Grande parte das mulheres ama estar sempre com unhas impecáveis, com uma boa esmaltação e um acabamento perfeito. E os pés, é claro, não podem ficar de fora e também precisam de alguns cuidados para que estejam sempre bonitos. Mas, afinal, como garantir que os esmaltes das unhas dos pés durarão e como escolher a cor ideal?

Para responder a essas e a outras dúvidas, preparamos este guia completo de esmaltação que explica tudo o que você precisa saber, passo a passo, para deixar seus pés com unhas mais bonitas e saudáveis. Gostou da ideia? Então, pegue seu kit de manicure e vamos começar!

Como esmaltar as unhas dos pés?

Assim como nas unhas das mãos, o processo de esmaltação dos pés é bastante simples e, seguindo nosso passo a passo, você conseguirá um resultado satisfatório sem precisar gastar muito tempo.

Prepare as unhas

O primeiro passo é preparar as unhas para receber o esmalte. Comece retirando o esmalte antigo com um removedor sem acetona, já que ele é a opção menos agressiva e não deixa suas unhas ressecadas.

Caso deseje aparar as cutículas, o indicado é mergulhar os pés em uma bacia com água morna e aguardar cerca de dois minutos para que elas amoleçam. Em seguida, empurre as pelinhas em direção à base da unha e remova somente os excessos.

Na etapa de preparação, você também pode aproveitar para fazer um spa dos pés, esfoliando e hidratando a pele para que ela fique mais macia. Por último, utilize um cortador e uma lixa para nivelar as unhas, deixando todas com o mesmo tamanho e o mesmo formato.

Aplique uma base fortalecedora

A aplicação da base fortalecedora é uma etapa importante para proteger a unha e para prepará-la para receber a esmaltação. Ela auxilia no fortalecimento e ajuda a prevenir que esmaltes escuros e coloridos manchem e pigmentem as unhas.

Aplique uma camada fina e uniforme em cada unha e espere secar totalmente antes de partir para a esmaltação.

Aplique o esmalte escolhido

Com a base seca, aplique uma pincelada do esmalte escolhido no centro da unha, de cima para baixo, e, depois, pincele as laterais até cobrir totalmente a superfície. Utilize camadas finas e espere a primeira secar para aplicar a segunda.

Caso deseje, utilize uma cobertura extrabrilho para dar acabamento e deixar o esmalte com mais vida. Nesse caso, a regra é a mesma, espere o esmalte secar para, só então, aplicar a cobertura.

Limpe os cantinhos e finalize

Por fim, molhe um algodão em um removedor de esmaltes e enrole-o em um palito para limpar os cantinhos borrados. Limpe todo o contorno, de baixo para cima, com bastante cuidado.

Qual cor escolher?

Você, com certeza, tem suas cores favoritas de esmaltes, mas será que todas elas combinam com as unhas dos pés? O assunto ainda levanta algumas dúvidas, por isso, listamos alguns fatores para levar em consideração na hora da escolha.

Pense na ocasião

É importante ter em mente quais são a ocasião e o look usado para compor com as cores. Se a esmaltação for para o dia a dia, fique livre para escolher entre os tons que mais lhe agradam e solte a imaginação.

No caso de festas com sandálias abertas, a dica é se jogar nos metalizados, como o branco e o prata, que destacam os pés. Caso os sapatos sejam muito coloridos ou elaborados, prefira tons neutros, como o nude.

Já em jantares mais formais, em que se utilizam calçados mais discretos, opte pelos clássicos, como tons de vermelho, ameixa e preto.

Combine com as unhas das mãos

Você não precisa, necessariamente, utilizar o mesmo esmalte nas unhas das mãos e dos pés, porém, é importante que os tons conversem entre si para evitar um excesso de informação.

Observe bem o círculo cromático e busque por cores análogas ou complementares, assim, você evita erros. Outra dica é utilizar a técnica tom sobre tom, escolhendo um esmalte mais escuro para as mãos e um mais claro para os pés, ou vice-versa.

Leve em conta seu estilo

Essa é a principal dica para você levar para a vida. Não adianta seguir tendências e utilizar cores que não combinam com você ou não a deixam confortável. Na hora da escolha, opte por esmaltes que você se sinta bem usando e, se for preciso, deixe as regras de lado.

Quem tem medo de ousar e ainda não se acostumou a utilizar tons escuros nos pés, por exemplo, pode sempre recorrer às clássicas cores claras, como o branco e o renda, que são verdadeiros curingas.

Já nos casos em que a pessoa gosta de ousar e criar looks divertidos, a dica é apostar nos coloridos, como o azul e o laranja.

Como fazer a esmaltação durar mais?

Depois de escolher a cor perfeita e gastar um tempinho na esmaltação, você, com certeza, quer que ela dure, não é? Para garantir unhas bonitas por mais tempo, não há mistério — basta seguir algumas dicas!

Escolha esmaltes de boa qualidade

Opte sempre por utilizar esmaltes de boa procedência e de marcas em que você confie. O ideal é usar seu próprio produto para tê-lo em casa, caso precise fazer algum retoque. Esmaltes de baixa qualidade, além de apresentarem uma menor duração, podem, ainda, causar irritações e alergias.

Faça uma boa preparação

A forma como você faz as unhas também interfere em sua durabilidade. Antes de iniciar a esmaltação, como foi falado, limpe bem a superfície para que o esmalte tenha uma boa aderência. A aplicação da base também é fundamental para garantir unhas feitas por mais tempo. Porém, tenha atenção, já que é importante deixá-la secar completamente antes de passar o esmalte.

Evite calçados fechados

Usar calçados abertos ajuda a manter o esmalte intacto por mais tempo, por isso, evite sapatos muito fechados e o atrito com a meia. Nos casos em que não é possível abrir mão, aposte no top coat e sele bem a ponta da unha com base.

Fazer uma boa pedicure é mais simples do que se imagina e, seguindo essas dicas, você conseguirá um resultado incrível. Na hora de escolher os esmaltes das unhas dos pés, pesquise referências, leve em conta a ocasião e não tenha medo de escolher cores novas e modernas.

Gostou das dicas? Siga nosso perfil no Facebook, no Instagram e no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades.