Com a grande quantidade de dados e informações disponíveis na internet atualmente, é difícil saber o que é real e o que é inventado. Por conta do vasto número de informações falsas divulgadas, foi denominado o termo fake news. Na hora de procurar informações sobre qualquer assunto, o ideal é checar se as fontes e origens são seguras e confiáveis.

De tantas fake news existentes, alguns mitos são criados, levando a questionamentos sobre a veracidade de determinado dado — a informação de que lavar o cabelo todo dia faz mal é uma dessas questões. Pensando nisso, criamos este post para desvendar se essa indagação é mito ou verdade. Confira!

Lavar o cabelo todo dia faz mal ou não?

A história de que lavar o cabelo todo dia faz mal é um mito, mas alguns pontos devem ser levados em consideração. Quem tem cabelo oleoso ou pratica exercícios físicos diariamente tem a necessidade de lavá-los todos os dias para mantê-los limpos. Em compensação, pessoas com os fios ressecados devem evitar essa prática.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para quem lava os fios todos os dias, alguns cuidados devem ser tomados para que não fiquem quebradiços e danificados. Um deles é evitar água muito quente, e esse é um ponto que todos devem seguir, já que as altas temperaturas tendem a ressecar as madeixas e, para quem tem cabelos oleosos, podem piorar o problema. O ideal é usar a água de morna a fria.

Outra questão a ser observada tem relação com os produtos utilizados. Evite shampoos que limpam muito profundamente os fios todos os dias, como o antirresíduos, mesmo para cabelos oleosos. Esse tipo de produto remove os óleos naturais dos fios, fazendo com que o organismo produza oleosidade em excesso para compensar. O recomendado é usar produtos específicos para seu tipo de cabelo e, a cada 15 dias, lavá-los com o shampoo de limpeza profunda.

Lavar o cabelo todo dia provoca a queda dos fios?

Não, lavar o cabelo todo dia não provoca a queda dos fios. Como explicamos acima, em alguns casos, é necessária essa limpeza diária dos fios para mantê-los saudáveis. Os motivos da queda de cabelos podem ser vários e devem ser investigados por especialistas para que o tratamento possa ser desenvolvido.

Algumas das razões mais comuns para a condição estão relacionadas com a genética — nesse caso, a alopecia androgenética ou a calvície —, a falta de higienização do couro cabeludo, o excesso de oleosidade — que impede o crescimento correto dos fios e estimula a queda —, o estresse, a má alimentação e a deficiência de vitaminas.

Qual é a periodicidade ideal para cada tipo de cabelo?

Não existe um número específico de vezes considerado correto para lavar o cabelo. O que determinará isso é a necessidade individual de cada fio. No entanto, existem algumas recomendações para cada tipo que podem auxiliar na hora de resolver se suas madeixas precisam ou não ser lavadas todos os dias.

Cabelos oleosos

Esse tipo de cabelo é caracterizado pela oleosidade excessiva na raiz, o que pode deixar os fios brilhantes e grudados. Esses óleos podem ser acompanhados por descamações, também conhecidas como caspa oleosa, e provocar coceiras no couro cabeludo.

Quem tem esse tipo de cabelo deve lavar os fios sempre que sentir necessidade, o que pode ser diariamente, já que não há problemas quanto a isso. Porém, não se esqueça de seguir as recomendações citadas acima para não piorar o problema. Evite também aplicar condicionador na raiz, assim, o cabelo se mantém limpo por mais tempo.

Cabelos mistos

Os cabelos mistos são aqueles em que a raiz é oleosa, e as pontas, secas. Para esse tipo, o ideal é lavar os fios dia sim, dia não, dando um intervalo para que os óleos naturais e nutrientes cheguem às pontas. Nesse caso, também há a possibilidade de lavá-los todos os dias, mas o ideal é usar os produtos indicados para seu tipo de cabelo. Assim, não há risco de as pontas ficarem ressecadas.

Do mesmo modo que os cabelos oleosos, nesses tipos de fios, não se deve aplicar cremes e condicionadores na raiz. O recomendado é fazê-lo do meio das madeixas para as pontas. Para ajudar a hidratar as partes mais ressecadas, o uso de máscaras e óleos hidratantes é indicado, no entanto, sempre nas extremidades dos fios.

Cabelos secos

Nesse caso, a produção de óleos pelo organismo acontece em pouca quantidade, prejudicando a saúde dos fios, tornando-os opacos e sem vida. Esse problema pode ocorrer também em cabelos cacheados e crespos, em que os cachos dificultam a chegada da oleosidade às pontas.

Para quem tem esse tipo de cabelo, o ideal é lavá-lo com menos frequência, em dias alternados ou de dois em dois dias. Ao lavar todos os dias, a pouca oleosidade natural produzida é removida, deixando os fios sem vida e danificados. Uma dica para quem tem cabelos mais ressecados é, ao menos uma vez por semana, substituir o condicionador por uma máscara ou óleo hidratante.

Como manter os fios limpos por mais tempo?

Como explicamos, alguns cuidados devem ser tomados por quem tem o hábito de lavar os fios diariamente. No entanto, sabemos que nem sempre sobra tempo ou disposição para fazê-lo todos os dias. Abaixo, listamos alguns produtos que podem ajudar a manter os fios limpos por mais tempo, especialmente em uma emergência.

Shampoo a seco

Um dos principais aliados dos fios atualmente, o shampoo a seco é um “pó” que, ao ser aplicado nos fios, remove o excesso de impurezas e a oleosidade do cabelo. Esse produto não é a solução contra a oleosidade, sendo indicado especialmente para emergências, e deve ser removido no dia seguinte. No entanto, para quem está sem tempo de lavar as madeixas, é uma ótima opção.

Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos pode ser um vilão e um aliado dos fios. Por ter o pH mais alcalino, quando usado de maneira correta, ele pode ajudar a manter o cabelo limpo por mais tempo, além de remover as impurezas mais profundamente. Para isso, o ideal é substituir o shampoo normal por ele a cada 15 dias. Quem tem cabelos oleosos pode fazer essa troca uma vez por semana, mas não mais que isso.

Produtos com ativos refrescantes

A grande maioria dos produtos indicados para cabelos oleosos é à base de ativos refrescantes, como gengibre, menta e carvão ativado. Isso porque eles ajudam a remover o excesso de oleosidade e deixam a sensação de fios mais limpos por mais tempo. Para quem deseja manter o cabelo limpo por períodos mais longos, esses itens são recomendados e funcionam muito bem.

Viu? Alguns desses mitos são apenas isso, mitos. A verdade é que a frequência com que cada pessoa lava os fios depende do tipo de cabelo. Se, no seu caso, for necessário lavar o cabelo todo dia, é só seguir as precauções recomendadas para mantê-los limpos e saudáveis. Aproveite que está aprendendo mais sobre cuidados com os fios e descubra como fortalecer o cabelo com nossas dicas.