fitagem no cabelo

Guia completo para fazer fitagem no cabelo

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Você sabe como cuidar dos cabelos crespos, cacheados e ondulados e garantir que a definição das curvas dure por mais tempo? A fitagem no cabelo é uma técnica de texturização que garante madeixas incríveis com muita definição e um resultado de salão de beleza.

Quer conhecer mais sobre essa finalização e descobrir o passo a passo de todas as variações da técnica? Nós preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a fitagem, quais os benefícios de apostar na prática e quais as dicas e truques para deixar os cachos lindos e modelados sem precisar recorrer ao babyliss. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é fitagem capilar?

A fitagem é uma técnica simples de finalização e texturização dos cabelos que serve para definir os cachos e fazer com que eles permaneçam bonitos e intactos durante vários dias. Queridinha das blogueiras, essa finalização promove madeixas mais definidas e disciplinadas e o resultado poderoso pode durar até 3 dias.

A técnica consiste em separar o cabelo cuidadosamente em mechas, na espessura de fitas, e finalizá-las individualmente. Vale lembrar que, apesar de ajudar na definição, a fitagem não forma cachos, por isso, ela não tem o poder de modelar fios lisos.

No entanto, cabelos ondulados, cacheados e crespos se beneficiam muito da texturização, que não tem restrições e pode ser realizada sempre que você lavar a cabeça. Quem está no processo em busca de finalizações e produtos para transição capilar, abandonando as químicas alisantes e as fontes de calor, também pode aderir à técnica para tentar igualar as texturas e conseguir uma maior definição no comprimento.

Quais benefícios a fitagem traz para os fios?

Aderir à fitagem para a finalização dos cachos é uma ótima ideia. Esse é o método mais simples de texturizar os fios e você não precisa de instrumentos, como babyliss ou difusor, apenas de um creme e de seus próprios dedos.

Além disso, a técnica também garante um resultado incrível e duradouro e outros benefícios aos fios, que vamos explicar a seguir.

Definição dos cachos

Esse é o principal benefício da fitagem. A técnica permite que os cachos fiquem com muita definição e, consequentemente, durem por mais tempo. Quem gosta de cachos mais comportados e disciplinados amará o resultado. Já quem curte um visual mais bagunçado e irregular deve apostar em outras finalizações.

Controle de frizz

Outra vantagem para quem gosta de fios alinhados é a capacidade de reduzir o frizz com a fitagem. A utilização do creme de pentear ou leave-in ajuda a abaixar os fiozinhos arrepiados e a manter a cutícula dos cabelos seladas, impedindo a perda de água e nutrientes. Além disso, a forma de finalização deixa as madeixas mais desembaraçadas e com um visual mais arrumado.

Redução de volume

Se você não curte um visual mega volumoso, a fitagem é a solução para deixar os cabelos ondulados, cacheados e crespos bem definidos e mais controlados. Já quem é da turma do volumão pode utilizar a técnica em situações especiais, por exemplo, quando quiser aderir a algum acessório de cabeça.

Por conta da redução de volume, esse tipo de texturização não é indicado para quem tem cabelos ralos e pouco densos, e o resultado, nesses casos, pode ser pouco satisfatório.

Como fazer a fitagem no cabelo?

A técnica é bem simples e o recomendado é que seja feita após o banho, com os fios ainda úmidos. Em razão das diferentes necessidades, foram criadas algumas variações da finalização que apresentaremos a seguir.

Fitagem tradicional

Passo 1

Após lavar com o shampoo, a máscara e o condicionador de sua preferência, enxague bem os fios para retirar o excesso de produto e divida o cabelo úmido em 4 ou 5 partes. Divida as partes com prendedores para facilitar o processo.

Passo 2

Escolha um bom finalizador para iniciar a fitagem. Você pode optar pelo tipo de produto que mais se adapta aos seus fios, como cremes de pentear, leave-ins, géis, gelatinas ou mousses. Aplique uma quantidade considerável de produto em cada mecha e divida-a em fitas.

