jovens grisalhos

Jovens grisalhos: por que isso acontece? Entenda!

Powered by Rock Convert

Você já olhou para alguém da terceira idade e teorizou se a pessoa pinta os fios brancos ou não? Afinal, é comum que com o avançar da idade os cabelos brancos comecem a surgir naturalmente, correto? Não necessariamente. Existem muitos jovens grisalhos por aí que, apesar da pouca idade, já podem utilizar a expressão popular ‘’respeitem meus cabelos brancos’’.

Conhece alguém que passe por isso? Famosos, como a cantora Marília Mendonça, com menos de 30 anos, já compartilharam fotos com seus fios brancos. A explicação para isso são questões genéticas, estilo de vida, estresse, produtos químicos, alimentação, e problemas de saúde, que são alguns motivos que podem tornar os jovens grisalhos.

Por mais que pareça um assunto meramente estético, como os cabelos brancos também podem sinalizar problemas, é importante redobrar a atenção. Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

Como os cabelos brancos normalmente aparecem?

No geral, os fios brancos aparecem quando o melanócito, responsável pela produção do pigmento que dá cor aos fios, começa a envelhecer. Com o tempo, é natural que esse melanócito diminua cada vez mais sua atividade. Normalmente, esse processo se inicia entre 35 e 55 anos, dependendo da genética e de inúmeros outros fatores.

Assim, a coloração dos fios passa a ser cinza, prata e, por fim, branca, quando o pigmento foi completamente perdido. Essa perda também favorece o enfraquecimento dos fios, que leva à queda e ao ressecamento. Especialmente por esses motivos, torna-se ainda mais preocupante quando ocorrem em jovens.

O que provoca jovens grisalhos?

Conforme mencionado, a perda da pigmentação dos fios capilares deveria ocorrer apenas com o avançar da idade, de forma natural. Ainda assim, não é isso que acontece e tem sido cada vez mais comum o aparecimento de jovens grisalhos. Por isso, é importante entender os principais causadores desse fenômeno.

Genética

A genética é o principal e mais conhecido fator para determinar o surgimento de fios brancos em pessoas mais novas. Quer dizer, a estimativa da ciência é que negros passem por esse processo depois dos 55 anos, enquanto os orientais tendem a lidar com essa situação entre 45 e 55 anos. 

Isso porque, os genes de cada um podem ser responsáveis por interromper a produção de melanina ainda na fase jovem, o que pode ocorrer antes dos 20 anos ou apenas depois. Nesses casos específicos, a explicação da ciência é pela alteração no gene IRF4, que regula a produção da melanina.

Deficiência de melanina

Como você pôde perceber, a melanina regula a cor dos nossos fios, e quando algo acontece com ela, isso pode influenciar para mais ou para menos em sua produção. A deficiência da vitamina B12, por exemplo — que é encontrada em peixes, carnes, ovos e laticínios — faz com que o corpo tenha mais dificuldade em transportar oxigênio para as células do corpo, o que afeta a fabricação da melanina. 

Além disso, outros elementos exercem influência nessa proteína, é o caso do ferro, ácido fólico, cobre e vitamina D3. Manter uma alimentação deficiente nesses itens leva a produção do pigmento responsável pela coloração do cabelo abaixo do aceitável.

Powered by Rock Convert

Por esse motivo, tenha uma dieta que inclua alimentos como cereais integrais, vegetais folhosos e verdes, ovos, fígado, queijo, sementes, carnes etc., e não deixe de conversar com um nutricionista sobre essa questão, especialmente se você tiver tendência de ser um jovem grisalho.

Hormônios

Caso ocorra um desequilíbrio de hormônios, os fios podem ficar brancos de forma precoce. O desequilíbrio pode ocorrer por diversos fatores, como diabetes, problemas na tireoide, ovários policísticos etc. 

De acordo com estudos de 2013, os distúrbios da tireoide tem interferência no surgimento de cabelos brancos precocemente. A tireoide também exerce influência na cor do cabelo, que pode mudar sua tonalidade. 

Da mesma maneira, existem alguns hormônios que podem retardar o embranquecimento dos fios, é o caso do Alfa-MSH, que estimula a produção de melanócito. Assim, é possível devolver gradativamente e por um tempo a coloração dos fios brancos.

Estresse

O embranquecimento precoce dos fios não seria a primeira consequência do estresse contínuo e intenso na saúde dos nossos cabelos, já que ele ajuda na formação de radicais livres, que são moléculas tóxicas para o organismo humano. Assim, de acordo com sua intensidade e frequência, o estresse também pode levar à queda dos fios.

Produtos químicos

Todos os produtos utilizados em tratamentos capilares, tanto os usados no dia a dia, quanto os usados em tratamentos químicos possuem ingredientes que podem manifestar sensibilidade em algumas pessoas. As pessoas que manifestam alergia não devem utilizar o produto que resultou em hipersensibilidade, pois pode levar a lesões no couro cabeludo. Além disso, o contato excessivo do produto químico no couro cabeludo , ou o uso inadequado, também pode ocasionar lesões. Dependendo da gravidade da lesão, pode ocorrer o comprometimento das células que produz o pigmento do cabelo e, consequentemente, os cabelos nascerão brancos.

Doenças autoimunes

Existem doenças que podem acelerar o embranquecimento dos fios ou, pelo menos, causar essa impressão, o que leva a um alerta, especialmente de jovens grisalhos, para sua saúde. As doenças mais comuns são o vitiligo, que destrói as células responsáveis pelo desenvolvimento do melanócito, atuando de forma semelhante ao que ocorre na pele.

Outra doença é a alopecia, que leva a uma perda repentina de grandes quantidades de cabelo de qualquer região, por meio de manchas arredondadas que surgem. Além da queda capilar, essas manchas também podem levar a despigmentação dos fios. 

Outras causas

Além dos motivos mencionados, outros hábitos e estilo de vida podem influenciar no aparecimento dos cabelos grisalhos, como o uso de medicamentos cujos efeitos colaterais podem incentivar o embranquecimento dos fios, como o uso de tabaco, exposição constante à poluição, sol, produtos químicos e até o clima da região em que o indivíduo reside.

Como você pôde perceber, não são apenas os idosos que lidam com os fios brancos. Considerando que isso, especialmente no caso de jovens grisalhos, envolve mais do que questões estéticas — caso isso seja um incômodo para você —, mas também de saúde, procure um médico para uma avaliação e tratamento completo da saúde. E ainda, cultive bons hábitos, como alimentação saudável, evite o estresse e fumo excessivo.

Agora que você conferiu o post, quer saber como nossos produtos podem ajudar no melhor cuidado com os cabelos? Entre em contato conosco, da Haskell, e descubra!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.