receitas caseiras cabelo

Receitas caseiras para cabelo: 21 opções para você cuidar dos fios

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Sempre há aqueles dias em que sentimos necessidade de dar uma cuidada nas nossas madeixas, não é? O sol, a piscina, as colorações e o secador fazem com que ele perca água e nutrientes, ficando com um aspecto ressecado. Mas você sabia que existem boas receitas caseiras para cabelo que ajudam a dar aquela vitalidade?

Quando as alternamos com as máscaras compradas, ou mesmo quando usamos junto a elas, essas hidratações servem como complemento, deixando os fios ainda mais bonitos e saudáveis.

Reunimos, neste post, algumas receitinhas com ingredientes tão cheios de vitaminas e fáceis de encontrar que é só dar uma passada na cozinha e está tudo resolvido. Vamos lá?!

1. Hidratação com abacate

Começamos com uma muito indicada para quem tem cabelo crespo e quer ressaltar sua beleza. É que essa fruta contém aminoácidos, que revestem as fibras capilares e ajudam a manter a umidade.

Nessa preparação, amasse um abacate maduro em um pote de sua preferência. Em seguida, coloque uma colher de sopa de azeite e mexa até ficar uma mistura consistente e homogênea. Depois, separe os cabelos, lavados e úmidos, por mechas, e passe um pouco em cada uma. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

2. Máscara com azeite de oliva

Em um recipiente, coloque uma quantidade de azeite suficiente para passar nas suas madeixas. Normalmente, uma ou duas colheres de sopa são suficientes. Leve ao micro-ondas e aqueça um pouco.

O tempo usual é de apenas 10 segundos, pois o objetivo é só deixar morno. Mas esse tempo dependerá de alguns fatores, como a quantidade de óleo, a potência do aparelho e o clima na sua região. Essa temperatura é boa, pois facilita para que as substâncias penetrem nas fibras capilares. Só não deixe ferver, pois o líquido muito quente prejudicará os fios.

Então, passe no cabelo seco, mecha por mecha. Deixe agir por 30 minutos. Outra opção é dormir com ele na cabeça, mas cuide para usar uma fronha mais velha, nesse caso. Depois, retire-o lavando com shampoo e condicionador.

3. Hidratação caseira com mel

O mel tem muitas vitaminas e minerais que ajudam a deixar os fios mais fortes e saudáveis. Nessa receita, você precisará de meio copo desse ingrediente. Depois, adicione duas colheres de sopa de azeite e misture bem.

Divida o cabelo seco em mechas e passe, massageando, em uma por uma. Espere uns 30 minutos e retire tudo. Após, lave as madeixas como de costume, com shampoo e condicionador.

4. Nutrição com óleo de coco

Muitas vezes, é mais difícil cuidar do cabelo no verão. Ele fica mais ressecado, por causa do suor, do sol forte, da água do mar e do cloro. No entanto, essa receitinha vai ajudar a resolver o problema da água perdida.

Então, aqueça um pouco de óleo de coco, no micro-ondas, seguindo a mesma orientação da máscara de azeite de oliva. Ou seja, apenas deixe morno. Aplique em todo o comprimento dos fios secos e deixe agir por 1 hora. Você também pode dormir com o óleo e retirar no dia seguinte, se quiser. Use shampoo e condicionador para lavar depois.

5. Umectação com óleo de amêndoas

Parece conselho de avó, mas acredita que esse óleo resolve mesmo? Ele é um excelente hidratante natural. É que essa castanha é rica em vitamina E, além de ser um poderoso antioxidante. Nos fios, o óleo ajuda a selar as cutículas, doma os cachos e tira o frizz.

Além disso, é bem fácil de fazer. Olha só: aqueça duas colheres de sopa do óleo no micro-ondas, até ficar morno. Passe no cabelo seco, fazendo um pouco de massagem. Deixe agir por 30 minutos e retire lavando com shampoo e condicionador.

6. Hidratação com babosa

Também chamada de aloe vera, a babosa é uma magnífica plantinha que ajuda a hidratar as madeixas. Mas tenha cuidado, já que é preciso saber diferenciar os tipos, pois existe uma medicinal e outra venenosa.

Retire o gel, que fica no miolo da folha, e bata no liquidificador com um pouco de água. Aplique depois de ter lavado os cabelos com shampoo. Deixe agir um pouco, depois retire e passe o condicionador.

