábito traz muitas vantagens, não só estéticas, mas também para a autoestima e para o organismo como um todo.

Gostou do post? Então, descubra também como lidar com unhas fracas e quebradiças.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.