temperatura da água

Qual é a temperatura ideal da água para lavar o cabelo? Entenda aqui

Pode não ser de conhecimento comum, mas a temperatura da água tem forte influência no resultado da lavagem de seus cabelos, assim como na saúde e na aparência. No inverno, é normal que banhos quentes vire uma alternativa para que o momento do banho fique confortável. No entanto, isso pode danificar os seus fios, deixando-os ressecados, fracos e quebradiços.

Isso acontece porque os banhos quentes recorrentes afetam e eliminam uma camada naturalmente oleosa do couro cabeludo. Ela serve como proteção e quando removida provoca o ressecamento. Já a água fria, em muitos casos, pode não ser o ideal para realizar essa higienização. Por isso, saber a temperatura certa para lavar os cabelos da maneira e com os produtos corretos ajudará a deixar os fios lindos e sedosos. Mas como?

Separamos algumas dicas sobre a temperatura certa da água para os cuidados dos seus cabelos. Confira!

Como a temperatura da água afeta o seu cabelo?

A água quente com frequência pode ser considerada uma vilã para os seus cabelos. No entanto, a água fria também não é boa se usada com recorrência. Para entender melhor sobre como a temperatura pode afetar as mechas, é essencial que conheça sobre a estrutura dos fios, a princípio.

Os fios possuem uma camada externa, a cutícula. Ela é formada pelo agrupamento de células achatadas, as quais têm o objetivo de proteger outras partes da estrutura capilar. Quando fechadas, proporcionam maciez e brilho. Se as cutículas estão abertas, o fio perde a proteção. Sendo assim, ele sofre danos como a desidratação e a quebra.

A água quente abre as cutículas. Com isso, quando os cabelos são lavados nessa temperatura por muito tempo, faz mal aos fios, deixando-os ressecados e sem brilho. Além disso, o calor da água pode prejudicar o couro cabelo, afinal, como dito, lavar com essa temperatura remove o sebo natural. Com isso, a área fica mais favorável ao desenvolvimento de fungos, como os causadores de caspa, por exemplo.

Ademais, para compensar a falta de sebo protetor do couro cabeludo, o organismo produz mais oleosidade que o normal para compensar a escassez. A cor também pode ser afetada pela temperatura alta da água, causando um desbotamento. Já para quem é cacheada, a definição dos cachos é afetada pelo calor.

Qual a melhor temperatura para lavar o cabelo?

Apesar de água quente causar o ressecamento e a fria, muitas vezes, não ser eficiente para uma lavagem completa do cabelo, essas temperaturas podem ser usadas a favor do tratamento dos fios, basta não ser de forma recorrente.

Exemplo disso é quando os cabelos virgens são tratados quimicamente, o recomendado é que eles sejam lavados com água morna, um pouco mais quente que o normal. Isso porque, se eles são bem cuidados, as suas cutículas são fechadas. Depois do tempo de efeito do produto, o ideal é lavar os cabelos na água fria para essas camadas se fecharem e ele ficar protegido.

Confira agora os efeitos de diferentes temperaturas da água no cabelo.

Powered by Rock Convert

Água quente

A temperatura alta da água ajuda a eliminar resíduos do cabelo que podem estar presos à raiz. Combinado com o shampoo, promove uma limpeza intensa. No entanto, se a água estiver muito quente e o uso em alta temperatura for recorrente, pode deixar os fios oleosos, sensíveis, opacos e ressecados. Resultando em cabelos quebradiços e frágeis.

Já que essa temperatura abre as cutículas, ela ajuda na hora de passar máscaras de tratamento. Assim, os produtos conseguem penetrar mais nos fios. Sendo assim, quando lavar nessa temperatura da água, mantenha os fios o menos exposto possível e, após, enxágue com água fria.

Água morna

A temperatura ideal no dia a dia, a água morna remove as impurezas do cabelo, incluindo a oleosidade ruim. Com auxílio de uma massagem circular com os dedos, você consegue remover as células mortas e promover a oxigenação do couro. Além disso, é possível, com o vapor da água, hidratar os fios.

Após a lavagem, seque superficialmente os cabelos, aplique o creme de hidratação de mecha em mecha. O ambiente úmido do banheiro facilita na absorção do produto nos fios e torna-o mais eficaz.

Portanto, a água morna é mais recomendada para lavar o cabelo. Ela remove a sujeira, abre as cutículas de forma menos agressiva e ajuda nos tratamentos sem afetar a produção excessiva de oleosidade. A água muito quente tem grandes efeitos de ressecamento no fio, e usando a água morna esses efeitos são minimizados.

Água fria

Cabelos hidratados, brilhosos, sem frizz e resistentes por mais tempo podem ser proporcionados pela lavagem na água fria. Isso acontece porque a água nessa temperatura fecha as cutículas dos fios, deixando-as seladas e alinhadas. Também acalma o couro cabeludo, além de evitar o desenvolvimento de caspas.

No entanto, essa temperatura da água deixa as sujeiras mais duras e presas aos fios do couro cabeludo. Por essa razão, não é recomendado usá-la na parte principal da lavagem dos cabelos, e sim, ao final desse processo para fechar as cutículas.

Como chegar à temperatura ideal?

Para lavar os cabelos, a temperatura ideal deve ser entre 23 °C e 24 °C. É quando a água está no meio termo entre o morno e quase fria. Porém, não chega a incomodar ao entrar em contato com nosso corpo. O banho deve estar agradável, levemente quente e, em especial, não deixar a pele vermelha por causa do calor.

De qualquer forma, é essencial enxaguar os cabelos na água fria no final do banho e, assim, manter ele protegido. Quando secar, passe um protetor térmico antes e coloque a temperatura do secador no médio. Assim, você mantém o cabelo selado e com mais brilho.

Agora você já sabe como e quando usar cada temperatura da água a seu favor. Lembre-se de fazer os tratamentos específicos para o seu tipo de cabelo, seja antes, durante ou após da lavagem. Além disso, sempre proteja os seus fios contra os efeitos do clima e não se esqueça de utilizar produtos de qualidade para garantir a saúde dos seus fios, como os da Haskell.

Este post te ajudou? Então, assine nossa newsletter e receba sempre conteúdos como este no seu e-mail.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.