formol nas unhas

Formol nas unhas: quais as desvantagens disso?

Você já recebeu a indicação de colocar formol nas unhas por meio de alguma base? Caso a resposta seja negativa, ainda assim é possível que você tenha utilizado. Se você não sabe, então é porque provavelmente não teve nenhuma alergia ao produto.

Comumente, a queixa de enfraquecimento das unhas tem como alternativa o uso de esmaltes que apresentam essa substância na sua formulação. Porém, há muitas desvantagens nessa dica.

Provavelmente você deve conhecer a expressão “apesar da idade, fulana aparenta ser tão nova que parece até conservada no formol”. Esse líquido é usado como conservante em peças de anatomia, daí o significado da expressão. Ele também está presente na indústria cosmética e pode causar prejuízos ao corpo.

Olha só, após a leitura deste post, você saberá as principais desvantagens do uso do formol nas unhas e entenderá como melhorar a saúde das unhas, caso já tenha utilizado dessa substância. Confira!

Quais são os usos e características do formol?

O formol possibilita o enrijecimento. Ele funciona como uma cola que age nas moléculas que formam as unhas, no caso, as queratinas. Para isso acontecer, ele utiliza da água como combustível, o que resulta na desidratação das unhas.

Apesar de ser muito indicado em casos de unhas amolecidas, a recomendação de dermatologistas é evitar e olhar com atenção as embalagens dos esmaltes. Na parte dos ingredientes, se houver os nomes Formaldehyde ou Formaldehyde Resin, dispense. Esse líquido incolor é tóxico, tem odor muito forte, mas infelizmente ainda é recorrente na composição de muitos produtos da indústria estética.

Basicamente, ele funciona como um isolador artificial que age como conservante nos produtos. Também é utilizado para deixar a fibra dos cabelos mais rígidas, ou das unhas, como falamos acima.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite até o limite de 0.2% a 5%. Porém, muitas pessoas manipulam individualmente e prometem milagres para as unhas. Por isso, sempre verifique se há o selo da agência e a indicação do profissional responsável pela produção.

Quais são as desvantagens do formol nas unhas?

Sabe aquela história de “o que os olhos não veem o coração não sente?” Apesar de não conseguir distinguir pela visão, o cheiro e as consequências que o formol pode causar no nosso corpo são possíveis de identificação.

Infelizmente, tendemos a acreditar que as normas que regulamentam a produção de cosméticos ou mesmo qualquer outro produto industrializado, garantem a nossa proteção.

Tóxico

O formol é um líquido extremamente tóxico. Para você ter uma ideia, ele é obtido a partir da dissolução em água de um gás chamado formaldeído. Esse gás causa profunda irritação nas mucosas.

Dessa maneira, não é comum o aparecimento de alergias após o uso de produtos com concentração de formol. Lesões vermelhas que coçam ao redor das pálpebras, do pescoço e da boca são alguns exemplos.

Além disso, o contato com as unhas pode levar ao descolamento, quebra, sangramentos e aumento de sensibilidade com dor. Em casos mais crônicos, há o surgimento de uma pele enrijecida logo abaixo da unha, dificultando o corte. Portanto, pense duas vezes na hora de escolher o esmalte.

Cancerígeno

Você sabia que o câncer pode ser uma consequência do uso de formol nas unhas? Definitivamente é algo que ninguém quer. Mas a verdade é que desde 2004, a Organização Mundial da Saúde aponta o formol como um agente cancerígeno. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer também considera a substância como um fator de risco.

Câncer de pulmão, sangue, narinas, cabeça e boca estão diretamente relacionados ao uso de produtos que contenham formol. Então, diante dessas informações, a melhor atitude que podemos fazer é evitar o seu uso. Não faça como muitos tutoriais na internet que ensinam a adicionar formol em esmaltes. O resultado é apenas adoecimento das unhas e do corpo.

Odor forte

Uma característica que denuncia a existência do composto químico é o odor extremamente forte. Aliás, produtos que contenham um cheiro muito forte provavelmente apresentam elementos danosos a nossa saúde. Por isso, é importante conferir e pesquisar o nome que aparece nas embalagens dos esmaltes. A rápida pesquisada pode evitar muitos problemas futuros.

Como melhorar a saúde da unha?

Se o sentimento de preocupação foi crescendo em você à medida que a leitura deste artigo prosseguia, calma! Sabemos que a popularização do formal torna quase inevitável o seu uso uma vez ou outra.

Olhe para as suas unhas e observe se elas estão saudáveis. Talvez, o excesso de amarelado em alguma das suas extremidades ou a fragilidade das pontas seja decorrência do uso de produtos com formol.

Manteiga de Cupuaçu e Karité

Para melhorar a saúde das unhas, além de ir ao dermatologista, passe um tempo sem utilizar produtos que contenham químicos muito pesados. Evite cortar as cutículas e aposte na hidratação com produtos de origem natural, como manteigas de cupuaçu e karité. Elas oportunizam uma hidratação intensa, sem efeitos colaterais.

Óleo vegetal

Óleo vegetal de semente de usa também é uma ótima sugestão. Evite também o contato prolongado na água, pois causa amolecimento, favorecendo, a depender do contexto, a manifestação de fungos invasores. De qualquer maneira, vale a regra de ouro: tenha bom senso. Saiba que produtos de beleza são feitos para realçar aquilo que já existe em você. Comande eles e não o contrário.

Acetona

Esqueça o uso de acetona, prefira um removedor caseiro, ou mais saudável. Esse produto químico também é responsável pelo enfraquecimento das unhas. Apesar de popular, a acetona parece estar com os dias contados para quem deseja viver com mais beleza e saúde.

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre os riscos do formol nas unhas. A substância química é um líquido que conserva e favorece o enrijecimento das proteínas, porém traz malefícios. Agora você já sabe que ele pode causar câncer, alergias e é extremamente tóxico para o nosso corpo. Dessa maneira, é necessário evitar o seu uso e adicionar estratégias para manter saudável a saúde das unhas.

Lembre-se que unhas merecem toda a atenção. Se você chegou até aqui, agradecemos também a sua atenção. Agora, queremos saber: este conteúdo realmente foi importante para você? Se a resposta for positiva, continue conosco seguindo a gente no Facebook, Instagram e Twitter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.