pós química

Cuidados com um cabelo pós-química: o que dizem os especialistas?

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Mudar os cabelos é uma excelente forma de renovar o visual, levantar a autoestima e encarar novas fases da vida. No entanto, descolorações, relaxamentos e alisamentos são processos invasivos e, após os procedimentos, os fios perdem proteínas e nutrientes essenciais para a sua saúde. Por isso, os cuidados pós-química devem ser diferenciados para que os fios não fiquem danificados e sem vida.

A química capilar mexe com as camadas do fio, afetando a sua cutícula, que se abre para que o princípio ativo do procedimento alcance o resultado esperado. Logo, saber como cuidar do cabelo pós-química vai ajudar você a devolver aos fios todos os nutrientes que o procedimento possa ter tirado. Dessa forma, é possível restaurar a saúde do fio sem se privar do uso da química capilar.

Quer entender qual a importância desses cuidados, como devem ser feitos e quais produtos você pode utilizar para a recuperação das madeixas? Entenda o que os especialistas dizem sobre o assunto.

Qual a importância de cuidar do cabelo após um tratamento químico?

Processos químicos, como alisamentos e descolorações, são invasivos e deixam os cabelos mais sensíveis e carentes de nutrientes. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas do que deve ser feito após o procedimento e continuam utilizando os mesmos produtos que utilizavam antes. Esse é o principal erro cometido por quem passa por mudanças capilares.

Cabelos processados quimicamente precisam de produtos específicos e uma rotina de cuidados mais intensa do que os virgens. É importante escolher produtos que façam a reposição de massa e devolvam as proteínas aos fios para que eles sejam recuperados e se mantenham sempre saudáveis e bonitos.

Quais os riscos de não cuidar dos fios após a química?

Após o procedimento químico, os cabelos sofrem com a perda de água, massa, queratina, aminoácidos e outras substâncias importantes para manter sua estrutura íntegra, por isso, é importante buscar produtos que façam essa reposição.

Quem negligencia esses passos pode perceber alguns danos a médio prazo, como:

  • ressecamento;
  • perda de vitalidade;
  • opacidade;
  • quebra;
  • porosidade;
  • frizz;
  • pontas duplas.

É preciso lembrar que os cuidados antes do processo também são importantes para evitar outros riscos, como corte químico, emborrachamento, elasticidade e até incompatibilidade de químicas.

Faça uma avaliação profissional e garanta que seus fios estejam fortes para receber o produto. Para isso, você pode seguir um cronograma capilar nas semanas anteriores.

Como cuidar do cabelo pós-química da melhor maneira?

Todas nós queremos um cabelo bonito, forte e saudável, não é mesmo? Se valer dos tratamentos químicos é uma excelente alternativa para mudar o visual e fazer aquela modificação tão sonhada. Porém, ter atenção aos cuidados após o uso de qualquer química é parte do processo para o cabelo dos sonhos.

Mesmo um cabelo muito bem tratado vai sentir depois de passar por alguma química. Para recuperar os danos causados e impedir que eles evoluam a médio e longo prazo, é importante criar uma rotina mais intensa. A seguir, listamos algumas dicas sugeridas pelos especialistas.

Evite o secador e a chapinha

Sem o devido cuidado, os danos causados pela exposição ao calor do secador e da chapinha podem ser muito sérios. Por isso, tenha atenção ao seguinte: ao menos nos primeiros dias, é preciso abrir mão de todas as ferramentas de calor, isso porque as altas temperaturas tendem a ressecar o fio, danificar a cutícula e deixar o cabelo quebradiço, causando um dano ainda maior.

Tenha cuidado com o sol

A intensa exposição ao sol é um forte elemento causador de diversos danos à fibra capilar. Os raios solares têm o poder de danificar a cutícula do fio, tornando-o mais fraco e sem vida. Após um procedimento químico, o fio fica naturalmente mais frágil, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é exposição ao sol. Aposte em cremes nutritivos e use um leave-in com proteção solar.

Opte por produtos específicos

É importante escolher produtos desenvolvidos especificamente para o tratamento pós-química. Escolha os ricos em ativos que auxiliem na força, na elasticidade e na umectação dos fios danificados, sensíveis e ultraprocessados.

No caso dos alisamentos, procure por produtos que mantenham o efeito liso, enquanto tratam a fibra capilar. Já para colorações, o ideal é buscar por shampoos mais suaves, que não retirem a pigmentação dos fios.

Invista nas hidratações

A hidratação é extremamente importante para o fio porque ela, basicamente, repõe a umidade do cabelo. As máscaras são essenciais para que você consiga, de forma efetiva, repor os nutrientes e a água perdida nos processos químicos.

Por essa razão, seguir um cronograma capilar específico para fios danificados e utilizar regularmente tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução é sucesso na certa.

Capriche na finalização

Por estarem mais sensibilizados, os cabelos com química precisam de proteção extra. Por isso, utilize produtos sem enxágue para protegê-los das agressões externas, como sol, poeira e vento. Lembrou do leave-in? Isso mesmo! Mas saiba que ele é somente uma opção entre vários tipos de finalizadores. Vale fazer uma pesquisa para saber qual se adequa melhor para o que o seu cabelo precisa.

