fases da lua

Como as fases da lua influenciam o cabelo? Descubra!

Powered by Rock Convert

Você já ouviu a expressão “pessoas da lua’’ para se referir a quem muda de comportamento de repente, tal qual as alterações nas fases da lua? A astrologia, área do conhecimento responsável pelo estudo dos astros, afirma que ela interfere não só nas nossas condutas, mas também na aparência dos fios, nos ciclos menstruais e na agricultura.

Se você ainda fica com um pé atrás, saiba, então, que a ciência comprova que a influência das fases da lua pode provocar alterações em algumas áreas, como o fluxo das marés e o comportamento de animais. Diante disso, é preciso reconhecer que, em cada fase lunar, existe um tipo de energia em vigor diferente. Sendo assim, cada uma delas exige cuidados específicos com os fios. Então, é melhor não arriscar, não é mesmo?

Continue a leitura e saiba quais são as recomendações de cuidados capilares de acordo com cada fase da lua e as demais informações sobre o assunto para não colocar em risco a beleza dos seus fios!

Afinal, as fases da lua influenciam ou não o cabelo?

Não existem provas concretas para comprovar essa influência. Há, porém, estudos que sinalizam respostas positivas sobre o assunto — e outras negativas —, assim como acontece com muitos outros temas do nosso cotidiano. 

O que se sabe é que a genética e os cuidados com os fios, como o uso de produtos de qualidade, são questões comprovadamente relacionadas à aparência do cabelo. No entanto, também se sabe que considerar as fases da lua nos cuidados estéticos já é um hábito popular e muito antigo. Então, se você prefere não arriscar, este artigo pode ser útil.

Como as fases da lua influenciam o nosso cabelo?

Primeiramente, tenha em mente que não existe uma fase “boa” ou “ruim”. Tudo depende do que você espera e pretende fazer em cada período. O importante é entender a influência de cada uma em nossos fios. Vamos lá?!

Lua crescente — crescimento capilar

Como o próprio nome sugere, a lua crescente é ideal para ajudar no crescimento dos fios, o que faz dela a mais popular para quem adora cultivar cabelos longos.

Então, se você simpatiza com a Rapunzel e adoraria manter os fios compridos, o corte ideal é recomendado nesse período, desde o tradicional “aparar das pontinhas’’ para remover os fios ressecados até um corte mais elaborado, como é o caso do bordado, que elimina as pontas duplas sem alterar o tamanho.

Além disso, continue de olho: se essa mudança capilar acontece quando a lua crescente se mostra mais intensa, que é entre a meia-noite e as 18h, os efeitos tendem a ser ainda melhores.

Lua cheia — aumento do volume

Especialmente se os seus fios são mais finos e você sempre desejou um volumão, que tal apará-los nessa época? A lua cheia, cujo nome já é sugestivo, pode contribuir para deixá-los mais cheios, semelhantes ao formato do satélite. 

Além disso, outros benefícios apontados pela astrologia estão relacionados à promoção de fios fortes, saudáveis e brilhantes. Uma sugestão é criar uma releitura do black power para cacheadas e crespas, por exemplo. Que tal?

Powered by Rock Convert

Para a lua cheia, são indicados, ainda, outros procedimentos, como hidratação reparadora e até tratamentos para recuperar as sobrancelhas com falhas.

Para potencializar esses efeitos, aposte na mudança capilar no primeiro dia da lua cheia, quando ela se mostra mais imponente no céu. Do mesmo modo, os últimos dias de mudanças no cabelo durante essa fase podem não resultar em tanta intensidade no volume. 

Lua nova — período de mudanças

A lua nova é o momento ideal para adotar as mudanças no visual que você sempre quis e estava esperando a coragem chegar, com destaque para mechas coloridas e alisamentos, por exemplo, especialmente nos dois primeiros dias dessa fase.

Isso porque a lua nova ajuda na renovação capilar, beneficiando cabelos ralos, com quedas ou finos, que podem ser fortalecidos pela energia do astro. A reconstrução dos fios, a selagem, o detox capilar, o equilíbrio para cabelos oleosos, a progressiva marroquina e os tratamentos de quedas também são favoráveis nesse período.

No entanto, a abertura para mudanças que a lua nova proporciona não quer dizer que você possa abrir mão de alguns cuidados, como hidratação, uso de produtos indicados para as suas necessidades etc. Quer dizer, use as fases da lua a seu favor, mas faça isso de forma inteligente. Caso contrário, não vá reclamar que ela a traiu, certo?

Assim, três dias antes ou três dias depois da lua nova, mas, de preferência, no dia exato para intensificar os resultados, faça a mudança que tanto deseja.

Lua minguante — controle de mudanças e do volume 

Enquanto a lua nova favorece a implementação de mudanças em sua vida, especialmente as capilares, na lua minguante, as chances de que essas decisões se tornem arrependimentos são altas. Então, acordou com vontade de se tornar loira, por exemplo? É muito provável que, no final do dia, esse feito não traga os resultados esperados. Assim, controle os seus impulsos para não se frustrar depois.

Por outro lado, é possível optar por procedimentos estéticos não tão radicais e que você já tenha realizado em outros momentos, como refazer a raiz que está perdendo a coloração. Além disso, usar métodos que auxiliem no tratamento, como detox capilar, hidratação tonalizante, desamarelamento para grisalhos etc. também é uma boa pedida. Afinal, a lua minguante ajuda na durabilidade do corte e dos tratamentos químicos.

No entanto, é preciso saber que os cabelos finos, fracos e sem volume tendem a não ser favorecidos nos cortes durante a lua minguante, podendo ter essas características acentuadas. Sendo assim, se você gosta de fios com mais volume, evite esse tipo de procedimento durante essa fase.

Percebeu como não existem melhores fases da lua para mudanças capilares? Tudo depende dos seus objetivos e das suas necessidades. Em resumo: quem quer manter os fios longos deve apostar na lua crescente; já para preservar os curtinhos, vale apostar na minguante. Quer mudar o visual? Se a mudança for radical, conte com a lua nova. Por fim, para exibir fios volumosos, adote o corte na lua cheia.

E aí, gostou de saber mais sobre as fases da lua? Siga-nos nas redes sociais e continue por dentro das nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.