reconstrução capilar

O que é e como fazer uma reconstrução capilar?

No universo da beleza existem diversos procedimento que ajudam a manter e restaurar a saúde dos fios, dentre eles a reconstrução capilar. Essa técnica, que consiste em recuperar os cabelos danificados, é uma das mais recomendadas quando o assunto é cuidados com os cabelos.

Mas você conhece a reconstrução capilar? Pensando nisso, criamos este post para explicar o que é e como fazer este procedimento. Confira.

O que é a reconstrução capilar?

Dentre todas as técnicas de cuidado com os fios existentes, a reconstrução capilar é uma das mais conhecidas atualmente. Isso porque ela ajuda na reestruturação dos fios, devolvendo as propriedades naturais, reparando a fibra capilar e as fissuras causadas por processos químicos e a poluição diária que degrada os cabelos.

Um dos principais pontos e benefícios da reconstrução capilar é a sua durabilidade e eficácia. Por ser um tratamento cuja ação acontece de dentro para fora, ele requer produtos mais potentes e de alta intensidade, fazendo com que os fios permaneçam saudáveis e bonitos por mais tempo. A durabilidade do procedimento varia, mas quando os fios são bem cuidados, pode durar meses.

Como fazer uma reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é um procedimento que pode ser realizado tanto no salão quanto em casa. A principal diferença entre os dois são os produtos aplicados, em salão costumam ser mais profissionais, mas em casa quando usados itens de qualidade pode dar um ótimo resultado.

Pode ser feita em salão ou em casa

Como explicamos acima, o procedimento pode ser realizado em salão ou em casa, o passo a passo é praticamente o mesmo. Abaixo, explicamos como deve ser feito, para isso a pessoa vai precisar de uma shampoo anti resíduos, um creme de reconstrução capilar, uma máscara de hidratação e condicionador.

  • 1° passo: comece o procedimento lavando os fios com o shampoo anti resíduos, o ideal é que seja feito em água morna ou fria e que evite espalhar muito o produto nas pontas para não danificá-las;
  • 2° passo: após lavar os fios, seque-os com uma toalha ou camisa de algodão até remover o excesso de água. Para facilitar na aplicação do reconstrutor, divida o cabelo em mechas;
  • 3°passo: aplique o reconstrutor em todas as mechas por todo o comprimento dos fios, começando da nuca até o topo da cabeça, dando maior atenção às pontas. Logo após, espere de 10 a 20 minutos para que o produto faça efeito. Caso deseje, coloque uma touca térmica por cima, isso ajuda a potencializar o efeito;
  • 4° passo: passado esse tempo, enxágue os fios com água abundante até remover o produto por completo, sem deixar nenhum resíduo;
  • 5° passo: para que o procedimento tenha efeito e mantenha os fios macios e hidratados, deve-se fazer uma hidratação logo em seguida, com o produto de sua preferência. Ela pode ser realizada dentro do banho mesmo ou deixando a máscara agir por um determinado tempo fora do chuveiro;
  • 6° passo: ao finalizar o tempo da hidratação, enxágue os fios e aplique um condicionador para fechar as cutículas dos fios. Remova todos os produtos por completo e finalize os cabelos como de costume.

Alguns produtos específicos para reconstrução capilar pedem para que no final o cabelo seja escovado e passe chapinha para finalizar o procedimento. Este passo não deve ser pulado pois ajuda na penetração do item nos fios.

Produtos devem ser ricos em queratina

Um dos principais pontos da reconstrução é a reposição capilar e para isso o mais indicado é a queratina, ela pode ser encontrada nas versões líquida ou em gel. Atualmente já existem diversos produtos específicos para reconstrução capilar, eles são ricos em ingredientes que auxiliam na recuperação dos fios.

Deve-se observar também a qualidade dos produtos, marcas tradicionais e reconhecidas tendem a ter maior confiabilidade e proporcionar melhores resultados. Caso tenha dúvidas, peça a um profissional para indicar o melhor para seu cabelo.

A frequência em que é realizado pode variar

Como explicado acima, a reconstrução capilar age de dentro para fora nos fios, e a frequência com que deve ser realizado vai depender da característica do cabelo. Madeixas mais ressecadas e com química pedem que o procedimento seja realizado com mais regularidade, mas é sempre bom procurar um profissional para que ele defina o melhor período para seus fios.

Uma boa dica é intercalar a reconstrução com um cronograma capilar. O cronograma capilar é uma agenda de cuidados onde são intercalados hidratação, nutrição e reconstrução, dessa maneira, os seus fios recebem todos os nutrientes e vitaminas para se manter saudável.

Quais os produtos podem ajudar nesse processo?

Para a realização do procedimento, alguns produtos são necessários, mas é comum que nem todos saibam para que cada um funciona. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir.

Shampoo anti resíduos

É normal que com o passar do tempo o cabelo acumule impurezas que podem pesar e danificar os fios, e mesmo lavando com frequência nem sempre conseguimos removê-los completamente.

É nesses casos que entra o shampoo anti resíduos, por conta do seu pH alcalino ele remove completamente a sujeira deixando o cabelo limpo e sedoso. Mas lembre-se, quando usado com muita frequência tende a ressecar as madeixas, o ideal é aplicá-lo a cada quinze dias.

Queratina

A queratina é o componente principal para a reconstrução capilar, ela é responsável pela integridade dos fios. Por isso, quando os cabelos estão danificados, ressecados e quebradiços, ela é fundamental para a recuperação. Mas, como qualquer outro componente, a queratina em excesso também pode danificar os fios, use-a com cautela.

Máscara de tratamento

Este produto pode ser encontrado com diversas composições, mas o objetivo é praticamente o mesmo: cuidar da saúde dos fios. Ele é ideal para repor os nutrientes perdidos e manter os cabelos bonitos e sedosos. É indicado que seja aplicado ao menos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

A reconstrução capilar é uma ótima opção de tratamento para quem deseja recuperar os fios dos danos sofridos. E como foi explicado, pode ser realizada tanto em casa como por profissionais. Caso perceba que suas madeixas estão muito danificada o ideal é procurar um especialista para que ele encontre a melhor solução para seus fios.

Agora que você já sabe como fazer uma reconstrução capilar, pode colocar a técnica em prática e recuperar seus fios, não é mesmo? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar os melhores produtos para você.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.