fortalecer cabelos e unhas

Alimentos para fortalecer cabelos e unhas: 8 tipos e seus principais benefícios

Você já deve ter ouvido falar que o melhor tratamento para o manter a pele, cabelo e unhas saudáveis é a partir da alimentação. Isso não é mito, é a partir dos alimentos que nosso organismo consegue ingerir nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Dietas deficientes ou com baixa ingestão de nutrientes prejudicam unhas e cabelos, tornando-os fracos e quebradiços. Por isso, é necessário manter uma dieta balanceada com alimentos naturais e benéficos. Pensando nisso, criamos esse post com 8 alimentos para fortalecer cabelos e unhas. Confira.

1. Peixes

Os peixes, especialmente o salmão, sardinha e atum são ricos em zinco, proteína e Ômega 3. Esses nutrientes ajudam a manter o cabelo e as unhas fortes e saudáveis. Além disso, o Ômega 3 é antioxidante, o que ajuda a aumentar o tempo de vida dos fios e previne o aparecimento da alopecia – queda repentina de grande quantidade de cabelo.

Outros frutos-do-mar benéficos para cabelos e unhas são as ostras e mariscos. Ricos em magnésio ajudam a conseguir unhas e cabelos mais sadios e bonitos, esse nutriente é essencial para a construção da queratina – proteína responsável pela força e renovação celular.

2. Cereais

As vitaminas do complexo B são essenciais para o fortalecimento e crescimento dos cabelo e unhas. Encontradas em grandes quantidades em cereais como arroz integral, centeio, aveia e cevada ao serem adicionados na alimentação podem trazer grandes benefícios para o organismo.

O consumo de cereais garante cabelos saudáveis, hidratados, crescendo fortes e previne a calvície. Para as unhas, ajuda no fortalecimento e crescimento. Além disso, retarda e previne o envelhecimento precoce das células da pele.

3. Oleaginosas

As oleaginosas são alimentos que devem estar na dieta de quem quer fortalecer cabelos e unhas. Para começar, as amêndoas possuem alto teor de vitamina E, um antioxidante que oferece benefícios anti-inflamatórios para o organismo e favorece a produção de colágeno. Além disso, são fontes de aminoácidos e cálcio, substância responsável pela saúde das unhas, ossos, dentes, pele e cabelo.

Já as castanhas, do pará e de caju, são ricas em selênio que além de ser antioxidante, auxilia na produção do colágeno. Ela também são ótimas opções para a ingestão de Ômega 3, que como foi mencionado ajuda no tratamento de unhas e cabelos fracos e quebradiços.

4. Frutas vermelhas e cítricas

Os antioxidantes são essenciais para proteger nosso organismo e células contras os radicais livres e envelhecimento. Na alimentação a melhor maneira de ingeri-los é a partir das frutas vermelhas e cítricas como morango, mirtilo, framboesa, cereja, amora, jabuticaba, limão e laranja.

Os antioxidantes ajudam a fortalecer unhas e cabelos. Nesses alimentos também podem ser encontrados vitamina E que ajuda a manter o brilho capilar e conferir um crescimento natural e saudável. Já para as unhas amolece a cutícula para facilitar a remoção, fortalece e evita que elas se quebrem.

5. Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras como couve, acelga e espinafre contam com vários benefícios para o organismo, e os cabelos e unhas não podem ficar de fora. Esses alimentos são responsáveis por oferecerem vitaminas C, A, K e E, além de substâncias como magnésio, ferro, zinco e potássio que são indicados para a oxigenação e nutrição do bulbo capilar e obtenção de um couro cabeludo mais saudável.

Os vegetais verdes escuros também garantem o crescimento de fios mais fortes e saudáveis, além da vitalidade das unhas, diminuindo a quebra e descamação constante. Para a pele, promovem a hidratação e previnem o envelhecimento.

6. Ovos e leguminosas

Ricos em proteínas, biotina e vitamina D os ovos são indicados para quem deseja ter unhas e cabelos fortes e saudáveis. As proteínas presentes no alimento ajudam a ter unhas grandes e fortes, além de estimular o metabolismo. Já a biotina tem um papel importante no desenvolvimento da queratina, a deficiência dessa substancia pode causar queda e quebra de cabelos e unhas.

Outra fonte importante de proteína vegetal são as leguminosas que ainda oferecem vitaminas e minerais para o organismo. Por ter grandes quantidades de ferro e zinco são excelentes para fortalecer unhas e cabelos, além de prevenir a queda. Essas leguminosas podem ser lentilhas, feijão, ervilha e grão-de-bico, por exemplo.

7. Carne vermelha

O consumo de carne vermelha é essencial para manter cabelos e unhas fortes. Rica em proteínas e ferro é responsável por fortalecer e evitar a quebra e a queda. Pessoas com dietas com baixa ingestão de ferro e com anemia tendem a ter problemas com a queda de cabelo, demonstrando a importância desse alimento no dia a dia.

Outra substância presente nas carnes vermelhas é o colágeno. Ele é responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza do cabelo. Esse nutriente ainda ajuda a prevenir o envelhecimento da pele, unhas e cabelo.

8. Óleo de coco

O óleo de coco se tornou um dos queridinhos nos últimos tempos, especialmente pelo baixo teor calórico e ajudar na perda de peso. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que esse alimento também é muito indicado para fortalecer cabelos e unhas. 

Rico em vitaminas D, K e A, além de ácidos graxos ele ajuda a reconstruir e fortalecer os fios, promovendo brilho e maciez. No caso das unhas, ele previne o ressecamento, favorece o crescimento, fortalece e ajuda a amolecer a cutícula para facilitar a retirada.

O óleo de coco além de ser um alimento super versátil, também pode ser usado para fazer umectação nos fios e devolve os nutrientes perdidos. Mas, esteja atento, não misture a substância usada para cozinhar com a aplicada nos cabelos.

Como explicamos, a melhor maneira de cuidar da pele, cabelos e unhas é através da alimentação. É a partir de uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais que nosso corpo consegue os nutriente e vitaminas necessários para fortalecer cabelos e unhas. Não se esqueça que aliado a alimentação saudável é necessário manter-se hidratado com a ingestão de água diariamente.

E aí, o que achou de conhecer 8 alimentos para fortalecer cabelos e unhas e seus principais benefícios? Aproveite e aprenda aqui como cuidar de cabelos opacos e ressecados.

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