Receber convites para festas é maravilhoso, ainda mais se a festa for de alguém querido ou, melhor ainda, a sua festa. A partir do momento que se sabe da existência do evento, já começam os preparativos e preocupação com as roupas, acessórios, maquiagem e, por último mas não menos importante, os cabelos.

É quando começam a surgir ideias sobre penteados para festas e o que pode ser feito para ficar mais elegante, mas prático ou apenas diferente do que se costuma usar no dia a dia. Mas é importante ter atenção ao horário que o evento acontecerá e, principalmente, ao tipo de evento já que não queremos parecer arrumadas demais ou de menos em qualquer ocasião que seja.

Por isso, daremos algumas dicas para os melhores penteados para festas e onde utilizá-los.

Casamento

Quando a festa é um casamento devemos ter atenção não somente ao tipo de evento, que pode ser ao ar livre, na praia, nas montanhas, na igreja ou em um salão de festas, mas também, ao horário que acontecerá.

Já que o penteado escolhido para um casamento de manhã pode ser diferente do que se usaria em um que acontece no período da tarde ou da noite. Lembre-se que para cada pessoa na festa há um tipo de dress code de acordo com o seu papel no casamento.

Noiva

Se você for a noiva o mais adequado seria usar algum tipo de coque que mostre seu rosto e deixe ver seu belo vestido.

Apesar de ser um dos mais antigos tipos de penteado o coque não sai de moda e é muito versátil visto todos os tipos existentes, indo desde aquele coque mais alto e arrumadinho, caso seu casamento seja mais elegante em algum salão de festas, até um coque mais desconstruído com algumas tranças aparecendo, caso a ocasião seja mais despojada.

A opção do penteado princesa, com a tiara aparecendo e torcidinhos na parte de tiras pode ser uma boa opção para casamentos que sejam no fim da tarde.

Se o casamento acontecer de manhã ou em alguma praia, o cabelo semipreso ou jogado para o lado também tem o seu lugar.

É bom usar algum acessório de cabelo como tiaras, presilhas e pontos de luz, eles dão um toque a mais de brilho.

Madrinhas

As madrinhas também devem se preocupar com o tipo do vestido escolhido, se tiver algum decote, fica bonito com uma trança lateral mais soltinha, ou ainda, com ondas semipresas no topo da cabeça, fazendo o estilo bagunçadinho caso o evento não seja tão formal.

Caso seja um coque lateral baixo mais reto, fica elegante com um topete no topo da cabeça bem esticadinho, que leva a um rabo de cavalo bem preso.

Convidadas

Para as convidadas, mesmo que a comemoração seja mais chique, o cabelo pode estar mais simples: com uma bela escova ou algum acessório prendendo uma parte da franja, ou no caso do cabelo cacheado, com uma boa finalização que o deixe bem modelado e arrase com uma mecha casualmente colocada atrás da orelha, deixando aparecer um bonito brinco.

O uso do cabelo solto é o mais comum atualmente para as convidadas, por ser mais fácil e prático de fazer, mas podemos dar uma incrementada no visual com poucas alterações: como uma tiara de trança, caso o acontecimento seja mais casual, ou um simples rabo baixo puxando bem os fios para ficar bem elegante.

Festa de Debutante

Este tipo de festa tende a acontecer no período da noite e pode ser algo mais casual e simples, ou aquela balada com tudo que o evento tem direito e mais alguma coisa.

Debutante

A aniversariante será o centro das atenções, por isso, escolha o vestido primeiro e case o penteado com ele.

Caso seja um decote princesa, mais comumente utilizado, escolha usar o cabelo semi ou totalmente preso valorizando o vestido. A dica é fazer um coque preso na lateral com alguns fios soltos, ou algumas tranças saindo da frente da cabeça para serem presas atrás com alguma presilha bonita, deixando o restante do cabelo solto.

Já se o vestido tiver algum decote nas costas queremos que fique em evidência, então, porque não um preso lateral? Você pode escolher entre um coque, somente um meio rabo ou incluir uma trança saindo do outro lado da cabeça, para terminar quase solta no seu ombro, dependendo do tamanho do cabelo.

Qualquer um dos penteados citados ficará bonito se for bem-feito.

Mãe da debutante

A mãe também tem que ficar bem-arrumada para a ocasião. Ela pode escolher de acordo com a festa ou com o seu cabelo.

Se for mais curto, faça uma escova com algumas ondas, deixando a pontinha do cabelo um pouco mais reta, dessa maneira o penteado parece mais chique. Ou, faça um belo topete no cabelo todo, usando bastante gel deixando ele com aspecto de molhado.

Por outro lado, se o cabelo for comprido, use um coque bem simples e elegante no topo da cabeça, no estilo mais tradicional. Se o cabelo for cacheado, um belo coque banana deixará o rosto em evidência mostrando toda a sua beleza.

Convidadas

As convidadas podem escolher usar o cabelo, praticamente, do jeito que quiser. Evite penteados muito chamativos como coques muito elaborados, ou ainda, aqueles que contenham muitos acessórios ou que sejam muito brilhantes para não chamar mais atenção do que a debutante.

Caso o cabelo seja curto, e não queira deixá-lo apenas solto, uma boa ideia é fazer tranças na lateral da cabeça deixando um pequeno topete no meio indo até o final do cabelo, ou ainda, apenas estilizá-lo com bastante gel.

Já para cabelos longos, por que não apostar num rabo simples alto? Ficará arrumado e ainda permitira que você dance à vontade na pista.

Podemos perceber que existem mil maneiras de arrumar o cabelo, mas é importante ter atenção ao tipo de evento para escolher os melhores penteados para festas e arrasar no grande dia.

Então, gostou de saber mais sobre os melhores penteados para festas? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!