As pontas do cabelo são a parte mais “antiga” dos fios, de modo que, enquanto a raiz é o “bebê”, a extremidade é o “idoso”. Por isso, por conta de sua saúde mais debilitada, é necessário ter mais cuidado e atenção. Quando expostas a muitos fatores desgastantes, como altas temperaturas e químicas, as películas que protegem a estrutura capilar se tornam frágeis e ressecadas, e é aí que surgem as tão temidas pontas duplas.

Ou seja, a ponta dupla é a fragmentação dos fios que ocorre quando a camada protetora está desgastada. Em casos mais graves, ela pode se partir em até três ou quatro vezes. Para evitar esse problema, tomar certos cuidados, como hidratação e uso de protetores térmicos, é recomendado.

Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre por que a ponta dupla acontece, tratando das ações que provocam essa condição, e como resolver esse problema. Confira!

Uso de secador, babyliss e prancha com frequência

Os também conhecidos aparelhos de altas temperaturas são considerados aliados e queridinhos das mulheres. Porém, esse tipo de equipamento é um dos principais inimigos de quem deseja ter os fios saudáveis e livres de pontas duplas. O secador, o babyliss e a chapinha (prancha) fazem uso de altas temperaturas para alisar e modelar as madeixas, removendo a hidratação e deixando-as ressecadas.

Para evitar que esse problema aconteça, alguns cuidados devem ser tomados antes de usar esses aparelhos, como:

  • aplicar um protetor térmico: esse produto cria uma película de proteção ao longo do fio, impedindo que o calor excessivo atinja a estrutura capilar;
  • evitar usá-los com frequência: sempre que tiver a opção, deixe as madeixas secarem naturalmente, sem o uso dos itens citados;
  • optar por temperaturas mais baixas: quando tiver que usar os aparelhos, opte por deixá-los em temperaturas mais baixas para agredir menos os fios.

No caso do secador, outra dica é evitar o contato direto com o cabelo, mantendo sempre uma distância de, ao menos, 30 cm.

Falta de hidratação

A falta de hidratação é uma das principais causas das pontas duplas. Quando os fios estão secos e frágeis, o interior acaba por sofrer pela falta de umidade, e as pontas se partem. Os tratamentos com o objetivo de hidratar ajudam a repor a água e os minerais perdidos, o que impede a repartição dos fios. Apesar do que muitas pessoas pensam, essa fragmentação pode acontecer ao longo do comprimento também e não só nas pontas.

Para evitar que esse problema surja, o indicado é hidratar os fios, ao menos, uma vez por semana. Esse é um procedimento simples e explicamos o passo a passo a seguir:

  1. lave os fios com o shampoo de sua preferência. Caso queira uma limpeza mais profunda, opte por um antirresíduos;
  2. divida o cabelo em várias mechas e aplique a máscara de hidratação escolhida por todo o comprimento, dando mais atenção à raiz;
  3. deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem. Para potencializar o efeito, use uma touca térmica;
  4. remova a máscara dos fios completamente e aplique um condicionador. Finalize como preferir.

Caso queira potencializar o efeito, você pode misturar um pouco de óleo vegetal à máscara de tratamento. Se o seu cabelo for oleoso, evite aplicar o produto na raiz. Ademais, lembre-se sempre de usar água morna ou fria ao lavar os fios, já que, quando muito quente, a água pode causar ressecamento e, em vez de hidratar, produzirá o efeito contrário.

Uso excessivo de química

Quem faz química nos cabelos sabe que esse procedimento pode danificar os fios. Isso porque o processo químico afeta a estrutura capilar, alterando-a e removendo nutrientes importantes para a saúde das madeixas. Além disso, o uso excessivo desses produtos pode provocar a perda de massa, força, resistência e elasticidade.

Para evitar que esse problema ocorra, é necessário fazer tratamentos para reconstruir os fios e devolver os componentes perdidos. Esse procedimento é feito com produtos à base de queratina e pode ser realizado em casa ou em um salão. Abaixo, listamos o passo a passo:

  1. lave os fios com um shampoo antirresíduos. É importante que o cabelo esteja bem limpo para que o produto penetre bem;
  2. separe o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;
  3. retire o produto completamente dos fios e aplique um condicionador. Finalize como preferir.

Uma dica legal é apostar em um cronograma capilar, que consiste em uma agenda de cuidados com o cabelo que intercala tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com a necessidade de cada madeixa.

Falta de cuidado com cabelos cacheados e crespos

Uma das principais características dos cabelos cacheados e crespos são as pontas ressecadas. Isso ocorre por conta do formato, já que os cachos fazem com que a hidratação e os nutrientes tenham mais dificuldade de chegar às extremidades, deixando-as mais secas. Dessa maneira, acabam surgindo pontas duplas.

Para evitar que esse e outros problemas surjam, são necessários alguns cuidados, sendo o principal deles o uso de produtos específicos. Esses cosméticos são desenvolvidos especialmente para cabelos crespos e cacheados, com ingredientes e propriedades hidratantes.

Um ponto importante é apostar em produtos finalizadores, já que eles ajudam a manter a hidratação dos fios ao longo do dia, além de auxiliarem a preservar o formato natural. Existem alguns níveis de curvatura para cacheados e crespos e descobrir qual o seu é o ideal para saber quais os melhores produtos para seu cabelo.

Descobrir o que está causando as pontas duplas pode ser um passo importante para começar a combatê-las. Por isso, o recomendado é ficar atento e prestar atenção à sua rotina e à saúde dos fios, assim, fica mais fácil começar o tratamento e livrar-se de vez delas.

Outro ponto importante no combate às pontas duplas é a prevenção, afinal, prevenir é sempre melhor que remediar. Para fazer isso, basta adicionar alguns cuidados ao seu dia a dia, como cronograma capilar e protetores térmicos, e evitar água quente na hora de lavar os fios, mantendo-os saudáveis e bonitos.

E aí, o que achou de saber mais sobre ponta dupla e por que ela ocorre? As informações foram úteis? Aproveite e descubra quais as causas do cabelo sem vida e como resolver.