Aprenda o segredo dos cabelos cacheados!

Aprenda o segredo dos cabelos cacheados!

Quem tem cabelos cacheados sabe que nem sempre cuidar e definir os fios é fácil. Muitas vezes, mesmo com tratamentos e procedimentos, os cachos não ficam definidos ou com o volume desejado.

A boa notícia é que existem alguns segredos que podem facilitar esse processo e deixar seus cachos do jeito que você sempre quis! Continue a leitura e confira algumas dicas!

Quais os tipos de cachos existentes?

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre o tipo de cabelos cacheados que existem, não é mesmo? Essa definição é recente, mas serviu para facilitar os cuidados de quem tem certos tipos de cabelo.

São três categorias divididas em 2, 3 e 4, e cada uma conta com três subcategorias A, B e C. A análise de cada tipo é feita de acordo com a textura e grau de curvatura dos cachos — mas é comum os fios se encaixarem em mais de uma categoria.

Tipo 2

O tipo 2 são os fios mais ondulados ou com cachos mais abertos, mas que não chegam a ser completamente cacheados. Geralmente, esse tipo de cabelo tem a raiz lisa e as pontas mais onduladas. Por conta disso, pode ser mais ressecado nas extremidades e oleoso na raiz.

  • 2A: são fios mais finos e ondas menos definidas. Costumam ser mais fáceis de arrumar e os preferidos das celebridades. Para finalizar basta dar uma amassada com a mão em todo o comprimento e o deixar secar naturalmente;
  • 2B: esse tipo de cabelo costuma ser mais áspero e apresenta mais frizz. Por ficar na divisão entre cacheado e liso é necessário o uso de finalizadores (mousse ou pomada) para dar mais definição;
  • 2C: esse tipo mais se aproxima do cacheado do que liso. Sua característica principal é a raiz bem lisa e o resto do comprimento com cachos mais abertos. Pode ser bastante volumoso e por isso, é necessário o uso de finalizadores para conseguir mais definição.

Tipo 3

Os cabelos cacheados são os do tipo 3, eles começam com os cachos mais abertos (A e B) e vão até os mais fechados (C). Eles costumam ser mais definidos e ressecados nas pontas. Esse tipo de cacho pode ser mais volumoso, além de ser mais pesado.

  • 3A: esse tipo de cabelos costuma ser mais fino, sendo assim, é necessário o uso de produtos mais emolientes na hora da finalização para não pesar. São cachos menores, mas mais abertos e podem precisar de sprays para ajudar a manter a definição;
  • 3B: os cabelos 3B são mais volumosos e com cachos mais fechados, com bastante tendência a frizz. Isso impede a oleosidade de chegar às pontas deixando-os mais ressecados. Para finalizar além dos produtos tradicionais é necessário o uso de anti frizz para ajudar a contornar o problema;
  • 3C: esse tipo de cabelo se aproxima do crespo por ser mais encorpado, mas tem mais definição. Costuma armar depois de seco e pode ter o comprimento ressecado, sendo necessário bastante hidratação e finalizadores para manter o formato.

Tipo 4

O tipo 4 são os cabelos crespos e afros, que têm tendência a volume e fragilidade. Por conta do seu grau de curvatura, que forma cachos bem pequenos e definidos, tende a sofrer com ressecamento. É comum também que cabelos crespos encolherem e aparentarem mais curtos que realmente são.

  • 4A: se assemelha com o 3C, mas tem uma textura mais grossa e menos definição dos fios. Seus cachos mantém um formato de “s” e pode aparentar opaco e sem forma. Por isso, pode ser necessário o uso de finalizadores para formar o cacho.
  • 4B: é um cabelo mais denso e frágil com dificuldade de segurar penteados, mantendo seu formato natural. Por ter mais tendência ao ressecamento aparenta ser mais frágil ao estilizar, o ideal é aplicar pomadas que ajudam a dar mais definição e levam oleosidade as pontas;
  • 4C: esse tipo de cabelo é muito similar ao 4B, mas os cachos são bem pequenos e costumam não ter definição. Deve seguir os mesmos cuidados, incrementando mais hidratações e uso de óleos para evitar o ressecamento.

Quais os cuidados com cabelos cacheados?

Como foi explicado, o cabelo cacheado é caracterizado por ser oleoso na raiz e ressecado nas pontas. Sendo assim, esse tipo de cabelo requer alguns cuidados para ficar saudável, bonito e definido.

Fuja dos aparelhos de altas temperaturas

Um dos maiores vilões dos cabelos cacheados é o uso de aparelhos de altas temperaturas (chapinha, babyliss e secador). Esse tipo de produto remove a oleosidade natural das madeixas, fazendo com que fiquem ressecadas e quebradiças.