7. Hidratação com açúcar

Muita gente acha que o açúcar é um vilão e precisa ser retirado das dietas, certo? Porém, sabia que, nos cabelos, ele dá um efeito surpreendente? Ele ajuda a recuperar a maciez e o brilho, além de auxiliar na selagem das cutículas.

Então, em um pote, misture um pouco da sua máscara de hidratação e acrescente duas colheres de açúcar cristal ou mascavo. Misture bem e reserve. Lave os cabelos, normalmente, com shampoo, passe a mistura nos fios e deixe agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar e não precisa lavar de novo e nem passar condicionador.

8. Máscara de banana

O potássio dessa fruta ajuda a fortalecer e evitar a queda. Os óleos naturais dela auxiliam a combater o frizz. O zinco e as vitaminas A, B6, C e E dão mais brilho e deixam as fibras mais maleáveis.

Em um liquidificador, coloque uma banana, 50 ml de leite e 1 colher de sopa de açúcar. Para deixar a mistura mais efetiva ainda, acrescente uma colher de sopa de óleo de coco. Bata bem e depois passe nas madeixas secas. Deixe por 30 minutos e retire lavando com shampoo e condicionador.

9. Máscara de iogurte

Você sabia que o iogurte, além de ser ótimo para regular o intestino, é muito benéfico aos fios? Ele repara os cabelos secos e danificados e também ajuda a eliminar a caspa e a coceira no couro cabeludo.

Então, vamos preparar? Pegue um pote de iogurte natural, daqueles sem adição de corantes, adoçante etc. e misture uma colher de chá de mel. Depois, passe em mecha por mecha, no cabelo ainda seco, e deixe agir por 15 minutos. Retire a mistura e lave as madeixas normalmente.

10. Máscara de gelatina

Pegue um envelope de gelatina sem sabor e, em uma panela, junte a um copo de água. Aqueça e misture até formar um gel. Reserve. Depois, lave os cabelos apenas com shampoo, enxágue, passe a mistura de gelatina da raiz aos fios e espere alguns minutos. Enxágue, passe condicionador e retire.

A gelatina também é maravilhosa para cabelos cacheados, deixando-os mais bonitos, definidos e brilhosos. Nesse caso, passe a mistura depois do condicionador e não precisa enxaguar.

11. Máscara de camomila

Para as loiras, essa erva é um bom clareador natural. É só passar um pouco nos fios e ir ao sol. Na hidratação, ela ajuda a dar mais brilho.

Prepare meio copo de chá de camomila e guarde. Depois, acrescente 1 colher de sopa de um óleo vegetal da sua preferência, como o de coco. Misture bem e passe nos cabelos secos, divididos em mechas. Deixe agir alguns minutos, enxágue e lave com shampoo e condicionador.

12. Hidratação com leite de coco

O leite de coco é um aliado para quem está com os fios ressecados, pois tem várias gorduras naturais. Ele também contém ácido láurico, que ajuda a fazer uma limpeza, sem causar agressão.

Para essa mistura, pegue duas colheres de sopa da sua máscara preferida, acrescente 3 colheres de leite de coco e misture bem. Depois de lavar o cabelo com shampoo, passe o produto no comprimento. Deixe agindo por 15 minutos. Depois, é só retirar bem.

13. Hidratação com uva

De todas as receitas caseiras para cabelo, essa é uma das mais cheirosinhas, que dará até vontade de comer! Além disso, essa fruta tem tantos nutrientes para a saúde capilar que muitas mulheres se apaixonam.

Em um pote, coloque 40 ml de suco de uva orgânico e 100% natural. Depois, acrescente uma tampinha de Bepantol Solução, uma de glicerina destilada, uma colher de chá de mel e misture bem. Pode adicionar, se quiser, uma colher de sopa da sua máscara de hidratação, que potencializará ainda mais os resultados.

Por fim, depois de já ter lavado os fios com shampoo, passe neles a mistura, deixe agir por 15 minutos e retire tudo. Finalize com o condicionador.

14. Hidratação com cenoura

Quer fortalecimento do cabelo? Então, aposte nessa receita! A cenoura tem vitamina C, que é um antioxidante, e também ajuda a recuperar a fibra capilar e dar mais maleabilidade aos fios.

