Quem não gosta de mudar e estar sempre com os fios diferentes? Porém, quem tem cabelos lisos sabe que, muitas vezes, por conta do volume, é difícil variar o visual.

Os penteados são ótimos aliados nesse quesito. Além de fáceis, eles ajudam a deixar o look mais moderno, casual ou sofisticado.

Pensando nisso, criamos este post com dicas e um passo a passo de penteado para cabelos lisos. Confira!

1. Aposte no rabo de cavalo

O rabo de cavalo é um dos penteados mais simples e tradicionais que existem. Além de ser fácil de fazer, ele conta com diversas variações que o deixam mais bonito e estiloso. O modelo mais comum é bem simples, então, basta juntar todo o cabelo no alto da cabeça e prendê-lo com um elástico. A seguir, ensinamos alguns jeitos diferentes de fazê-lo.

Com topete

Fios com volume costumam ser um dos principais pedidos de quem tem cabelos lisos. O topete, além de dar um charme ao penteado, proporciona mais volume ao topo da cabeça. Para isso, basta pegar uma mecha larga do topo da cabeça e, com um pente fino, pentear a parte de trás dos fios em direção a raiz, como se estivesse eriçando-os. Esse passo ajuda a criar o volume desejado.

Logo após, prenda o topete com grampinhos e junte o resto dos fios para fazer o rabo de cavalo. Uma dica é esconder o elástico passando uma mecha de cabelo em volta e prendendo-a com o grampo. Caso sinta necessidade, aplique spray fixador ou uma pomada para ajudar a manter os fios no lugar.

Rabo de cavalo baixo e lateral

Esses penteados seguem o mesmo princípio do rabo de cavalo tradicional, mas com pequenas alterações. Para fazer o rabo baixo, basta juntar todo o cabelo próximo à nuca e prendê-lo. O ideal é deixá-lo mais certinho para dar um ar mais moderno.

Já para o rabo lateral, o indicado é que, na hora de pentear, seja feita a divisão no topo da cabeça no lado oposto ao que os fios serão presos. Aí, é só juntar todos os fios com o auxílio de um pente ou uma escova e prendê-los com um elástico. O rabo de cavalo lateral baixo deixa o look mais chique.

Com rolinhos

O rabo de cavalo com rolinhos serve para deixar o cabelo mais despojado. Esse penteado é ideal para o dia a dia. Para isso, basta fazer rolinhos com os fios no alto da cabeça e depois prendê-los com o resto dos fios. Eles podem ser feitos na espessura e na quantidade desejadas.

Outra dica é, logo após prender o rabo de cavalo, fazer uma abertura logo acima do elástico e passar o rabo de cavalo por dentro. Dessa maneira, o penteado fica com um aspecto mais sofisticado.

2. Use tranças

As tranças são penteados para quem deseja ter os fios no lugar sem perder a sofisticação. Para isso, existem diversos tipos que vão desde as mais simples até as mais trabalhadas, como:

  • embutida: esse tipo é a mais usada atualmente. Para fazê-la, basta começar a fazer uma trança tradicional no topo da cabeça e incorporar o resto dos fios, aos poucos, até o final;
  • lateral: a trança lateral pode ser feita na largura e na quantidade desejadas. Basta fazer uma ou mais tranças embutidas de um lado da cabeça e deixar o outro solto. Com esse penteado, o cabelo pode ser usado liso ou com ondas;
  • espinha de peixe: esse tipo de trança bombou e virou uma febre entre as mulheres. Para fazê-la, é muito fácil. É preciso separar o cabelo em dois e pegar mechas das extremidades de cada parte e traçá-las para o outro lado até o final dos fios;
  • boxeadora: essa trança nada mais é do que duas outras embutidas. Para fazê-la, é só separar o cabelo em dois e fazer uma trança embutida em cada um dos lados.

3. Invista em topetes e rolinhos

Como você já deve ter observado, os topetes e rolinhos são opções que ajudam a deixar o look mais estiloso. Além de serem usados em outros penteados, eles também podem ser feitos sozinhos, deixando o resto do cabelo solto.

Para fazer o topete, basta seguir o passo a passo que explicamos no rabo de cavalo — separar uma mecha de cabelo no topo da cabeça e desfiar os fios com um pente fino. Logo após, basta prender o topete com grampos. O resto das madeixas deve ficar solto e pode ficar liso ou ondulado. Spray e pomada podem ser aplicados para ajudar na fixação.

No caso dos rolinhos, eles podem ser feitos na quantidade e espessura desejadas. É só separar as mechas no topo da cabeça e enrolar os fios puxando para trás. Depois, é só prender com grampos e deixar o resto do cabelo solto. Caso queira mais fixação, basta aplicar um spray ou uma pomada fixadora.

4. Experimente o cabelo preso lateral

O cabelo preso lateral pode ser usado de diversas maneiras e para todos os tipos de ocasiões, tanto para o dia quanto para a noite. Para fazer esse penteado, basta repartir os fios e prender um lado da maneira que preferir. Você pode usar somente uma presilha bonita ou fazer rolinhos, tranças e colocar acessórios.

Para a noite, uma dica é fazer cachos ao longo das madeixas com babyliss e usar presilhas ou grampos mais delicados e com brilhos. Os produtos fixadores ajudam a deixar tudo no lugar. Já para o dia a dia, você pode deixar os fios lisos naturalmente e prender com grampinhos normais ou acessórios diferentes.

5. Entre na onda dos coques

Os coques são os melhores amigos de quem está no bad hair day, aquele dia em que os fios não ficam bonitos de jeito nenhum. Por isso, apostar em um coque é sempre uma ótima opção. Ele pode ser mais certinho, bagunçado, volumoso ou, até mesmo, mesclado com outro penteado, como os rolinhos e as tranças.

Para fazer o coque, é só prender as madeixas em um rabo de cavalo e enrolar o cabelo ao redor de si mesmo. Para prender, use grampos ou elásticos diferentes.

Quem deseja um visual mais despojado pode deixar alguns fios soltos. Já para um look mais sofisticado, é possível usar um fixador para manter os fios no lugar. Hoje em dia, já existem acessórios que ajudam a fazer o coque com mais facilidade.

Mesclar os penteados também pode ser uma ótima dica, já que, por exemplo, rabos de cavalo com tranças ou coques com rolinhos ficam muito bonitos e descolados. Vale lembrar que, em cabelos curtos, também é possível fazer penteados. Para isso, basta adaptá-los ao tamanho dos fios.

Como foi possível perceber, existem diversos penteados para cabelos lisos, tanto para o dia a dia quanto para a noite. No entanto, para fazê-los, o ideal é cuidar dos fios e mantê-los saudáveis, assim, é possível apostar em suas diversas variações e arrasar em todas as situações.

Agora que você conhece alguns tipos de penteado para cabelos lisos, já pode começar a fazê-los nas suas madeixas, não é mesmo? Aproveite e assine a nossa newsletter para continuar a receber dicas incríveis como essas.