esmalte para as unhas

Quais são os diferentes tipos de esmalte para as unhas? Confira aqui

Quem é que não gosta de fazer a manicure e a pedicure, além de testar várias cores para complementar o visual? Mas antes de escolher o esmalte para as unhas do seu próximo look, vale a pena conhecer mais sobre eles. 

Você sabia que os esmaltes têm várias categorias que dão efeitos diferentes e até ajudam a tratar das unhas? Para saber melhor cada uma delas, confira o post a seguir e descubra quais são as opções ideais para você! 

Por que conhecer os diferentes tipos de esmalte para as unhas? 

Se a escolha da roupa já é difícil, imagine a escolha do esmalte?! É claro que não é obrigatório combiná-lo com o que você veste, mas ele pode fazer uma grande diferença no visual como um todo, destacando as unhas ou complementando uma imagem que você queira passar. Por isso, vale a pena pensar em qual esmalte para as unhas é interessante para o seu estilo.

Quais são os tipos de esmaltes para as unhas? 

Como vimos, os esmaltes podem ter várias categorias. Saiba um pouco mais sobre elas e veja como usá-las a seu favor!

Cremosos 

Com acabamento brilhante, as opções cremosas são muito populares e podem ser usadas para quem quer um look discreto. Ou seja, elas não promovem um efeito super brilhante nas unhas, nem as destacam demais, como acontece com as opções com glitter. 

Além disso, geralmente contam com alta cobertura, o que permite que você passe menos camadas para conseguir a cor que deseja. 

Metálicos 

O principal destaque dos esmaltes metálicos é seu efeito. Aliás, são opções lindas, que você tende a encontrar em cores escuras como azul-marinho, cinza, grafite e verde-escuro.

Além desses tons, também é possível encontrar opções com cores quentes, mas geralmente partindo para o dourado e o laranja, que lembra o cobre. 

Foscos 

O objetivo dos esmaltes foscos é não ter brilho. Por isso, ficam com a aparência opaca, o que deixa a unha discreta, mas com um efeito bem interessante. 

Um dos tons mais clássicos é o preto fosco, mas existem outras cores disponíveis. Inclusive, também há opções de base com cobertura fosca. Assim, você pode dar esse efeito em qualquer outro esmalte ou combinar dois estilos ao mesmo tempo. 

Cromados 

O efeito dos esmaltes cromados é bastante único. Lembrando os metálicos, mas com certo efeito gel, ele dá uma impressão de estrutura espelhada.

Em termos de cores, você encontra várias. Desde os tons clássicos usados nos metalizados, como dourado e prata, passando pelo tradicional vermelho que fica ainda mais destacado, bem como azuis e verdes. Já para quem prefere uma cor mais discreta, sem perder o efeito, vale apostar nos tons nude e rosa chá. 

Cintilantes 

Os esmaltes cintilantes são feitos para quem quer brilhar. Com componentes de brilho sobre uma base, eles são ideais para quem quer chamar a atenção para as suas unhas. Aliás, você pode combiná-los com outros esmaltes para dar um efeito ainda mais poderoso.  

Agora, se você quer irradiar a cor das unhas, combine-a com as opções com glitter — seja pequeno, flocado ou com estrelinhas — para um efeito ainda mais forte.

Mas se você quer ficar um pouco mais discreta, vale a pena usar a opção cintilante e completá-la apenas com uma joia ou ponto de luz em uma unha ou outra.

Powered by Rock Convert

Neon 

Com uma vibe anos 1980 e bem retrô, os esmaltes para as unhas neon são legais por serem divertidos. Aliás, existem as opções que, de fato, vão brilhar no escuro. 

Com cores fortes, eles são modelos para quem gosta de estilo colorido. Contudo, nada impede que você também combine o neon com um esmalte mais “discreto”, para criar um efeito só seu. 

Perolados 

Diferente do que se pode pensar, os esmaltes perolados não são limitados à cor pérola. É claro que estão disponíveis também em tons claros e procuram dar esse efeito, mas você pode encontrar uma infinidade de cores nessa categoria de esmalte para as unhas. 

Aliás, por ter esse brilho a mais, eles transmitem uma imagem de glamour e podem ser usados tanto de dia quanto de noite. Outra vantagem é que, além do brilho extra, também contam com longa duração.  

Gel 

Os esmaltes na categoria gel oferecem um brilho diferenciado às unhas. Além disso, foram desenvolvidos para fixar ainda mais a cor. Portanto, também contam com o benefício de uma longa duração. 

Por essa razão, essa opção é ideal para quem tem uma rotina agitada e não tem muito tempo para pintar as unhas, mas quer que elas estejam sempre bonitas. 

Esmaltes para cuidado 

Todo mundo já usou, pelo menos uma vez na vida, uma base para as unhas. Afinal, com diferentes composições, elas ajudam a manter a saúde da lâmina da unha — a parte principal que pintamos —, bem como da cutícula, estrutura que devemos proteger. Afinal, ela isola a matriz, local que nasce a unha, do ambiente externo e, consequentemente, das bactérias e microrganismos que podem causar doenças. 

Exatamente por ser tão importante proteger as unhas, encontramos diversos tipos de bases. Por exemplo, as cremosas tendem a manter a cor do esmalte por mais tempo. Além disso, se tiverem nutrientes na composição, ajudam a fortalecer a estrutura da unha

Já as reparadoras têm um papel muito importante, que é corrigir imperfeições na superfície. Dentre elas, as bases niveladoras, por exemplo, preenchem pequenas fissuras, que poderiam levar a unha a rachar e quebrar.  

Isso é fundamental pois uma unha rachada, além de não ficar esteticamente bonita, é a porta de entrada para bactérias e desenvolvimento de micoses. 

Hipoalergênicos 

Gosta de esmalte, mas tem alergia a algum componente? Então, você deve procurar pelos esmaltes hipoalergênicos. Isso porque eles são desenvolvidos exatamente para não dar nenhuma reação alérgica. Ou seja, pela retirada de certos componentes de suas fórmulas, eles garantem mais aceitação pela pessoa, evitando uma resposta indesejada do corpo.

É claro que, se você for uma pessoa alérgica, vale fazer um pequeno teste com o esmalte antes. Apresentando qualquer sensibilidade, é melhor suspender o seu uso. 

Na hora de escolher esmalte para as unhas, você pode optar por diversos tipos que combinem com o seu estilo ou façam você testar algo novo. Independentemente de qual você prefira, a regra número 1 é sempre adquirir esmaltes de qualidade.

Dessa forma, além de garantir a saúde de suas unhas e a durabilidade do esmalte, você vai curtir o seu visual por muito mais tempo! 

Gostou do post? Deixe o seu comentário e nos conte como você combina os vários tipos de esmalte! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.