Comece pela camada de baixo e penteie os fios com os dedos abertos e movimentos firmes, como se fosse um pente. Ao finalizar, você notará que a mecha se dividiu em fitas.

Passo 3

Amasse as fitas com a mão em direção à raiz dos cabelos, balançando os fios levemente e mantendo as fitas separadinhas. Nesse momento, você conseguirá perceber que cada fita ficará modelada como um cachinho.

Passo 4

Repita o processo nas outras mechas, deixando o topo da cabeça por último. É importante respeitar o sentido de crescimento dos fios, ou seja, os cabelos que nascem no topo devem receber a fitagem para cima, e os fios laterais, para os lados.

Depois de amassar todas as partes, passe os dedos entre os fios para separar as fitas que ficaram grudadas e deixe secar naturalmente. Evite passar a mão nos fios durante a secagem e depois de seco, assim, você garante que a definição durará por mais tempo.

Fitagem desconstruída

A fitagem desconstruída é realizada de uma forma mais livre e é ideal para quem busca finalizar os fios com mais volume, deixando os cachos com uma aparência mais natural e leve.

Nesse caso, a técnica é muito similar, entretanto, os produtos de finalização devem ser utilizados com cautela, em pequena quantidade, e as mechas podem ser mais largas. A dica para manter os fios volumosos é aplicar o finalizador apenas no comprimento, evitando a raiz, assim, você consegue reduzir a oleosidade na raiz e manter os cabelos mais cheios.

Ao final da fitagem, solte os fios grudados na cabeça com a ajuda de um pente garfo ou, caso não tenha um em casa, utilize os dedos.

Fitagem estruturada

Para quem busca um cacheado perfeito, sem nenhum fio fora do lugar, a fitagem estruturada é a melhor pedida. Mais do que apenas separar as mechas em fitas, esse tipo de finalização é um processo mais demorado e que exige mais cuidado.

No entanto, o tempo gasto finalizando vale a pena, pois a combinação de produtos dessa técnica permite mais de um day after perfeito sem precisar de manutenção ou revitalizações. Confira o passo a passo.

Passo 1

Lave os cabelos com seus produtos de costume e retire a umidade com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão. Essa técnica ajuda a evitar o ressecamento dos fios e o surgimento de frizz.

Passo 2

Divida o cabelo em 5 partes. Comece a trabalhar na parte de baixo. Aplique uma pequena quantidade de óleo vegetal de sua preferência e massageie a mecha.

Passo 3

Borrife um leave-in em spray ou um creme levinho na raiz da mecha e passe um creme para pentear em seu comprimento, enluvando bem os fios.

Passo 4

Divida as mechas em fitas e as fitas em mechas ainda menores. Estique a mecha e vá soltando devagar, até notar que os cachinhos estão se formando. Em seguida, amasse os fios com cuidado, de baixo para cima, para estimulá-los, e enrole no dedo, como se fosse um babyliss, os cachos que estiverem menos definidos.

Passo 5

Repita todo o processo em todas as mechas e deixe secar naturalmente ou, se preferir, utilize um difusor. Nesse caso, não se esqueça de aplicar um produto com proteção térmica para proteger e fortalecer os cabelos. Depois de seco, aplique um ativador de cachos nas pontas para garantir a fixação.

A fitagem estruturada é uma boa solução para quem tem cachos mais abertos e que não duram por muito tempo. Também é a mais bem indicada para pessoas que estão passando pela transição capilar.

Fitagem esticadinha

Seu sonho é ter madeixas compridas e exuberantes? Além de investir em produtos que ajudam no crescimento dos cabelos, você pode apostar nessa finalização. Popularizada pela blogueira Rayza Nicácio, a fitagem esticadinha é um pouco diferente das listadas anteriormente e promete deixar os fios com um aspecto mais longo, reduzindo o fator encolhimento. Confira o passo a passo.

Passo 1

Diferentemente das fitagens tradicionais, na esticadinha, é preciso que os fios estejam quase secos para a finalização. Por isso, lave os cabelos com os produtos de sua preferência, enrole os fios em uma camiseta de algodão e deixe que o tecido absorva a água até que eles fiquem praticamente secos.

