Seus cabelos estão fracos, quebradiços e os fios têm caído com frequência? Saiba que esses problemas podem estar relacionados ao entupimento dos poros presentes no couro cabeludo, a falta de cuidados com os fios, deficiências nutricionais ou pela química presente nas madeixas.

A verdade é que cada mulher tem um tipo de cabelo. Seja ele mais grosso ou fino, se a espessura do fio tem apresentado mudanças ao longo do tempo é preciso atenção, pois isso pode ser um sinal de enfraquecimento dos cabelos.

É claro que há diversos fatores que podem influenciar na queda e enfraquecimento dos fios, como a predisposição genética e a dificuldade do organismo em absorver as vitaminas e nutrientes necessários para a saúde das madeixas. Contudo, em ambos os casos, a única maneira de devolver a força e o brilho aos fios é apostando em cuidados diários e produtos de qualidade.

Se você está passando por isso e quer investir no fortalecimento do cabelo, continue a leitura e confira as 6 dicas que separamos para você!

1. Faça hidratação capilar periodicamente

Para aumentar o fortalecimento do cabelo, é essencial fazer uma hidratação capilar pelo menos vez uma vez a cada quinze dias. A hidratação não age profundamente nos fios como a reconstrução, porém, é tão importante quanto — afinal, ela deixa os cabelos mais maleáveis e sedosos.

Não é necessário ir ao salão para obter bons resultados. Basta acrescentar vitaminas, bepantol líquido, óleo de coco e argan junto ao creme de tratamento para potencializar o efeito.

Além de ajudar no fortalecimento e brilho dos fios, os óleos ajudam a fechar a cutícula do cabelo, favorecendo a hidratação, resistência e disciplina das madeixas.

2. Utilize máscaras fortalecedoras

Se você quer manter as madeixas fortes e saudáveis, procure utilizar máscaras que tenham em sua composição aminoácidos e proteínas, como a queratina. Elas auxiliam na reconstrução do cabelo e devolvem o brilho e a elasticidade.

É indicado também que as máscaras sejam utilizadas de uma a duas vezes por semana. No entanto, a frequência da aplicação deverá ser feita conforme o estado dos fios. Se o cabelo estiver muito danificado, faça pelo menos uma vez na semana. Caso contrário, aplique a cada quinze dias.

3. Cuide da alimentação

Engana-se quem pensa que só produtos de qualidade podem fortalecer os fios. Afinal, a alimentação também está diretamente ligada à saúde e aparência das madeixas. Quanto mais saudável e equilibrada ela for, mais forte e macio será o seu cabelo.

Por isso, procure ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, para obter os benefícios. A seguir, listamos as vitaminas essenciais para manter a saúde dos fios e os alimentos em que elas são encontradas.

Vitamina A

Presente em frutas como mamão, manga e em produtos de origem animal, a vitamina A estimula o crescimento e fortalecimento do cabelo.

Vitamina E

Encontrada em sementes de girassol, espinafre, óleo de coco e abacate, a vitamina E melhora a aparência da pele e dos cabelos e ajuda o organismo a produzir novos fios.

Ômega 3

Estimula a produção de colágeno, mantém os cabelos brilhosos e evita a queda capilar. O ômega 3 está presente nas sementes de linhaça, atum, sardinha, salmão, castanhas e nozes.

Minerais

Presentes nas carnes, feijão, verduras, cereais e ovos, os minerais são extremamente importantes para a produção de hormônios e composição dos tecidos. Em baixa quantidade, podem causar queda de cabelo, deixar a pele seca e as unhas e cabelos quebradiços.

Legumes e verduras

Os legumes e as verduras são importantes para o crescimento saudável dos fios e atuam nos pigmentos que dão cor aos cabelos.

4. Faça uma boa higienização

Higienizar bem os fios é fundamental para a saúde do couro cabeludo. Um erro muito comum é as mulheres deixarem de lavar diariamente os cabelos por acreditarem que isso causa queda das madeixas. No entanto, deixar de lavá-los pode prejudicar a saúde dos fios, pois pode entupir os folículos capilares, prejudicando o crescimento.

O ideal é que a lavagem seja realizada em dias alternados, em temperatura abaixo de 25 graus. Procure evitar a água quente para lavar os fios, pois ela acelera a abertura da cutícula e pode deixar as madeixas ou muito secas ou extremamente oleosas.

É importante também, utilizar shampoo de limpeza profunda a cada quinze dias ou quando sentir os cabelos pesados. Esse produto retira todas as impurezas acumuladas nas madeixas, contribuindo para o crescimento saudável dos fios.

5. Proteja os seus cabelos no dia a dia

É extremamente importante que você proteja os seus cabelos contra os raios UV. Para isso, procure usar produtos que tenham em sua composição protetor solar, como o leave in. Ele deve ser aplicado sobre os cabelos após a lavagem com shampoo e condicionador e não necessita de enxágue. Além disso, ele forma uma película nos fios, que protege contra os raios solares e também contra fatores externos como a poluição.

Lembrando que esse produto jamais deve ser aplicado na raiz dos cabelos, pois pode causar caspa e irritação no couro cabeludo.

Vale ressaltar também que incluir esse cuidado na sua rotina vai garantir que os seus cabelos não sejam danificados, mantendo-os fortes e saudáveis.

6. Utilize os produtos adequados

Investir em produtos de qualidade é essencial para garantir o fortalecimento do cabelo. De nada adianta cuidar da alimentação, higienizar bem os fios e hidratar as madeixas semanalmente se você não utiliza produtos adequados ao seu couro cabeludo.

Portanto, tenha atenção na hora de escolher os produtos. Se o seu cabelo for liso, procure sempre comprar shampoos, condicionadores e máscaras que atendam a necessidade dos seus fios.

Jamais escolha produtos que não são para o seu tipo de cabelo, por exemplo, shampoo para fios cacheados, pois eles costumam ter óleos em sua composição e podem deixar o seu cabelo ainda mais oleoso.

Não se esqueça também de investir em produtos indicados para cabelos quebradiços. Eles fortalecem as madeixas e combatem a queda dos fios.

Gostou das nossas dicas sobre o fortalecimento do cabelo? Então, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer os nossos produtos!