Manter as unhas sempre bonitas e bem-feitas é mais do que um simples ato de vaidade e já se tornou uma forma de expressão e autocuidado. Escolher as cores certas e seguir o passo a passo para uma esmaltação perfeita é uma verdadeira terapia e faz com que você se sinta mais bonita e apresentável.

Mas nem todo mundo sabe como chegar a um resultado profissional. Para ajudar você nessa missão, nós preparamos um guia completo sobre esmaltação explicando por que ela é importante, tudo o que você precisa saber para adquirir um esmalte de qualidade e como realizar uma esmaltação incrível com resultados de salão.

Está preparada para entrar de cabeça no mundo dos esmaltes? Então, confira nosso post completo!

A esmaltação e a unha bem-feita

Seguir os passos certos e apostar em uma esmaltação perfeita é fundamental para conquistar um trabalho profissional nas unhas. Mas, afinal, por que as mulheres investem nesse cuidado?

Os primeiros relatos de unhas pintadas de que se tem notícia são de 3.200 a.C. A técnica era utilizada pela realeza chinesa para simbolizar status e nobreza e, desde então, as cores e os esmaltes utilizados fizeram parte da história do mundo, indicando, muitas vezes, a posição social dos homens e mulheres que os utilizavam.

Hoje, no entanto, os motivos para aderir às cores nas unhas são outros e estão muito mais relacionados à autoestima e ao autocuidado. A seguir, listamos as principais razões pelas quais você deveria investir em uma esmaltação bem-feita.

Contribui para uma boa autoestima

A baixa autoestima é um problema comum que afeta um grande número de mulheres, interferindo em sua vida pessoal e profissional e fazendo com que, muitas vezes, elas tenham uma visão distorcida de si mesma.

Pode parecer bobo, mas manter as unhas bonitas pode influenciar positivamente nesse problema. O autocuidado, assim como o trabalho de descobrir novas cores, formatos e acabamentos, faz com que você se sinta mais poderosa, feminina e sexy, melhorando muito sua autoconfiança e sua segurança.

Melhora a sua apresentação

Não é só você que se sente mais bonita quando faz as unhas. A forma como você é vista também é modificada com uma manicure bem-feita, afinal, as mãos são o seu cartão de visita.

Mulheres que cuidam dessa parte do corpo transmitem que são pessoas cuidadosas, vaidosas e que amam a si mesmas. Além disso, as unhas demonstram personalidade e são, inclusive, um fator importante em entrevistas de emprego.

Pode se tornar uma terapia

Na rotina atribulada que temos hoje, tirar uma hora para se cuidar pode se tornar uma verdadeira terapia, em que você esquece os problemas e o dia a dia estressante e foca apenas um resultado perfeito.

Além disso, explorar cores, acabamentos e nail arts é uma ótima forma de estimular sua criatividade e permitir momentos de descontração. Aproveite para chamar as amigas e transformar o dia de manicure em um momento para interagir e divertir-se.

Demonstra a sua personalidade

Nada melhor do que se vestir e escolher acessórios, maquiagens e esmaltes que componham bem com o seu estilo e, nesse caso, escolher a cor certa pode demonstrar um pouco da sua personalidade.

O mercado atual oferece uma grande variedade de cores e acabamentos para que você consiga encontrar os estilos que mais combinam com você, por isso, vale a pena acompanhar as tendências e procurar as opções perfeitas.

Ajuda a compor um look perfeito

Uma esmaltação bem-feita e com a cor certa pode fazer toda a diferença para um look perfeito. Isso porque as unhas atuam como acessórios em eventos e ocasiões especiais. Com um esmalte vermelho escuro ou preto, por exemplo, você pode criar um visual extremamente chique e elegante para compor com um vestido de festa.

A dica é sempre buscar referências e descobrir quais cores e acabamentos estão em alta e combinam com a peça escolhida.

A importância da qualidade do esmalte

Mas não adianta ter todo o cuidado para garantir uma esmaltação perfeita se o esmalte ficar opaco, amarelado, não apresentar uma boa cobertura ou descascar com facilidade. O ideal é que o produto dure, pelo menos, 7 dias nas unhas e resista às atividades do dia a dia.