Passo 2

Divida o cabelo como nas outras fitagens e comece a aplicar o creme de pentear na primeira mecha, enluvando bem. Passe os dedos nos fios, separando as fitas, esticando e soltando, mas sem amassar.

Passo 3

Repita o processo em todas as mechas e, com o cabelo todo finalizado, balance a cabeça de um lado para o outro, jogando as madeixas, para que elas se soltem da raiz.

Passo 4

Deixe os fios secarem naturalmente. Quando o cabelo estiver completamente seco, você poderá perceber que os cachos ficarão com uma textura durinha. Para retirar essa textura, coloque uma gota de óleo finalizador nas mãos e amasse os cachos de cima para baixo.

Quais truques ajudam na fitagem?

Parece básico, mas muitas pessoas não sabem como cuidar dos cachos e, por isso, não conseguem ter um resultado satisfatório com os diferentes tipos de finalização. Para conquistar um cabelo definido e que dure por mais tempo, é preciso levar em consideração o seu tipo de curvatura e testar diversas técnicas, pois nem todas podem dar certo.

Para ajudar você nesse processo, listamos algumas dicas e truques que fazem toda a diferença no aspecto dos fios e garantirão madeixas incríveis com resultado de salão.

Mantenha o cabelo saudável

Cabelos ondulados, cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados naturalmente e, por isso, precisam de mais cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução. Para melhorar o aspecto e a saúde dos fios e garantir que os cachos fiquem mais definidos, procure fazer cronograma capilar e fornecer todos os nutrientes necessários.

Manipule os fios com cuidado

Nunca penteie ou desembarace os fios a seco, pois isso faz com que fiquem quebradiços e enfraquecidos. Para prevenir a queda de cabelo e garantir que eles permaneçam fortes, é preciso manipular os fios com cuidado e delicadeza.

Sempre que precisar desembaraçar antes de iniciar a fitagem, faça isso com uma escova ou um pente de dentes largos e comece pelas pontas.

Amasse os cachos sempre na direção do crescimento

Pode parecer estranho, mas os cabelos têm memória, e você pode desenvolver cachos mais bonitos se estimular e ativar essas curvas. Amassar os fios em direção à raiz é o segredo para garantir uma fitagem eficiente e que dure, e é preciso seguir esse passo da forma correta.

Finalize as mechas do topo da cabeça por último

Na hora da finalização, é importante dividir os fios do topo da cabeça do restante. Isso impedirá que o cabelo fique com uma risca marcada ou que a raiz fique grudada na cabeça provocando o efeito pirâmide.

Com as madeixas úmidas, penteie tudo para trás, separe os fios de cima e prenda-os. Faça a fitagem na parte de cima só depois de finalizar o restante do cabelo.

Balance a raiz para manter o volume

Quem deseja definição, mas não quer perder o volume na fitagem, pode apostar no truque de balançar os fios depois da finalização. Jogue todo o cabelo para frente e coloque os dedos por dentro dos fios, soltando a raiz.

Invista nos produtos certos

Os finalizadores são parte do segredo da fitagem, por isso, é importante investir nos produtos certos para o tipo e a necessidade dos seus fios. Cabelos crespos precisam de produtos mais ricos em óleos enquanto os ondulados gostam de finalizadores mais leves.

Na hora da compra, pesquise bem e busque indicações de pessoas com cabelos parecidos com o seu. A quantidade de produto utilizado também influenciará no resultado, por isso, vale a pena realizar alguns testes.

A fitagem no cabelo é uma finalização simples, que não exige instrumentos de calor e pode ser realizada em qualquer lugar. Tudo o que você precisa é de um bom finalizador e de suas próprias mãos para garantir cachos que durem por dias.

No entanto, para garantir fios saudáveis e bonitos, é importante manter uma rotina de cuidados, realizando hidratações frequentes e ingerindo uma alimentação balanceada e rica em vitaminas certas para o cabelo.

Agora, você já sabe como finalizar seus cachos da melhor forma. Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.