Os fios longos estão sempre em alta e fazem a cabeça das mulheres. Contudo, eles nem sempre crescem com a rapidez que nós gostaríamos. Você sofre de ansiedade esperando as madeixas crescerem? Sabia que existem práticas que podem estimular o crescimento dos cabelos?

Hoje, vamos explicar para você quais os nutrientes que auxiliam no crescimento saudável e daremos algumas dicas para que você possa começar seu projeto Rapunzel e exibir fios longos e fortes. Confira!

Quais os nutrientes que impulsionam o crescimento dos fios?

Uma alimentação saudável e balanceada é o primeiro passo para conquistar cabelos mais fortes. É preciso, principalmente, consumir boas doses de proteínas e gorduras boas, responsáveis pela formação dos fios.

Os principais nutrientes que você deve ingerir para estimular o crescimento dos cabelos são:

  • vitamina A: promove um crescimento saudável e impede que os fios fiquem ressecados e quebradiços. É encontrado em alimentos como cenoura, manteiga, queijos ricos em gordura, entre outros;
  • complexo B: a biotina é o nutriente mais importante do complexo, já que evita a queda de cabelo, fortalece os fios, estimula o crescimento e controla a caspa. É encontrado em ervilhas, tomates, abacate etc;
  • vitamina C: estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo. É possível encontrar em alimentos como brócolis, couve-flor, pimentão etc.;
  • vitamina E: poderoso antioxidante, estimulando a circulação sanguínea e o crescimento saudável. Você pode encontrar em amendoins e avelãs, espinafre, sementes de girassol etc.;
  • zinco: ajuda no equilíbrio hormonal do couro cabeludo e auxilia o organismo na formação de novos fios. Alimentos em que o zinco é encontrado são amêndoas, feijão, peru cozido, entre outros;
  • ferro: nutre os fios e é essencial para o ciclo do crescimento. Pode ser encontrado em aveia, grão-de-bico, lentilha etc;
  • magnésio: extremamente importante na prevenção de calvície prematura e na recuperação de fios fragilizados. É facilmente encontrado em pães, batata, beterraba etc.;
  • enxofre: necessário para a formação de colágeno e queratina, auxiliando na diminuição da oleosidade do couro cabeludo e favorecendo o crescimento. É encontrado em leite, cebola, abacate etc.
  • silício: fortalece os fios, estimulando a reposição dos cabelos e melhorando a queda. É possível encontrar em arroz, repolho cru, maçã, entre outros.

É válido lembrar que, mesmo com uma alimentação balanceada, pode ser difícil suprir a necessidade de todos esses nutrientes, por isso, a suplementação pode auxiliar no crescimento saudável dos cabelos.

Como estimular o crescimento dos cabelos?

Alguns hábitos também podem auxiliar no crescimento saudável dos fios, tornando-os mais fortes, brilhantes e evitando a queda capilar. Confira algumas dicas:

1. Use o shampoo certo

Ao escolher o shampoo, é importante atentar às informações da embalagem e para qual tipo de cabelo é indicado. Muitos não sabem, mas utilizar o produto específico para o seu tipo de cabelo é essencial para mantê-lo sempre saudável.

Cabelos oleosos, por exemplo, precisam de produtos específicos para remover as impurezas do couro cabeludo e limpar os folículos, o que vai estimular o crescimento dos fios.

2. Invista em produtos de qualidade para crescimento

Já é possível encontrar linhas completas de produtos desenvolvidas especialmente para fortalecer os fios danificados e estimular o crescimento. Eles têm ingredientes poderosos, como biotina e queratina, e vão ajudar você a conquistar cabelos longos.

3. Deixe o couro cabeludo respirar

O acúmulo de resíduos de produtos no couro cabeludo pode obstruir os poros, atrapalhando o crescimento e fazendo com que o processo se torne mais lento. Já o excesso de sujeira e oleosidade cria uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz.

Por isso, é importante realizar um tratamento detox com certa regularidade. Os shampoos de limpeza profunda e esfoliantes são perfeitos para resolver o problema, mas é importante que não sejam utilizados diariamente, pois podem ressecar os fios.

Para evitar o acúmulo de resíduos e de oleosidade, o indicado é aplicar condicionadores e finalizadores apenas no comprimento, evitando as raízes.

4. Aposte em massagens no couro cabeludo

Essa é uma forma simples de estimular o crescimento das madeixas. As massagens estimulantes aumentam o fluxo de sangue na região e podem ser feitas regularmente. Durante a lavagem dos cabelos, faça movimentos suaves e circulares com as pontas dos dedos, sem utilizar as unhas.

A técnica, além de auxiliar no crescimento das madeixas, ainda é uma ótima forma de relaxar e eliminar as tensões do dia a dia e devolve vitalidade aos músculos do couro cabeludo.

5. Faça hidratações semanais

As máscaras de tratamento também são importantes para que o cabelo cresça mais rápido. Isso porque o comprimento também precisa estar saudável. Pontas duplas, ressecamentos e fios danificados prejudicam o crescimento e tornam o processo mais lento.

Invista em um cronograma capilar e aposte em máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras — assim, seu cabelo ficará mais brilhante, forte e bonito.

6. Corte as pontas com regularidade

O ideal é que o corte das pontas seja realizado a cada 3 meses para que o cabelo possa crescer com mais força. As pontas duplas enfraquecem os fios e fazem com que o crescimento se torne demorado.

7. Abandone a água quente

Lavar os cabelos com água quente prejudica o couro cabeludo, atrapalhando o crescimento dos fios. Isso acontece porque a água quente remove a oleosidade natural da raiz, fazendo com que o couro cabeludo precise trabalhar mais para compensar a perda. O resultado são fios mais oleosos, pesados e fracos e, consequentemente, com o crescimento mais lento.

Lave o cabelo com água morna, assim, você melhora a circulação sanguínea e deixa as madeixas mais brilhantes e fortes.

8. Evite chapinha e babyliss

Essas ferramentas podem deixar seu visual incrível, porém, quando utilizadas com frequência, causam danos irreparáveis aos fios. O calor excessivo pode romper as ligações de proteína do cabelo, quebrando as pontas e dando a sensação de que os fios nunca crescem.

Sempre que for utilizar uma ferramenta que funcione por meio do calor, é preciso utilizar também um protetor térmico. Esse produto vai prevenir danos e criar uma barreira protetora ao redor do fio.

Aderindo a uma alimentação balanceada, à boa ingestão de água e aos cuidados que citamos, você vai conseguir obter muito sucesso em seu projeto Rapunzel e estimular o crescimento dos cabelos de forma mais rápida.

Gostou das nossas orientações? Uma super dica é a nossa linha Cavalo Forte, desenvolvida para deixar seus cabelos mais longos e fortes. É indicada principalmente para quem está com os cabelos frágeis, opacos e com dificuldade de crescimento.