Alguns fatores, como unhas oleosas, banho logo após a esmaltação e até a composição de perfumes, sprays de cabelo e protetores solares, podem influenciar na durabilidade do esmalte, no entanto, o principal fator é a qualidade do produto.

Na hora da compra, é importante prestar atenção a alguns detalhes para garantir que você levará um bom esmalte para casa.

Confira a textura do produto

A espessura do esmalte influencia muito no resultado final da esmaltação. O ideal é que ela não seja nem muito grossa e nem muito rala.

Esmaltes muito densos deixam as unhas com um acabamento grosseiro, além de contarem com uma durabilidade e fixação reduzidas, pois demoram muito para secar. Já as opções ralas pecam na cobertura e precisam de diversas camadas para atingirem a cor desejada.

Não compre se o conteúdo não estiver uniforme

Você já se deparou com um vidrinho de esmalte que estava com a aparência de um produto bifásico? Ou seja, o produto se separou em camadas e acumulou uma substância mais líquida no fundo.

Esse problema acontece, principalmente, quando o esmalte não é acondicionado em local arejado. O calor quebra as ligações moleculares entre corantes e solventes, dando essa aparência dividida.

O indicado é nunca comprar um produto nessas condições, já que ele apresentará alterações em sua cor original e a qualidade de secagem e da fixação ficará comprometida.

Fique de olho na data de validade

É comum que alguns vidrinhos acabem esquecidos no fundo da prateleira e você leve para casa sem nem ao menos conferir a validade. Os esmaltes vencidos ficam com uma consistência mais grossa e apresentam uma secagem mais demorada, o que pode prejudicar a sua nail art.

Na hora da compra, verifique a data de validade impressa no vidrinho e também as características do produto. É possível que, mesmo que esteja dentro da validade, o produto sofra alterações químicas e estrague, portanto, vale ficar de olho se ele apresentar um aspecto esbranquiçado ou craquelado.

Além de influenciar no acabamento das unhas, os esmaltes estragados também podem oferecer riscos à saúde, provocando alergias de contato que causam bolhas, escamações e coceiras nos olhos, na boca e no pescoço.

Busque por produtos de marcas confiáveis

Não se deixe levar somente pela embalagem. Muitas vezes, você pode encontrar ótimos produtos em vidrinhos com design simples, por isso, é importante levar em consideração a marca do produto.

Busque por marcas confiáveis e produtos que tenham registro na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assim, você poderá garantir que está levando para casa um produto seguro e adequado para o uso.

O passo a passo para uma esmaltação perfeita

Já está com tudo pronto, mas ainda tem dúvidas de como fazer uma esmaltação perfeita e garantir que o esmalte permaneça impecável por mais tempo? Elaboramos um passo a passo infalível que ajudará você nessa missão.

Pegue sua maleta de esmaltes, prepare todos os instrumentos necessários, coloque a sua playlist favorita e vamos começar!

Passo 1: prepare as unhas

O primeiro passo é garantir que suas unhas estejam limpas e prontas para receber a esmaltação. Para isso, utilize um pedaço de algodão embebido em removedor de esmaltes e retire todo o esmalte antigo.

A dica é utilizar removedores sem acetona para evitar que as unhas ressequem. Deixe o algodão sobre as unhas por alguns segundos para que o produto amoleça e, em seguida, deslize-o de um lado para o outro até remover tudo. Utilize um palito com um pedacinho de algodão para limpar os restos de esmalte nos cantinhos das unhas.

Depois de retirar o esmalte, lave as mãos e seque bem com uma toalha, para garantir que não sobrou nenhum resíduo.

Passo 2: aplique a base

Depois de limpar, cortar e lixar as unhas até conquistar o formato desejado, chegou a hora de aplicar a base. Muitas pessoas ignoram essa etapa, contudo, ela é essencial para proteger as unhas dos pigmentos e garantir que o esmalte fixe bem.

A base também ajuda a disfarçar imperfeições e irregularidades nas unhas, deixando a superfície lisa e pronta para aplicar o esmalte. Além disso, algumas contam com propriedades fortalecedoras, que ajudam as unhas a crescerem mais saudáveis e bonitas.

Quem tem dificuldades para limpar os cantinhos do esmalte pode utilizar esse produto para auxiliar nessa tarefa. A dica é passar a base “sujando” o contorno da unha, assim, o excesso de esmalte ficará sobre a base, evitando manchas e facilitando a limpeza.

