hidratação de cabelo em casa

  Que tal fazer uma hidratação de cabelo em casa igual àquela do salão?

Com a impossibilidade de visitarem o cabeleireiro, por conta do isolamento social do coronavírus, muitas pessoas sentem falta dos tratamentos realizados no salão para deixar os cabelos mais sedosos e bonitos.

No entanto, você sabia que é possível fazer uma hidratação de cabelo em casa e obter resultados profissionais? Para isso, é importante seguir algumas dicas e práticas que tornam os procedimentos mais eficientes.

Neste post, explicamos o que você precisa saber para conquistar esse resultado diferenciado, então, confira!

A razão de ser necessário hidratar os fios

O processo de hidratação dos cabelos consiste em repor a umidade natural perdida ao longo do dia. Ele é importante para todos os tipos de cabelo, sendo a pessoa adepta a procedimentos químicos ou não.

Existem diversas agressões que afetam os fios diariamente, como as ferramentas de calor, a água quente, a exposição solar, a poluição e o vento. Tudo isso faz com que as escamas do cabelo se abram, causando a perda de água e deixando uma aparência de cabelo poroso, armado, opaco e quebradiço.

A hidratação é, portanto, uma forma de devolver essa água aos fios e recuperar a maciez, a sedosidade e o brilho, reduzindo o frizz e deixando os cabelos com um aspecto saudável. 

A escolha dos produtos certos

Para garantir uma hidratação de salão, é importante escolher os produtos com sabedoria. Cada tipo de cabelo demanda cuidados específicos, então, uma máscara para cabelos secos não vai ser uma boa pedida para quem tem fios mistos ou oleosos.

Quem opta por procedimentos químicos, como descolorações e alisamentos, por exemplo, precisa de máscaras hidrorreconstrutoras, que, além de hidratarem, ajudam a recuperar os danos.

Uma dica é optar por embalagens profissionais, que contam com um ótimo custo-benefício e chegam a durar cerca de 40 aplicações. Além disso, procure produtos que contem com ativos naturais focados em hidratação, como os óleos vegetais, o D-pantenol e a aloe vera.

Os diferenciais do tratamento no salão

A diferença de uma hidratação feita no salão para a feita em casa não está apenas nos produtos. Existem algumas práticas que o profissional executa e que podem ser adotadas para conseguir resultados de salão. Conheça algumas!

Massagem capilar

Você já deve ter notado que seu cabeleireiro demora um pouco mais para lavar e hidratar os fios, e isso é porque ele utiliza essa técnica. A massagem capilar é um procedimento simples que ajuda a deixar os cabelos mais saudáveis e fortes.

Ela deve ser iniciada pelo couro cabeludo, com o shampoo, para garantir uma limpeza total dos resíduos e aumentar o fluxo sanguíneo da região. A prática auxilia muito no crescimento e na nutrição dos fios e é bastante relaxante.

Enxágue

Algumas pessoas acreditam que deixar resíduos de máscara e condicionador nos fios é uma boa prática para mantê-los hidratados, mas não é. Por isso, outro diferencial do salão é que o profissional remove totalmente os resíduos ao final de cada etapa, garantindo mais saúde para os fios.

Se você quer deixar os cabelos mais hidratados ao longo do dia, a dica é apostar em produtos desenvolvidos especialmente para aplicação sem enxágue, como os leave-ins e cremes para pentear.

Tempo

Outro erro que cometemos na hidratação feita em casa é não respeitar o tempo de pausa informado na embalagem pelo fabricante.

Deixar o produto agindo mais ou menos tempo do que o indicado pode não gerar os resultados esperados, por isso, é importante colocar um alerta no celular e respeitar o intervalo necessário para que a hidratação aja.

Temperatura da água

Por fim, um dos principais erros no tratamento em casa é optar pela água quente no banho. A alta temperatura é uma verdadeira vilã para a saúde dos fios, favorecendo o aumento da oleosidade da raiz e ressecando o comprimento.

A dica dos profissionais nesse caso é sempre optar por uma água em temperatura de morna para fria, como as utilizadas no salão de beleza.

As dicas para hidratação de cabelo em casa

É comum a reclamação de que as hidratações caseiras não são a mesma coisa do que as realizadas no salão, no entanto, é possível, sim, obter resultados incríveis com uma aplicação adequada dos produtos. A seguir, listamos um passo a passo com algumas dicas que podem ajudar você na missão.

Utilize corretamente o shampoo

O shampoo é o primeiro passo para o tratamento de hidratação. É ele que vai limpar os fios e prepará-los para receber a máscara. Para resultados mais efetivos, a dica é investir em um antirresíduos, que deixará as cutículas ainda mais abertas para absorverem os ativos do produto.

No entanto, tenha atenção, já que esse tipo de produto não deve ser utilizado todos os dias, pois pode remover químicas e colorações. Por isso, alterne seu uso com um shampoo mais hidratante.

Na hora da lavagem, aplique o shampoo nas mãos e espalhe-o apenas na raiz com uma massagem. Não passe o produto no comprimento do cabelo — essa parte deve ser limpa somente com a espuma que escorre no enxágue.

Aposte em uma máscara de hidratação

Depois de lavar os fios, retire o excesso de água e penteie com um pente de dentes largos, pois isso fará com que a máscara seja mais bem absorvida e tenha sua ação mais efetiva. Na hora da aplicação, passe o produto mecha a mecha, da altura da orelha para baixo, enluvando com movimentos rápidos.

Aguarde o tempo de pausa utilizando alguma ferramenta de calor, como toucas térmicas, de alumínio ou mesmo uma toalha quente, já que isso fará com que as escamas do fio se abram ainda mais para a penetração dos ativos.

Remova bem o condicionador

Depois da pausa, enxágue bem com água fria e aplique o condicionador no comprimento para que as escamas se fechem e o cabelo retenha a hidratação por mais tempo. O condicionador também precisa ser enxaguado e retirado completamente.

Por fim, caso queira finalizar o processo com a escova, é fundamental que você utilize um protetor térmico para proteger a fibra capilar de novos danos. 

Seguindo as dicas deste post, é possível realizar uma hidratação de cabelo em casa com resultados de salão. A frequência do procedimento vai depender do tipo de cabelo. Cabelos cacheados e crespos, por serem naturalmente mais ressecados, podem receber o tratamento duas vezes por semana. Já nos fios lisos e finos, o ideal é que ele seja realizado uma vez por semana.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre cuidados para os cabelos diretamente em seu e-mail.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.