Caso ainda sim opte por usá-los, sempre aplique um protetor térmico antes, esse cosmético cria uma película em volta do fio impedindo que a agressão do calor danifique o cabelo. Para secar o cabelo cacheado com secador o ideal é usar um difusor, ele distribui o jato de ar igualmente evitando que os fios percam a definição e fiquem armados.

Use fronhas e toucas de cetim

O cabelo cacheado é muito conhecido por apresentar grandes quantidades de frizz, por isso, é comum que as cacheadas estejam sempre procurando produtos para reverter esse problema. Uma dica que pode ajudar nessa situação é o uso de fronhas e toucas de cetim.

O cetim é um tecido que não causa atrito nos fios, diferentemente de outros tecidos como o algodão. Sendo assim, é indicado para os cuidados com o cabelo, evitando que as madeixas se quebrem e fiquem frizzadas, além de ajudar a manter a definição contribuindo para o day after.

Faça hidratação constantemente

Independentemente do seu tipo de cacho, um dos maiores aliados dos cabelos é a hidratação —, no caso dos cachos é essencial! Isso porque, por conta do formato dos fios, os óleos naturais do cabelo têm maior dificuldade de chegar até as pontas, o que as deixa ressecadas. Quando hidratamos as madeixas, recuperamos esses nutrientes perdidos.

O ideal é realizar o procedimento duas vezes por semana com produtos específicos. Como a raiz tende a ser oleosa, aplique o produto somente da metade dos fios para baixo. Uma dica é aplicar óleos naturais para potencializar o resultado.

Use produtos de acordo com seu cabelo

Os shampoos, condicionadores e cremes de hidratação para cabelos cacheados têm propriedades desenvolvidas especialmente para o cuidado com os cachos.

Para cabelos cacheados é recomendado utilizar produtos hidratantes, com óleos e ativos naturais em sua fórmula (babosa). Isso ajuda a manter os fios hidratados ao longo de toda a extensão, evitando ressecamento nas pontas.

Atualmente, com o mercado de cosméticos investindo em itens para cabelos cacheados já são encontrados cosméticos desenvolvidos especialmente para estes casos (identificados na embalagem).

Já os finalizadores, como cremes para pentear e leave in, dependem do tipo do cacho. Os cachos tipo 2 são mais ondulados e, por isso, pedem produtos mais emolientes. Já os tipos 3 e 4 aceitam texturas mais encorpadas para dar formato aos fios.

Tenha cuidado ao lavar

Apesar de parecer um processo simples, o momento da lavagem requer alguns cuidados para que os fios absorvam todas as substâncias necessárias e permaneçam saudáveis. Como foi mencionado acima, o ideal é usar produtos específicos para seu tipo de cabelo, no caso dos cacheados cosméticos mais hidratantes.

Outro cuidado importante é a temperatura da água na hora da lavagem, o recomendado é lavar os fios na água morna ou fria. Quando muito quente o líquido remove a oleosidade natural das madeixas, deixando-as ainda mais ressecadas. Isso pode fazer com que o organismo produza sebo em excesso e no caso dos cachos, a raiz fica muito oleosa enquanto as pontas ficam ainda mais secas.

Uma terceira precaução importante que se deve ter com a lavagem de cabelos cacheados é o momento de desembaraçar. O ideal é fazer isso durante o banho enquanto ainda está com o condicionador, ela pode ser feita com os dedos ou um pente de madeira com dentes largos. Caso opte por fazer isso após o banho use um creme para pentear para auxiliar e evitar quebrar os fios.

Evite pentear o cabelo seco

O melhor momento para pentear e desembaraçar os fios é durante o banho, como foi explicado acima. Mas, caso precise fazer isso em outro momento o recomendado é sempre molhar o cabelo antes. Ao pentear as madeixas secas acontece o atrito entre o pente e o fio, causando a quebra do mesmo.

Pentear o cabelo seco também pode o deixar sem definição, fios armados e com aspecto de ressecado. Para umidificar o cabelo uma dica é usar um borrifador com água e um pouco de leave in, aplique a mistura ao longo de todo o comprimento e assim que estiver úmido penteie.

Faça um cronograma capilar

Como explicamos, a hidratação é um dos melhores amigos dos cachos — e o cronograma capilar se encaixa perfeitamente nessa categoria. Ele consiste em criar um cronograma para hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Para isso, você deve montar um calendário revezando os dias em que vai realizar cada um dos procedimentos.

A hidratação tem a finalidade de repor a água, dar suavidade e brilho aos fios. A nutrição auxilia na reposição de nutrientes essenciais aos fios. Já a reconstrução repõe aminoácidos e proteínas perdidos com procedimentos ou ao longo dos dias. Atualmente, a maioria das máscaras de tratamento já têm informações em seu rótulo sobre a sua finalidade.