Passo 3: pinte as unhas com o esmalte escolhido

Depois de escolher o esmalte que mais combina com o seu estilo e com a ocasião, chegou a hora de fazer a esmaltação. Comece aplicando uma gota de esmalte no centro da unha logo abaixo da cutícula e empurre levemente o produto em direção a ela, mas sem encostar. Em seguida, são necessários apenas três movimentos: primeiro, arraste o pincel para a ponta da unha, formando um risco no meio. Depois, desloque o pincel preenchendo as laterais até cobrir totalmente a superfície.

Você pode aplicar quantas camadas achar necessário para que a cor fique uniforme, no entanto, é fundamental que as camadas sejam finas, para aderirem melhor, e que a próxima camada só seja aplicada quando a anterior estiver seca.

Passo 4: aplique o óleo secante

O óleo ou spray secante deve ser aplicado logo após a esmaltação. Ele contribuirá para que o esmalte seque mais rápido, evitando que você estrague o trabalho e tenha que refazê-lo. O produto também impedirá que pelinhos de roupas ou outras sujeirinhas grudem nas unhas.

Aplique uma gotinha em cada unha e deixe que o produto se espalhe por toda a superfície. Pode ficar tranquila, ele não deixará suas unhas oleosas e evaporará rapidinho.

Passo 5: limpe os cantinhos

Esse, provavelmente, é o passo mais chatinho do processo, mas ele é fundamental para um acabamento profissional nas unhas. É normal que os cantos ao redor delas fiquem sujos e borrados, por isso, você deve fazer essa limpeza com cuidado.

Para limpar, enrole um pedaço de algodão no palito e molhe-o no removedor de esmaltes. Passe o palito nos cantos externos, de baixo para cima, limpando todos os borrões da borda. Faça isso com atenção, para não tirar o esmalte dos cantinhos da unha, mas somente o que borrou nos dedos.

Passo 6: aplique a cobertura extrabrilho ou o top coat

Por fim, para finalizar a unha e dar um acabamento mais bonito, aplique uma camada fina de cobertura extrabrilho sobre todas as unhas. Ela deve ser aplicada por último para secar tudo o que foi aplicado antes e deixar o esmalte com brilho e lisinho.

Pegue no pincel a quantidade necessária para cobrir toda a unha e espalhe com poucas pinceladas rápidas. Comece pelo meio da unha e vá para as laterais. É importante não fazer o contorno da unha com o palito, pois isso pode fazer a cobertura enrugar, comprometendo o acabamento.

O extrabrilho deixa o esmalte mais vivo, aumenta sua durabilidade e retira qualquer imperfeição da esmaltação. Além disso, ele é o segredo para que o esmalte não amasse e nem fique riscado quando você for dormir logo após fazer as unhas.

A melhora da durabilidade

Você sofre com esmaltações que não duram e unhas que descascam muito facilmente? Nesse caso, é possível que esteja cometendo alguns erros na hora de fazer as unhas.

Algumas profissionais recomendam que você utilize uma lixa de polimento antes de aplicar o esmalte. Ela é uma boa forma de deixar a superfície mais lisa para receber o esmalte, contudo, a ferramenta deve ser utilizada com cautela, pois pode afinar e enfraquecer as unhas.

Outra dica é utilizar sempre uma base fortalecedora na preparação e aplicar camadas bem finas de esmalte. Camadas grossas, além de deixarem as unhas com um aspecto grosseiro, também fazem com que o esmalte descole delas com mais facilidade.

Por fim, muitas pessoas dispensam os finalizadores, como o óleo secante e a cobertura extrabrilho, por acreditarem que não são necessários, no entanto, esses produtos são essenciais para melhorar a aderência do esmalte e garantir que suas unhas fiquem bonitas por mais tempo.

Para garantir uma esmaltação perfeita, é importante adquirir esmaltes de qualidade e seguir o passo a passo com atenção. Pular etapas e aplicar os produtos de forma incorreta pode comprometer o resultado final das unhas e fazer com que elas descasquem e fiquem opacas mais rápido. Por isso, empenhe-se e torne esse hábito um momento de relaxamento e autocuidado.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba mais posts como este diretamente em seu e-mail.