Nutrição capilar

3 dicas de nutrição capilar para deixar os fios com brilho e maciez

Quem deseja ter cabelos bonitos e saudáveis sabe que, para isso, são necessários alguns cuidados diários. Lavar e hidratar já são ações conhecidas, mas existem outras práticas, como a nutrição capilar, que ainda são uma incógnita. Esse tratamento consiste em devolver os nutrientes perdidos pelos fios e pode ser feito de maneira simples em casa.

Pensando nisso, criamos este post para explicar o que é nutrição capilar e trazer 3 dicas para deixar os fios com brilho e maciez. Confira.

O que é nutrição capilar?

Assim como o resto do corpo humano, nossos cabelos também precisam de vitaminas e nutrientes para ficarem fortes, bonitos, macios e brilhantes. Geralmente, nosso organismo produz esses componentes ou absorve-os a partir da alimentação. Mas, com a poluição e a correria do dia a dia, é comum que os fios acabem por ficar frágeis e danificados e é por isso que a nutrição capilar é necessária.

Esse tipo de tratamento consiste em aplicar produtos ricos em nutrientes essenciais para repor os componentes perdidos ao longo dos dias. Eles podem ser encontrados como cremes, óleos e, até mesmo, manteigas vegetais. São procedimentos simples e rápidos que podem ser feitos em casa, sem auxílio de um profissional.

Quais os melhores produtos?

Como mencionado, a nutrição capilar pode ser feita a partir de vários produtos ricos em nutrientes e vitaminas essenciais para os fios. É possível, então, utilizar óleos, manteigas e máscaras, como falamos. Geralmente, os itens são produzidos a partir de produtos naturais e, por isso, são indicados para todos os tipos de cabelos. Abaixo, listamos os mais procurados para quem deseja a nutrição capilar:

  • óleos vegetais: são produzidos a partir de alguns ingredientes, como coco, argan, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de uva, rícino, amêndoa doce, ojon e rosa mosqueta;
  • máscaras capilares: são aquelas que têm óleos vegetais e outros nutrientes em sua fórmula, como antioxidantes e lipídeos;
  • manteigas vegetais: assim como os óleos, são desenvolvidas a partir de componentes naturais, como cacau, coco, abacate, cupuaçu, karité, murumuru, manga e ucuúba.

Com fazer a nutrição capilar?

Como deu para perceber, a nutrição capilar é um cuidado importante para deixar os fios saudáveis, macios e brilhantes. E, assim como existem diversos produtos para fazer esse tratamento, há também diferentes técnicas para a aplicação. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada uma e seu passo a passo.

1. Aposte na umectação

A umectação é um tratamento capilar que funciona de maneira que os fios ficam embebidos de algum líquido. A partir disso, as madeixas sugam os nutrientes e vitaminas necessários para ficarem saudáveis. Geralmente, esse procedimento é feito com óleos vegetais, como óleo de coco ou de argan, mas, pode ser utilizada qualquer substância nutritiva ao cabelo. 

A aplicação da umectação é muito simples e pode ser feita em casa sem problemas. A seguir, explicamos o passo a passo:

  1. com o cabelo ainda seco, pegue o óleo vegetal de sua preferência e aplique por todo o comprimento dos fios, dando mais atenção às pontas;
  2. deixe o produto agir por, no mínimo, 20 minutos. Uma dica é aplicar o óleo à noite e deixar até o outro dia;
  3. remova o óleo dos fios lavando-os normalmente com shampoo e condicionador. Finalize como preferir.

Um ponto importante é que, na umectação, o cabelo pode estar sujo para a aplicação do produto. Esse tratamento pode ser feito em qualquer hora do dia, até durante a noite, sem interferir em compromissos.

2. Use máscaras de tratamento

As máscaras de tratamento são ótimas aliadas para quem deseja promover mais nutrição aos fios. Atualmente, já existem diversas versões e produtos desenvolvidos especialmente para esse propósito. Para saber qual funciona melhor para o seu fio, basta estar atento às embalagens e aos ingredientes. Lá, há explicações sobre a composição e para quais tipos de cabelo são indicadas.

A aplicação dessas máscaras é muito fácil e pode ser feita em casa. Confira abaixo o passo a passo:

  1. lave o cabelo com um shampoo de sua preferência e, logo após, remova o excesso de água dos fios;
  2. aplique a máscara escolhida por todo o comprimento das madeixas, dando mais atenção às pontas. Se seu cabelo for oleoso, evite a raiz;
  3. aguarde o tempo indicado na embalagem. Caso queira potencializar o efeito da máscara, faça uso de uma touca térmica;
  4. remova o produto dos fios com água abundante e aplique o condicionador. Finalize como desejar.

Uma dica legal é combinar a máscara de nutrição com óleos vegetais, proporcionando mais nutrição e hidratação aos seus cabelos. Basta misturar o óleo junto ao produto antes de aplicar nos fios.

3. Aproveite a manteiga vegetal

Outra maneira de fazer a nutrição capilar é apostando nas manteigas vegetais. Elas são produzidas a partir de ingredientes naturais, como karité e cupuaçu, e podem ser encontradas nos formatos de barras e pastas em lojas de produtos para cabelos. Esse tipo de substância é rica em vitaminas e nutrientes e uma ótima opção para quem deseja mais benefícios para os fios. 

A escolha de qual utilizar dependerá do tipo de cabelo e do objetivo que se pretende alcançar, sempre lendo as embalagens. Confira, a seguir, o passo a passo de como aplicar a manteiga vegetal:

  1. por conta de sua consistência, primeiro é importante derreter a manteiga até chegar à consistência líquida. Isso pode ser feito por meio do banho-maria ou em um micro-ondas;
  2. divida o cabelo em mechas e aplique o produto por todo o comprimento dos fios, dando mais atenção às pontas;
  3. espere ao menos 1 hora com a manteiga nos fios. Caso prefira, você pode dormir com ela nas madeixas para removê-la no dia seguinte;
  4. para retirar o produto dos fios, lave bem o cabelo com shampoo e condicionador. Finalize como preferir.

Como foi possível perceber, a nutrição capilar é um tratamento simples que ajuda a deixar seus fios macios, com brilho e mais saudáveis. Para quem deseja ainda mais benefícios e vitaminas, uma sugestão é apostar em um cronograma capilar, que nada mais é do que uma agenda de cuidados com os fios que intercala hidratação, nutrição e reconstrução.

E aí, o que achou das nossas 3 dicas de nutrição capilar? Pretende colocá-las em prática? Aproveite, leia nosso outro conteúdo e saiba mais sobre o que é e como funciona o cronograma capilar.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.