Quem tem cabelos cacheados sabe que nem sempre cuidar e definir os fios é fácil. Muitas vezes, mesmo com tratamentos e procedimentos, os cachos não ficam definidos ou com o volume desejado.

A boa notícia é que existem alguns segredos que podem facilitar esse processo e deixar seus cachos do jeito que você sempre quis! Continue a leitura e confira algumas dicas!

Identifique seu tipo de cacho

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre o tipo de cachos que tem, não é mesmo? Essa definição é recente, mas serviu para facilitar os cuidados de quem tem certos tipos de cabelo.

São três categorias divididas em 2, 3 e 4, e cada uma conta com três subcategorias A, B e C. A análise de cada tipo é feita de acordo com a textura e grau de curvatura dos cachos — mas é comum os fios se encaixarem em mais de uma categoria.

O tipo 2 são os fios mais ondulados ou com cachos mais abertos, mas que não chegam a ser completamente cacheados. Geralmente, esse tipo de cabelo tem a raiz lisa e as pontas mais onduladas. Por conta disso, pode ser mais ressecado nas extremidades e oleoso na raiz.

O tipo 3 são os cabelos cacheados, eles começam com os cachos mais abertos (A e B) e vão até os mais fechados (C). Eles costumam ser mais definidos e ressecados nas pontas. Esse tipo de cacho pode ser mais volumoso, além de ser mais pesado.

O tipo 4 são os cabelos crespos e afros, que têm tendência a volume e fragilidade. Por conta do seu grau de curvatura, que forma cachos bem pequenos e definidos, tende a sofrer com ressecamento.

Faça hidratação constantemente

Independentemente do seu tipo de cacho, um dos maiores aliados dos cabelos é a hidratação —, no caso dos cachos é essencial! Isso porque, por conta do formato dos fios, os óleos naturais do cabelo têm maior dificuldade de chegar até as pontas, o que as deixa ressecadas. Quando hidratamos as madeixas, recuperamos esses nutrientes perdidos.

O ideal é realizar o procedimento duas vezes por semana com produtos específicos. Como a raiz tende a ser oleosa, aplique o produto somente da metade dos fios para baixo. Uma dica é aplicar óleos naturais para potencializar o resultado.

Use produtos de acordo com seu cabelo

Os shampoos, condicionadores e cremes de hidratação para cabelos cacheados têm propriedades desenvolvidas especialmente para o cuidado com os cachos.

Para cabelos cacheados é recomendado utilizar produtos hidratantes, com óleos e ativos naturais em sua fórmula (babosa). Isso ajuda a manter os fios hidratados ao longo de toda a extensão, evitando ressecamento nas pontas. Atualmente, com o mercado de cosméticos investindo em itens para cabelos cacheados já são encontrados cosméticos desenvolvidos especialmente para estes casos (identificados na embalagem).

Já os finalizadores, como cremes para pentear e leave in, dependem do tipo do cacho. Os cachos tipo 2 são mais ondulados e, por isso, pedem produtos mais emolientes. Já os tipos 3 e 4 aceitam texturas mais encorpadas para dar formato aos fios.

Faça um cronograma capilar

Como explicamos, a hidratação é um dos melhores amigos dos cachos — e o cronograma capilar se encaixa perfeitamente nessa categoria. Ele consiste em criar um cronograma para hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Para isso, é você montar um calendário revezando os dias em que vai realizar cada um dos procedimentos.

A hidratação tem a finalidade de repor a água, dar suavidade e brilho aos fios. A nutrição auxilia na reposição de nutrientes essenciais aos fios. Já a reconstrução repõe aminoácidos e proteínas perdidos com procedimentos ou ao longo dos dias. Atualmente, a maioria das máscaras de tratamento já têm informações em seu rótulo sobre a sua finalidade.

Faça umectação

Realizada com óleo de coco (ou algum outro óleo vegetal), a umectação é indicada para todos os tipos de cabelos. Para isso, basta aplicar o óleo ao longo dos fios e deixá-lo agir nos fios. Para quem está com pressa, o tempo mínimo é de 20 minutos. Outra dica é passar à noite antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte.

Para remover o óleo dos cabelos basta lavá-los normalmente até o produto sair completamente. O procedimento pode ser realizado duas vezes na semana, mas, se você tem os fios muito oleosos, uma vez é o suficiente.

Capriche na finalização

Quem tem cabelos cacheados sabe que nem sempre os fios ficam bem definidos, não é mesmo? Nesses casos, apostar em uma boa finalização pode ser a solução. A finalização é o processo de pentear, passar algum tipo de finalizador (leave in, creme para pentear, gelatina capilar etc) e secar os cabelos.

Uma das finalizações mais conhecidas e preferidas das cacheadas é a fitagem. Para isso, basta a pessoa separar o cabelo em mechas e passar o finalizador escolhido ao longo dos fios, da raiz até as pontas, como se fossem fitas. Repita isso em todas as partes e finalize amassando os cachos. Deixe secar naturalmente ou, caso preferir, use um secador com difusor.

Preze pela qualidade dos produtos

De nada adianta realizar todos os tratamentos e procedimentos indicados acima e usar produtos de baixa qualidade. Quando for às compras, escolha sempre cosméticos de marcas tradicionais e reconhecidas pelo mercado, além de aprovadas pela Anvisa.

A Haskell Cosmética Natural, por exemplo, é uma marca conhecida e tradicional do mercado que conta com produtos de qualidade. São diversas linhas para todos os tipos de cabelos, como a Cachos Sim, desenvolvida especialmente para cabelos cacheados, auxiliando a dar mais saúde aos fios e definindo os cachos.

Outra dica para deixar seus cachos ainda mais bonitos e definidos é apostar em um bom corte de cabelo. Ao cortar cabelos cacheados deve-se priorizar cortes em formato de V e em camadas. Esse tipo de corte confere mais leveza e volume aos fios.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os segredos dos cabelos cacheados? Pretende colocá-los em prática? Aproveite e conheça mais sobre a linha Cachos Sim da Haskell!