manicure iniciante

5 coisas que toda manicure iniciante precisa saber

O trabalho de uma manicure iniciante pode ser bastante desafiador, já que ela deve ganhar prática e experiência ao mesmo tempo em que precisa montar a sua carteira de clientes para sempre ter a agenda cheia. Contudo, o processo pode ser demorado, afinal, não são todas as pessoas que estão dispostas a esperar esse período necessário até que você tenha mais traquejo.

No entanto, seguir algumas dicas não só ao longo da carreira, mas, principalmente, no início, é fundamental para traçar o caminho do sucesso na sua profissão, certificando-se de que o seu trabalho será bem-feito e dentro do que é atual. Por isso, listamos, neste post, 5 aspectos essenciais aos quais toda manicure iniciante deve atentar para ajudar na profissão. Veja!

1. Lixar as unhas corretamente

Toda manicure iniciante deve saber como lixar as unhas das clientes, afinal, essa prática é tão importante quanto a cuticulagem e a esmaltação. Um erro ao fazê-lo pode afiná-las, causando o enfraquecimento e a quebra. Além disso, se você deixá-las com as pontinhas escamadas, isso vai interferir no resultado do trabalho. Inclusive, existem alguns tipos diferentes de lixas, com finalidades diversas, como aquelas para dar formato, para polir e para dar brilho. Portanto, conheça-as para não se confundir e manusear cada uma do jeito certo.

2. Cuidar dos instrumentos de trabalho

Essa dica pode até parecer óbvia, mas acredite: há profissionais que acabam negligenciando ou não têm a atenção adequada a alguns cuidados com os instrumentos. Todas as ferramentas de trabalho da manicure devem sempre estar limpas e esterilizadas, sendo fundamental lembrar-se, inclusive, da afiação dos alicates. Assim, você garantirá mais segurança contra a transmissão de doenças e evitará picotar as cutículas ou machucar os dedos das clientes.

3. Fazer uma boa cuticulagem

Atualmente, existem técnicas para tirar cutículas que são bastante práticas e têm um resultado satisfatório. Busque, então, atualizar-se constantemente para acompanhar o que acontece no mercado. Há uns anos, por exemplo, era muito comum a manicure deixar as unhas de molho por bastante tempo, mas, hoje em dia, há técnicas mais práticas e que evitam a dilatação da região, garantindo uma boa cuticulagem e até influenciando a durabilidade da esmaltação.

4. Saber deixar as unhas nos formatos da moda

Já que falamos de atualização, saiba que essa prática vai além das técnicas para melhorar a qualidade do seu trabalho. Lixar as unhas em diferentes formatos também faz parte desse estudo para manter o seu trabalho atual e dentro das tendências do momento. As tradicionais redondas e quadradas ainda são bastante usadas, porém as unhas nos formatos de amêndoas, stiletto e bailarina têm feito o gosto de várias mulheres.

5. Esmaltar e limpar

No fim das contas, todo trabalho nos processos de fazer as unhas é essencial para um bom resultado. Mas a esmaltação, geralmente, é o que dá destaque para a manicure iniciante. Por isso, use duas camadas finas de um esmalte de qualidade para ter uma boa cobertura e, depois, aplique um extra brilho para finalizar. Ao limpar o que borrou, use um palito com ponta fina e treine bastante para remover o excesso sem estragar o restante.

Para ter sucesso nessa profissão, evite se acomodar no que já sabe ou ter pressa para atender às clientes, por exemplo. Uma manicure iniciante precisa, sim, aprender técnicas para agilizar e aperfeiçoar o seu trabalho, mas sempre respeitando o tempo para cada processo para não machucar a clientela. Além disso, ela deve sempre usar produtos de qualidade para garantir um bom acabamento e a durabilidade das unhas.

Se você gostou desta leitura para ajudar as manicures iniciantes, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como lixar as unhas em diferentes formatos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.