o que é fortalecedor de unhas

O que é fortalecedor de unhas? Veja aqui!

As unhas quebradiças podem ser sinal de várias condições de saúde, além de ficarem esteticamente feias. Por isso, é importante sempre estar atenta e tomar alguns cuidados para deixá-las saudáveis. Por exemplo, você sabe o que é fortalecedor de unhas? Esse cosmético, combinado com outras boas práticas, pode ajudar a manter a estrutura das unhas e torná-las fortes. 

Confira no post como ele age e por que é uma boa opção para a sua rotina de cuidados com as unhas. Veja também quais outras dicas você pode seguir para mantê-las fortes e bonitas. Boa leitura! 

O que é fortalecedor de unhas e por que usar? 

O sinal de uma unha fraca é ela estar quebradiça, manchada ou amarelada. As causas para essa situação são variadas, mas algumas podem ser: 

  • utilização ininterrupta de esmaltes; 
  • excesso de acetona; 
  • falta de absorção de nutrientes; 
  • uso de alguns medicamentos; 
  • remoção de camadas de queratina quando se lixa a superfície; 
  • falta de hidratação; 
  • uso de produtos de limpeza sem proteção; 
  • infecções por microrganismos

Dessa forma, é importante saber o que é fortalecedor de unhas e como usá-lo. Para começar, ele é um cosmético que contém, em sua fórmula, substâncias — como aminoácidos, biotina e queratina — que fortalecem as unhas. Assim, o fortalecedor as protege de fatores que possam quebrá-las e as ajudam a crescer fortes. Ele pode ser encontrado como um esmalte, mas também em óleos e cremes. 

O objetivo do fortalecedor é preencher a unha que contém falhas e rachaduras, para que fique lisa e menos propensa à quebra. Por isso, é indicado que se use sozinho ou antes da base. Isso porque, ele precisa agir diretamente na unha para ter efeito. Ou seja, se você passar o fortalecedor depois da base, ela será uma barreira.  

Além disso, é importante entender que a base é diferente do fortalecedor. Mesmo que ela tenha alguma indicação de uso específica para unhas quebradiças, ela não é tão eficiente quanto o fortalecedor. Entretanto, pode ser usada em conjunto com ele para recuperar as unhas. Também existem as bases fortalecedoras, como é o caso da base Cavalo Forte da Haskell, que é enriquecida com complexo de vitaminas e biotina.

Como saber se o fortalecedor está funcionando? 

O fortalecedor de unhas tem efeito a longo prazo. Por isso, é preciso paciência. Seu tempo de ação pode variar de alguns dias até semanas. Tudo vai depender do produto que você está usando e da frequência de aplicação. Geralmente, é possível usá-lo de 2 a 3 vezes na semana, mas a melhor indicação é seguir as instruções da embalagem — inclusive de fórmulas manipuladas — e do médico. 

Fibra natural x Formol 

Outro fator importante é entender que existem alguns tipos de fortalecedor de unha. Uma opção é com fibras naturais e a outra com formol. 

A opção de fibras naturais contém diversas vitaminas e fibras que a unha absorve. Assim, ela fica forte e cria uma camada protetora. É indicada para unhas quebradiças e para as que estão descamando. Sendo um produto mais leve, pode ser aplicado mais vezes. Aliás, isso é recomendado porque sua potência é menor. 

Já a opção com formol é particularmente usada por quem está com as unhas amolecidas. Porém, é contraindicada se você apresentar alergia ou qualquer tipo de reação. Nesse caso, é preciso procurar ajuda médica. 

Powered by Rock Convert

Como é um produto forte, o formol só pode aparecer em uma concentração que não deve exceder os 5%. Além disso, sua frequência de uso deve ser menor do que a opção natural. Isso porque, o fortalecedor com formol pode endurecer as unhas e ligar as camadas de queratina com maior eficiência. Porém, em excesso, pode ter o efeito reverso causando sensibilidade, dor e até sangramento. Na dúvida, vale fazer um pequeno teste ou procurar indicação médica. 

De forma geral, até quem não está com as unhas quebradiças pode usar um fortalecedor. Assim, é possível mantê-las saudáveis e prevenir o enfraquecimento. Além disso, é fundamental combinar o produto com outras boas práticas para ter unhas saudáveis e bonitas. 

Quais outras formas de deixar as unhas fortes? 

Além do fortalecedor, você pode seguir algumas dicas básicas para ter unhas fortalecidas. Veja a seguir. 

Deixe a unha respirar 

Existem pessoas que não podem viver sem esmalte. Mas se você quer unhas saudáveis, precisa de um tempo de descanso. Entre uma esmaltação e outra é importante deixar a unha respirar, pelo menos, de 2 a 3 dias. Se possível, faça isso durante uma semana por mês. Assim, ela poderá repor seus nutrientes e crescer sem o efeito de nenhum produto ou removedor. 

Além disso, é importante saber fazer uma boa esmaltação e tomar alguns cuidados básicos no dia a dia

Preocupe-se com a alimentação 

Assim como o cabelo, as unhas são feitas de queratina e também precisam de nutrientes para crescer fortes e saudáveis. Por isso, uma boa forma de cuidá-las é prestando atenção na alimentação e buscando opções equilibras que ajudam as unhas. A vitamina B5, por exemplo, pode ser encontrada em cereais. Já o ovo, oferece proteínas essenciais para as unhas. 

Se você estiver com as unhas muito quebradiças, também deve ter atenção. É indicado procurar um dermatologista e até nutricionista para identificar possíveis deficiências de absorção de nutrientes ou outras causas para o problema. 

Use bons produtos 

Outro cuidado essencial é na escolha dos produtos que você usa nas unhas. De esmaltes a bases, o ideal é encontrar opções de confiança que contenham bons nutrientes para fortalecer as unhas, sem provocar alergias. Além disso, siga a mesma dica para comprar bons produtos que as hidratem, como cremes, ou que removam esmaltes de forma menos agressiva. 

Agora que você sabe o que é fortalecedor de unhas, vale a pena inseri-lo em sua rotina de cuidados. Assim, você pode cuidar das unhas e recuperar os nutrientes para que cresçam fortes e bonitas. Aliás, mesmo que você já tenha unhas fortalecidas, é bom aproveitar os benefícios do fortalecedor para mantê-las saudáveis e prevenir qualquer problema com elas. 

Gostou do post? Deixe seu comentário e conte sua experiência com o fortalecedor de unhas! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.