Além da proteção, os finalizadores também auxiliam no aspecto das madeixas, deixando-as mais macias, brilhantes, livres de frizz e hidratadas por mais tempo. Produtos com óleos em sua composição, como os de argan, oliva, abacate, coco são ótimas opções, pois criam uma película protetora ao redor do fio, mantendo-o alinhado ao longo do dia. Já um defrizante, por exemplo, tem a função de disciplinar os fios e diminuir o frizz.

Aguarde para fazer outras químicas

Nosso foco aqui é prevenir e proteger o cabelo dos efeitos danosos que os procedimentos químicos podem causar, certo? Por isso é indispensável considerar que todo processo químico, de alguma maneira, modifica a estrutura natural do fio. Daí a importância de adotar uma rotina de cuidados para fortalecer o cabelo e consultar um profissional para saber o intervalo ideal ou necessário para o cabelo receber uma nova química.

Considere aderir a um cronograma capilar

Já mencionamos o cronograma capilar aqui, mas ele merece uma atenção especial. Isso porque ele é uma das formas mais infalíveis para recuperar o fio danificado. A partir de uma agenda de cuidados, que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução, você oferece tudo o que o fio precisa para se manter saudável e vai conhecendo melhor as necessidades específicas do seu cabelo.

Quais os produtos indicados após cada tipo de tratamento?

Você já sabe que um cabelo quimicamente tratado necessita de cuidados e que é preciso identificar o melhor procedimento para agir diretamente na fibra capilar. A boa notícia é que existe uma diversidade imensa de tratamentos.

Para isso, a Haskell conta com um mix de produtos desenvolvidos com alta tecnologia para recuperar os danos causados por processos químicos, proteger os fios de danos futuros e manter a química por mais tempo.

Para reposição de massa, indicamos a linha Bananeira, que restaura os danos, reconstrói os fios e promove força, brilho e maciez. A linha é uma excelente pós-química, com alta capacidade de penetração nos fios e é recomendada para todos os tipos de processo, desde progressivas até descolorações.

Já quem passou por alisamentos e deseja recuperar os danos, mantendo um efeito liso duradouro, a dica é optar pela linha Pós-Progressiva, criada especialmente para cabelos alisados quimicamente. Os produtos promovem hidratação, brilho, força, restauração e controle de frizz. Além disso, atuam como um agente alisante na superfície cuticular.

Para a finalização, o Creme de Silicone Tutano é o produto ideal. Além de ser super nutritivo, pode ser utilizado na praia e na piscina e como protetor térmico, protegendo os fios de danos mais sérios. Com princípios ativos de tutano e D-pantenol, o creme promove força, nutrição e hidratação prolongada ao cabelo.

Por fim, a dica de ouro sobre como cuidar do cabelo pós-química é usar a Proteína Capilar. Aplique o produto nos fios umedecidos, antes da primeira lavagem que será feita após o tratamento químico. Depois, lave o cabelo com seus produtos preferidos. Assim, você garante uma regeneração fio a fio e, consequentemente, uma recuperação muito mais profunda.

Quais são os benefícios dos produtos da Haskell Cosméticos?

Além dos shampoos e condicionadores específicos para tratamento pós-química, a Haskell conta com uma linha de finalizadores que inclui leave-ins, produtos sem enxague, óleos e reparadores desenvolvidos para proteger os cabelos e evitar a oxidação da cor, mantendo o cabelo saudável após a mudança.

Todas as linhas atuam na saúde dos fios. Por isso, você pode escolher a opção mais indicada para o que o seu cabelo precisa. Mas não se esqueça. É importante redobrar os cuidados para recuperar o cabelo dos danos pós-química e deixar os fios mais fortes e bonitos. Apostando em produtos de qualidade e seguindo um cronograma capilar, você aproveitará o novo visual sem medo.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe e tenha acesso a muito mais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

  1. Avatar

    ola .uso haskel ja ums 6anos. gosto muito. Fiz luzes recentemente e meu cabelo ta muito muito ressecado. Que linha de tratamento vcs me indicam. Se um dia tiver alguma feira, workshop, e outros por aqui de vocês, gostaria muito de ir. amo seus produtos e super indico. Ate queria ser uma revendedora de vcs. kkk

    1. Ei, Jacineide! Ficamos muito felizes em saber que você gosta dos nossos produtos e está com a gente há tanto tempo. Para você sugerimos a linha Bananeira que é uma excelente pós química, vai ser ótima para recuperar os danos causados pelas luzes. Se experimentar depois conte pra gente o resultado! 😊

    2. Oi, Jacineide! A linha indicada para você é a Bananeira, pois repõe a massa capilar perdida após o processo químico, repara e protege os fios e ainda promove uma hidratação intensa para seus cabelos! A linha é rica em óleos que possuem alto valor nutritivo.
      Obrigada pelo carinho e pela confiança em nossa marca! Ficamos muito felizes por ter você com a gente! 😍😘

  2. Oi meu cabelo deu corte químico quais produtos você mim indica para tentar recuperar

    1. Ei, Simone! Recomendamos para você a linha Bananeira que é excelente para recuperar os danos causados pelas químicas. Se experimentar depois conte pra gente o resultado! 🙂

    2. Oi, Simone! A linha indicada para você é a Bananeira, pois repõe a massa capilar perdida após o processo químico, repara e protege os fios e ainda promove uma hidratação intensa para seus cabelos! A linha é rica em óleos que possuem alto valor nutritivo.
      Experimenta e conta pra gente o que achou do resultado!
      😉😘

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.