Modelar cabelo

Não perca 6 truques que vão te ajudar a modelar o cabelo

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Sejam cachos definidos, sejam beach waves, modelar o cabelo nesses estilos está cada vez mais em alta, graças à valorização das curvas nos fios que vem acontecendo ano a ano. A técnica de modelagem das mechas ajuda a definir a curvatura e o volume extra do cabelo. Por meio de alguns produtos, aparelhos e até cuidados diários dá para criar uma boa modelagem.

Mas, para você que está se perguntando: “dá para aprender a fazer em casa?” Nós garantimos que sim! Modelar o cabelo com aspecto de salão pode ser feito por qualquer pessoa e vale a pena o esforço, pois, além de economizar, dá para fazer a qualquer dia e horário da sua semana. Inclusive, é indicado para variar do liso ou alisado e até para quem quer dar mais forma às curvas naturais do cabelo.

Por isso, criamos esta leitura com os melhores truques para modelar as suas mechas como quiser. Acompanhe até o fim!

1. Higienize e seque os fios

A forma de lavar e secar o cabelo influencia diretamente na finalização do seu penteado, podendo, inclusive, aumentar o frizz. Por isso, durante a lavagem aplique o shampoo nas mãos, espalhe e lave somente a raiz (couro cabeludo). Não passe no comprimento dos fios e enxágue muito bem. Depois, ao aplicar o condicionador, não exagere na quantidade; o ideal é o equivalente ao tamanho de uma moeda de um real, no máximo.

A aplicação deve ser só nas pontas, depois pode aguardar 3 minutos antes de enxaguar. Para secar, recomendamos usar uma toalha de microfibra ou de algodão — pode ser até uma camiseta — para tirar o excesso de água, sempre com toques leves. Aquele velho hábito de esfregar a toalha com força em todo cabelo causa muito atrito e danifica os fios.

2. Aplique máscara de nutrição

O cronograma capilar não deve faltar na rotina de nenhum tipo de cabelo, isso porque os fios perdem vitaminas e precisam ser repostas. Muitas vezes só a boa alimentação não é o suficiente e as máscaras vêm justamente para potencializar o processo de regeneração do cabelo. Nesse processo, uma das etapas que não pode faltar é a nutrição.

Aplique semanalmente uma boa máscara de nutrição, após higienizar o cabelo, como citamos no tópico anterior. Para ter melhor resultado, utilize uma touca térmica e deixe descansar o produto de 5 a 15 minutos. Depois é só enxaguar e secar normalmente. Essa prática evitará o ressecamento e ajudará no movimento do cabelo quando você moldar.

3. Faça coque para dormir

Essa técnica serve tanto para quem tem cachos e quer mais definição, quanto para as lisas ou alisadas que querem deixar algumas ondas. Basta fazer um ou mais coques no cabelo seco antes de dormir. Na verdade, a quantidade de coques depende da textura de cada fio e o quanto você quer ondular.

No dia seguinte, basta desmanchar os coques com cuidado e caso esteja muito marcado, pode abrir os cachos ou ondas com os dedos. Finalize com um spray fixador para que o penteado tenha mais durabilidade. Ao longo do dia, você pode amassar de baixo para cima para voltar o volume extra e as ondas que foram se desfazendo.

4. Aposte nas tranças para modelar

Esse é outro tipo de penteado super fácil de fazer em casa e serve tanto para cabelos longos ou curtos. Você pode, também, definir o tamanho e a altura das ondas com o tipo de trança. Por exemplo, para ondular mais perto da raiz, invista em uma trança embutida ou, se preferir, faça nas pontas para as ondas ficarem mais para baixo.

Contudo, atenção para não deixar muito apertado o penteado, pois pode quebrar os fios. O importante é trançar bem o cabelo, mas com uma folga e deixar por algumas horas preso. Depois, desfaça a trança com delicadeza e finalize com uma pomada modeladora ou fixador.

5. Use chapinha e babyliss

Os aparelhos de calor são ótimos para ajudar a modelar o cabelo, mas também aceleram o ressecamento, por isso não negligencie a hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, sempre utilize um protetor térmico. A chapinha é ideal para criar o efeito beach waves, então comece dividindo as mechas e ondulando de trás (nuca) para frente.

Já o babyliss cria cachos mais definidos e alguns aparelhos permitem escolher a espessura das ondulação. O truque é ir alternando o sentido dos cachos, para finalizar com toque mais natural e bonito. Dá para desmanchar um pouco com os dedos para ficar mais leve o penteado. Porém, para usar esses aparelhos os fios devem sempre estar bem secos.

6. Utilize a técnica rake and shake

Essa técnica é para as cacheadas e crespas que gostam do cabelo com bastante definição e pouco trabalho. A finalização é o segredo para ter esse efeito, por isso, após a sua lavagem, ainda com o cabelo úmido, divida em três partes. Em cada mecha, aplique uma gelatina ou pomada e passe com os dedos, como uma fitagem.

Contudo, antes de soltá-los, movimente para cima e para baixo ou para um lado e para outro e verá os cachos se formarem. Essa técnica funciona muito bem e garante que o cabelo fique bem definido. Para durar mais tempo, não deixe de aplicar um fixador.

Por fim, o que não pode faltar para modelar o cabelo com cachos e ondas marcantes são os cosméticos feitos para essa finalidade. A Haskell tem a linha Artfix para modelar, definir e finalizar todos os tipos de cabelos. O produto é sem enxágue, ideal para criar vários penteados nos fios cacheados, crespos e lisos independentemente do comprimento.

Sendo assim, além de modelar o cabelo, você garante o cuidado com as mechas, ressaltando o brilho e a beleza dos fios, além de controlar o frizz e fixar o penteado. O finalizador Artfix mantém a flexibilidade das mechas e o toque macio, sem perder a definição e o volume extra dos cabelos, tudo feito em casa com aquele toque profissional.

Para ter aquela modelagem nos cabelos, conheça a linha Artfix, com gelatina para cachos ou pomada modeladora, e garanta a melhor finalização para os seus fios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.