No liquidificador, jogue uma cenoura cortada, 50 ml de leite, meia colher de azeite e uma colher da sua máscara de preferência. Bata bem e reserve. Lave os fios apenas com shampoo, passe a mistura, deixe agir por 20 minutos e retire tudo.

15. Hidratação com maisena

A maisena pode salvar quem tem cabelo oleoso e tem de sair de casa sem tempo de lavar. É só aplicar um pouco do produto na raiz e espalhar bem.

No entanto, ela também serve como um ótimo hidratante. Misture duas colheres com dois copos de água e leve ao fogo até formar uma pasta. Acrescente uma ou duas colheres da sua máscara, misture e passe em cada mecha depois de já ter lavado com shampoo. Espere uns minutos e enxágue.

16. Hidratação com mamão

O mamão tem propriedades nutritivas, hidratantes, emolientes e remineralizantes. É muito bom para cabelos ressecados ou que passaram por químicas.

No liquidificador, coloque um copo de iogurte natural sem sabor (e sem aditivos e conservantes), um copo de mamão picado, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de óleo de coco. Bata, até que fique uma pasta homogênea. Em seguida, passe a mistura nos fios, deixe agir por 30 minutos e retire. Depois, é só lavar o cabelo com shampoo e condicionar.

17. Hidratação com abóbora

A abóbora contém vitamina E e betacaroteno. Em conjunto, essas substâncias proporcionam mais resistência às madeixas e ajudam a recuperá-las dos danos provocados pelo sol e pelo vento.

Corte uma fatia do legume e cozinhe por 20 minutos. Após, amasse até formar um purê, adicione iogurte natural (e sem aditivos e conservantes) e misture até ficar homogêneo. Passe nas madeixas, deixe agir por 30 minutos e retire. Depois, lave com shampoo e condicionador.

18. Hidratação com ovo

Quer ter cabelos longos e com vida? Essa é uma boa opção, já que o ovo contém proteínas e gorduras. Em um pote, coloque dois ovos e uma colher de sopa de azeite. Misture até ficar homogêneo. Passe no cabelo seco e aguarde 30 minutos. Retire bem e lave como de costume.

19. Hidratação com café

O café pode potencializar o crescimento dos fios, quando você tem uma alimentação adequada. Além disso, ele ajuda a tornar as fibras capilares mais fortes, deixando o cabelo bonito.

Nessa mistura, você acrescentará duas colheres de sopa de café solúvel (o normal pode deixar resíduos), meia colher de sopa de óleo de coco e duas colheres de sopa da sua máscara. Misture bem. Depois de lavar as madeixas com shampoo, passe essa mistura, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

20. Hidratação com quiabo

Sabe aquela baba do quiabo que muita gente não curte? Ela ajuda a dar hidratação, brilho e maciez nos fios, o que é ótimo para cabelos ressecados e danificados. Então, vamos à receita?

Lave bem os quiabos e corte suas extremidades. Coloque para cozinhar até amolecer. Depois, corte-os em rodelas. Jogue no liquidificador e acrescente uma colher de sopa de azeite e mais 2 colheres de sopa da sua máscara. Reserve.

Depois de ter lavado os fios com shampoo, passe essa mistura em cada mecha e deixe agir por 20 minutos. Enxágue tudo depois.

21. Hidratação com mel, banana e óleo de amêndoas

Já mencionamos todos esses ingredientes anteriormente, não é? E já que são tão benéficos sozinhos, imagine juntando tudo!

Em um pote, amasse uma banana, coloque uma colher de sopa de óleo de amêndoas e duas colheres de sopa de mel. Misture até ficar bem homogêneo. Passe nos fios ainda secos e deixe agir por 20 minutos. Depois, enxágue bem e lave os cabelos como de costume.

Agora, você tem 21 ótimas opções de receitas caseiras para cabelo. Provavelmente, a maior dificuldade será decidir por qual começar, não é? Mas você pode até fazer uma delas a cada semana, como se fosse um cronograma capilar, até conseguir escolher a sua preferida. Não se esqueça de investir em shampoos de qualidade, pois eles também influenciam no resultado final da sua hidratação.

Achou interessante o nosso conteúdo? Então, que tal assinar a nossa newsletter e receber segredinhos capilares diretamente na sua caixa de entrada?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.