lixar unhas

8 dicas de ouro para você lixar as unhas em diferentes formatos

Elegante, moderno, ousado ou delicado. Quando se fala do estilo das unhas, as opções são muitas e conhecer cada tipo é uma ótima maneira de encontrar a sua melhor versão ou até mesmo brincar com diferentes formatos. Afinal, eles podem demonstrar os sentimentos e o gosto de quem usa.

Lixar as unhas pode parecer uma tarefa muito simples e fácil de fazer. No entanto, saber que existem técnicas para que essa prática garanta a saúde e a beleza das suas mãos é um trunfo para quem gosta de manter as unhas bem cuidadas.

Neste post, apresentaremos diferentes formatos e passaremos informações essenciais que vão ajudar na hora de lixar e cuidar das unhas. Então, acompanhe a leitura a seguir porque tem muito mais!

O que você precisa saber sobre as suas unhas antes de lixar

Antes de tudo, é importante que você saiba que as nossas unhas são formadas por três camadas: a interna, mais fina, a intermediária, para dar volume, e a superficial, composta por células desvitalizadas que têm a função de cobrir as camadas anteriores.

Portanto, fazer movimentos de vai e vem pode dividir essas camadas, levantar as escamas, quebrá-las e enfraquecê-las. Por isso, aqui vai a primeira dica: lixe em um sentido só, da ponta ao centro, de um lado, depois do outro.

Dicas de como lixar cada formato de unhas

1. Formato quadrado

Apesar dos formatos que são tendência, como o squoval e o stiletto, lixar unhas quadradas ainda é a preferência por se tratar de um estilo clássico.

As unhas quadradas ficam muito bem em quem tem os dedos mais compridos, pois valoriza as mãos e não dá aquela aparência de unhas muito longas. Porém, nada impede que quem tem unhas pequenas use esse formato que garante um visual harmônico e elegante.

Dica: o modelo tem as laterais e a base retas e para alcançar esse formato, basta lixar as pontas e as laterais bem retinhas. Conforme falamos no início do texto, lembre-se de lixar somente para um dos lados, evitando o movimento de vai e vem da lixa que pode deixar a sua unha descamada.

2. Formato oval

Esse estilo é muito moderno e cada vez mais utilizado por quem gosta de seguir a moda, pois junta o clássico do formato redondo com a atualização do oval. Diferente das unhas arredondadas, as ovais são ligeiramente pontiagudas e conferem um visual moderno. Com as unhas médias já é possível garantir um formato bacana. Além disso, elas são práticas e fáceis de cuidar. 

Dica: antes de aderir ao formato, deixe as unhas um pouco mais compridas para poder modelar corretamente e deixar as pontas levemente pontiagudas. Depois, faça o acabamento das extremidades arredondadas. Diferente da quadrada, esse acabamento faz com que a unha não tenha quinas, o que a torna mais difícil de quebrar.

3. Formato squoval

Uma variação do estilo quadrado, o squoval tem a base reta, porém as laterais são levemente arredondadas. Esse formato também é ótimo para evitar que as unhas se quebrem nos cantinhos. Além disso, a mistura do quadrado com o redondo proporciona um visual moderno, discreto e sofisticado. É uma ótima opção para quem está em dúvida de qual formato usar.

Dica: comece lixando as unhas pela base reta. Depois vá para as laterais, comece lixando reto e finalize arredondando as pontinhas suavemente. O formato alonga os dedos, sejam eles finos ou grossos, e funciona muito bem em unhas grandes ou curtinhas.

4. Formato redondo

Outro estilo tradicional e muito utilizado é o redondo. Ele valoriza as pontas dos dedos, tem um visual mais discreto e efeito alongador para as mãos. O shape arredondado tem as laterais lixadas na diagonal. Logo, também tem a vantagem de quebrar menos, tornando esse estilo um queridinho de quem gosta das unhas mais alongadas e sofre com a quebra nos cantinhos.

Dica: basta lixar as unhas de forma arredondada, seguindo as extremidades dos dedos como referência. Apesar de ficarem lindas, esse estilo pode facilitar que as unhas encravem. Portanto, atenção para não deixar pontas.

5. Formato stiletto

Nada convencional, esse modelo é perfeito para quem gosta de ousar no estilo — muito parecido com as unhas mais utilizadas pelas estrelas da música pop. Quem tem unhas mais compridas consegue um efeito melhor, pois é preciso lixar bem as laterais para que as unhas adquiram a forma pontiaguda. Por isso, o indicado é deixar as unhas nesse formato se estiverem bem longas.

Dica: o ideal é deixar as unhas crescerem e depois ir lixando as laterais até a base, inclinando a lixa para poder ir dando a forma de ponta. Lembre-se de manter as unhas hidratadas e, para preservar o formato, o melhor é lixar semanalmente.

6. Formato bailarina

O estilo bailarina, pode ser considerado uma variação do stiletto. Porém, tem um perfil mais delicado, divertido e também moderno, pois, como o próprio nome indica, lembra as sapatilhas de bailarinas. Esse formato é tão usado quanto o quadrado. Devido ao formato, as pontinhas não ficam tão evidentes e tendem a lascar menos.

Dica: Para conquistar esse formato, faça de forma parecida com o stiletto. Vá lixando as unhas na diagonal, porém finalize com as pontas retas. Vale lembrar que deixar as unhas longas facilita.

7. Formato coffin

Já deu para perceber que, quando se fala de formatos de unha, o céu é o limite. O formato coffin, a princípio, pode ser confundido com o bailarina. Entretanto, a diferença está na maneira de moldar. A unha coffin tem as laterais retas desde o início até a ponta com uma leve inclinação. Já a bailarina, tem as laterais ligeiramente arredondadas até a ponta.

Dica: esse modelo não é indicado para unhas naturais. Por isso, é muito importante fazer com quem tem experiência. Se você tem unhas artificiais, se joga nesse estilo moderno que é sucesso na certa.

8. Formato batom

Seguindo a linha da inovação, esse modelo tem as pontas assimétricas e lembra a forma de um batom em bala. Daí o nome. Apesar de diferente, a quem diga que o formato fica bonito tanto em unhas mais compridas quanto nas mais curtas. Além disso, confere um visual ousado e, ao mesmo tempo, prático.

Dica: lixar as unhas no formato batom é mais comum em unhas com alongamento. Por isso, considere conversar com profissionais que tenham experiência antes de experimentar.

Vantagens de lixar as unhas corretamente

Lixar corretamente as unhas é, sem dúvida, um passo muito importante. Entretanto, investir em cuidados e contar com os utensílios necessários para alcançar o visual desejado é essencial. Além disso, para garantir um acabamento perfeito, independentemente do formato escolhido, sempre prefira lixar as unhas com produtos específicos para manicure, maleáveis e menos abrasivos.

Para finalizar, lembre-se sempre de hidratar as unhas e, o mais importante, escolher o estilo que mais gostar. Afinal, nada melhor que ter as unhas bonitas, saudáveis e no formato que mais combine com nosso estilo, não é mesmo? Depois desse passo a passo, é hora de se divertir, buscando inspiração para esmaltar.

Gostou de conhecer os diferentes formatos de unhas? Então é hora de descobrir a variedade de esmaltes Haskell e se inspirar para a sua próxima esmaltacão.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.