Cabelos loiros, com luzes, coloridos? Você precisa saber o que são matizadores e como eles podem dar um efeito mais bonito para os fios.

Isso porque por mais que você tenha usado produtos de qualidade e tente manter a tintura ou a tonalização tão impecáveis quanto no primeiro dia, com as lavagens e outras agressões, como sol, mar, suor e piscina, o resultado vai deixando a desejar. E de nada adianta investir em uma mudança, mas ela não ficar agradável, concorda?

Separamos, aqui, as melhores informações para as suas madeixas ficarem sempre lindas e brilhantes. Confira!

O que são matizadores?

Matizadores são produtos que agem nos fios neutralizando os reflexos da cor. Eles podem ser de várias cores, e cada pigmento atua na fibra capilar amenizando os tons indesejados ou intensificando outros.

Sabe quando aquele loiro fica esverdeado com o tempo? Ou quando aquele alaranjado começa a desbotar? O matizador devolve a vivacidade da cor dos primeiros dias.

Como eles atuam nos fios?

Quando colocamos tintura, tonalizante ou descolorante no cabelo, a fibra capilar tende a ficar porosa. Com isso, ela absorve, mais facilmente, qualquer impureza, como poluição, sal e cloro. Somados a isso, alguns hábitos, como o uso de secador e da chapinha, muitas lavagens ou a prática de manter os fios suados por muito tempo, colaboram para que a cor se oxide ou desbote.

Os matizadores têm compostos com efeito antioxidante, preservando a cor ou depositando pigmentos nos fios. Eles também podem ter componentes com ação hidratante, umectante e emoliente.

Para descobrir o tom adequado, é necessário ter noções de colorimetria. Um profissional pode ser consultado para isso, mas temos alguns exemplos de cores compatíveis:

  • cabelos loiros: podem usar matizadores roxos, já que a cor neutraliza o amarelado;
  • cabelos laranjas: esses se dão bem com matizadores azuis, se o intuito for apagar o tom, ou, ainda, com os alaranjados, se a intenção for intensificar essa cor;
  • cabelos pretos: mesmo os naturais podem desbotar, ficando sem brilho. Um matizador preto ajuda a recuperar a cor;
  • cabelos ruivos: matizadores vermelhos realçam o tom, deixando-o ainda mais vivo;
  • cabelos grisalhos: costumam ficar amarelados. Os matizadores roxos ou violetas tendem a devolver o tom.

Para quais cabelos os matizadores são indicados?

O matizador é indicado para apagar uma cor indesejada, como aquela que sofreu oxidação, ou para intensificar algum tom. Assim, pode ser usado nos fios loiros, platinados, vermelhos e alaranjados. Além disso, pode ser usado tanto em cabelos que passaram por uma transformação na cor quanto nos de tonalidade original. Por exemplo, o loiro natural também pode ficar esverdeado em contato com o cloro de piscina.

De forma geral, eles não têm incompatibilidade com outros procedimentos químicos, podendo ser usados por quem fez também uma progressiva, por exemplo. O cuidado a se ter é com as madeixas totalmente descoloridas. Como o matizador contém pigmentos, ele pode colorir o cabelo. Assim, tudo depende do objetivo da pessoa.

Com que frequência usar matizadores no cabelo?

Não há necessidade de um uso frequente, já que a função deles é preservar a cor. A periodicidade dependerá do perfil da pessoa. Alguém que faz academia, sua muito e lava com mais assiduidade as madeixas precisará usar o matizador mais vezes. Em geral, uma aplicação a cada 7 ou 15 dias é suficiente.

No intervalo desse tempo, é recomendado fazer uso de outros produtos que ajudam a manter a beleza dos fios. Shampoos hidratantes ou para cabelos que sofreram processos químicos são indispensáveis.

Máscaras de hidratação, umectação e reconstrução, da mesma forma, não devem ser deixadas de lado. Quem tem os fios cacheados precisa de mais atenção ainda, já que as fibras capilares costumam ser mais sensíveis.

Quais produtos são matizadores?

Existem matizadores de diversos tipos, como shampoos e máscaras. Algumas marcas trabalham com kits, os quais são formados por mais de um produto, deixando o resultado final ainda mais satisfatório.

Além disso, é preciso ter em mente que existem pequenas diferenças entre platinadores, desamareladores e matizadores. Todos têm a função de depositar alguma cor nos fios, no entanto, os dois primeiros são feitos apenas de pigmentos frios — como roxo, preto ou cinza. Já o matizador é mais amplo, pois, além dessas cores, tem outros pigmentos, como o rosa ou o vermelho.

Como escolher produtos de qualidade com essas características?

É importante observar se a marca do produto é idônea e conhecida, o que o torna um pouco mais confiável. Somado a isso, é essencial identificar os ingredientes de cada cosmético. Aqueles com algum componente hidratante, como óleos, costumam fornecer um efeito mais bonito.

Na Haskell, temos os matizadores da linha Extend Color, com pigmentos roxo e vermelho. As máscaras da linha Extend Color Fantasy tem várias opções de cores, tanto para intensificar quanto para reviver o tom. A vantagem dos produtos Haskell é que trabalhamos com ativos de alta qualidade que não causam ressecamento, dando mais brilho, maciez e movimento aos cabelos, deixando-os com aspecto natural.

Como usar produtos matizadores no cabelo?

O modo de uso depende do tipo de produto que a pessoa tem em casa. Shampoos podem agir por 2 minutos nos fios e, caso haja necessidade, a pessoa pode repetir a aplicação. As máscaras podem atuar de 15 a 30 minutos, dependendo da estrutura das fibras e do objetivo com o tom. Nesse caso, elas podem ser aplicadas na raiz também, para que todo o cabelo fique com uma cor uniforme.

Para quem deseja um efeito bem suave, um truque bacana é misturar um pouco da máscara matizadora com outra branca.

Porém, como mencionamos, eles não precisam ser usados todos os dias. Assim, é importante ter também outros produtos de uso cotidiano, que possam complementar o tratamento, como shampoos nutritivos e finalizadores com proteção térmica e solar, para evitar o envelhecimento dos fios e a oxidação da cor.

Assim, vimos que cabelos, mesmo os naturais, tendem a se beneficiar do uso de matizadores. É importante optar por produtos de qualidade, que ajudem a tratar das madeixas, ao mesmo tempo em que agem depositando o pigmento.

Aqui na Haskell, trabalhamos com matizadores de várias tonalidades. Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato, para que possamos ajudar.