Faça umectação

Realizada com óleo de coco (ou algum outro óleo vegetal), a umectação é indicada para todos os tipos de cabelos. Para isso, basta aplicar o óleo ao longo dos fios e deixá-lo agir nos fios. Para quem está com pressa, o tempo mínimo é de 20 minutos. Outra dica é passar à noite antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte.

Para remover o óleo dos cabelos basta lavá-los normalmente até o produto sair completamente. O procedimento pode ser realizado duas vezes na semana, mas, se você tem os fios muito oleosos, uma vez é o suficiente.

Capriche na finalização

Quem tem cabelos cacheados sabe que nem sempre os fios ficam bem definidos, não é mesmo? Nesses casos, apostar em uma boa finalização pode ser a solução. A finalização é o processo de pentear, passar algum tipo de finalizador (leave in, creme para pentear, gelatina capilar etc) e secar os cabelos.

Uma das finalizações mais conhecidas e preferidas das cacheadas é a fitagem. Para isso, basta a pessoa separar o cabelo em mechas e passar o finalizador escolhido ao longo dos fios, da raiz até as pontas, como se fossem fitas. Repita isso em todas as partes e finalize amassando os cachos. Deixe secar naturalmente ou, caso preferir, use um secador com difusor.

Preze pela qualidade dos produtos

De nada adianta realizar todos os tratamentos e procedimentos indicados acima e usar produtos de baixa qualidade. Quando for às compras, escolha sempre cosméticos de marcas tradicionais e reconhecidas pelo mercado, além de aprovadas pela Anvisa.

A Haskell Cosmética Natural, por exemplo, é uma marca conhecida e tradicional do mercado que conta com produtos de qualidade. São diversas linhas para todos os tipos de cabelos, como a Cachos Sim, desenvolvida especialmente para cabelos cacheados, auxiliando a dar mais saúde aos fios e definindo os cachos.

Outra dica para deixar seus cachos ainda mais bonitos e definidos é apostar em um bom corte de cabelo. Ao cortar cabelos cacheados deve-se priorizar cortes em formato de V e em camadas. Esse tipo de corte confere mais leveza e volume aos fios.

Como identificar o tipo de cacho?

Para identificar o tipo de cacho o ideal é observar a curvatura e definição dos fios. Quando seu cabelo estiver seco e definido, pare em frente ao espelho e analise qual o formato, tamanho e espessura de cada cacho. Tenha em mente que os fios podem sim encaixar em mais de um tipo.

É comum que uma pessoa tenha mais de um tipo de cachos na cabeça, por isso, a tabela de tipos de cachos deve ser uma exceção, um exemplo para ajudar a identificar seus fios, e não a regra. O ideal é seguir uma rotina de cuidados que se adéque e funcione para seu tipo de cabelo, sem a obrigação de acompanhar regras impostas para cada tipo de madeixa.

Como deu para perceber, é possível ter cachos bonitos e definidos com alguns cuidados e mantendo uma rotina. É importante lembrar que nem todo cabelo cacheado é igual e por isso, cada tipo de cabelo pode precisar de procedimentos, finalização e zelos diferentes.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os segredos dos cabelos cacheados? Pretende colocá-los em prática? Aproveite e conheça mais sobre a linha Cachos Sim da Haskell!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Bom dia comprei a linha cachos, e o cabelo ficou ressecado ainda molhado..estranho..Já usei vários produtos de vós e nunca tinha ficado assim…Tive que usar uma quantidade muito grande e não fazia espuma o Shampoo,e o condicionador não gondicionou ficou duro…Não sei se foi erro no lote…O que pode ter acontecido??? Estou muito chateada invisto pque sei que são produtos de qualidade mas agora estou insatisfeita aguardo resposta…

    1. Oi, Elaine! A nossa linha Cachos Sim, Sentimos muito pelo ocorrido! Essa não é a performance usual do nosso produto. Queremos analisar o que aconteceu e te ajudar. Para um atendimento especializado, entre em contato com o nosso SAC: 0800 770 7745 ou envie um email para: duvidas@haskellcosmeticos.com.br
      O shampoo não da muita espuma, porque a linha é liberada para Low Poo. Aderido principalmente pelas cacheadas, o Low Poo e No Poo são técnicas específicas de cuidar dos cabelos. Estes tratamentos capilares utilizam shampoos e condicionadores que mantêm a oleosidade natural dos cabelos. Basicamente, o Low Poo significa “menos espuma”. Isso quer dizer que as praticantes desta técnica não utilizam shampoos com sulfato (componente químico responsável por limpar os fios e que dá aquela espuminha na cabeça também). As adeptas não utilizam shampoos que fazem bastante espuma e também não utilizam produtos que contenham o ingrediente óleo mineral/parafina líquida.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.