elasticidade dos cabelos

Qual é o efeito da elasticidade dos cabelos e como recuperar os fios?

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

A elasticidade é uma condição natural que os fios têm de se esticar e contrair. No entanto, quando o cabelo apresenta um aspecto quebradiço, frágil e opaco, uma das principais causas pode ser justamente a baixa elasticidade capilar.

Quando ela sofre alterações, os fios podem se tornar mais suscetíveis a danos que colocam em risco a sua beleza e a sua saúde. Procedimentos rotineiros, como progressivas e alisamentos ou clareamentos e tinturas, podem, inclusive, contribuir para reduzir a capacidade elástica dos cabelos.

Quer descobrir quais são os cuidados necessários para mantê-la? Leia o post e confira!

O que é a elasticidade dos cabelos?

O cabelo elástico ocorre quando os fios perdem nutrientes essenciais para a saúde capilar. O problema pode ser causado por procedimentos químicos ou por falta de hidratação e de cuidados diários. Escovas e progressivas, por exemplo, podem ocasionar a perda da elasticidade natural, deixando o cabelo com um aspecto quebradiço e sem vida. 

Para evitar ao máximo a situação, é fundamental dar um intervalo de, ao menos, três meses entre um procedimento e outro. Quem costuma pintar e tingir o cabelo também deve manter um cronograma capilar para evitar sinais de ressecamento e de elasticidade. A manutenção dos fios, portanto, deve ser constante, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução.

Em alguns casos, será necessário iniciar um tratamento capilar específico para o cabelo elástico. Felizmente, existem diversos produtos cosméticos no mercado voltados para ajudar quem passa pelo problema. A indicação é sempre optar pelos certificados e mais adequados para o seu tipo de cabelo, de preferência, fornecidos por marcas reconhecidas. 

Para descobrir se ocorreu a perda da elasticidade natural do cabelo, você pode fazer alguns testes simples. Com os fios úmidos, separe uma mecha e avalie se o cabelo fica embaraçado ou apresenta fragilidade. Se sim, será necessário realizar a reconstrução e a revitalização dos fios para evitar o enrijecimento.

Em casos mais drásticos, apenas um bom corte pode resolver a situação. Para preservar ao máximo a saúde capilar, é importante evitar procedimentos químicos e apostar em produtos térmicos, que mantêm a estrutura da fibra capilar equilibrada. Assim, o seu cabelo pode voltar a ter uma capacidade elástica natural.

Como recuperar a elasticidade dos fios?

Todos os processos que modificam a estrutura dos fios podem ser prejudiciais quando feitos em excesso, levando à elasticidade. Para evitar que isso ocorra, é fundamental se planejar para cuidar diariamente da saúde capilar e ter, assim, cabelos mais bonitos e hidratados.

Existem produtos específicos para realizar um tratamento de reconstrução, como xampus, condicionadores e máscaras. A escolha do item deve ser feita considerando o tipo dos seus fios e o nível de elasticidade que o seu cabelo apresenta. 

Você pode se organizar e definir um cronograma capilar, separando alguns minutos por dia para cuidar dos fios. Com isso, a aparência do seu cabelo pode melhorar consideravelmente, uma vez que os procedimentos combatem o ressecamento e também a perda da elasticidade. A seguir, confira outras dicas valiosas para recuperar a elasticidade natural.

Dê um tempo da química

Muitas mulheres realizam procedimentos químicos com frequência, como progressiva e coloração. Contudo, é importante ter em mente que os cabelos não devem ser “sobrecarregados” com uma grande quantidade de produtos e formulações químicas invasivas. 

Assim, para evitar ao máximo o problema, é essencial dar um tempo da química e tratar os fios com produtos naturais. Você pode fazer um intervalo mais longo entre um procedimento e outro, se for o caso. Se você costuma tingir o cabelo, também é interessante retocar apenas a raiz para preservar a saúde capilar por mais tempo.

Faça uma reconstrução

A reconstrução capilar auxilia a repor os nutrientes essenciais do cabelo, como a queratina. Para realizá-la, você pode optar por produtos ricos em colágeno e em creatina, uma vez que esses elementos ajudam a recuperar a fibra capilar.

Além disso, há a possibilidade de utilizar máscaras, óleos, ampolas ou cremes específicos para a reconstrução. É importante sempre dar preferência a fórmulas próprias para o seu tipo de cabelo, assim, você vai garantir um bom resultado e o fortalecimento dos fios.

Hidrate o cabelo

O processo de hidratação devolve todos os nutrientes perdidos para a fibra capilar, evitando o ressecamento e as pontas duplas. O procedimento ainda ajuda no crescimento e previne agressões aos fios. É interessante realizar a hidratação ao menos uma vez por mês ou quando você perceber que o cabelo está quebradiço e ressecado.

Até mesmo os fios mais oleosos podem passar por uma hidratação profunda. Priorizar esse cuidado é importante também para repor os nutrientes que eles perdem com a poluição, a radiação solar, os procedimentos químicos e com o calor causado pelo secador e pela chapinha.

Corte as pontas

Cortar as pontas do cabelo é essencial para manter a saúde capilar em dia. Um dos grandes benefícios é que é possível eliminar as pontas duplas, que embaraçam com mais facilidade, causando a perda da elasticidade natural.

Essa é uma maneira eficiente de manter os fios sempre bonitos e resistentes, sem quebras e ressecamento. Além de tudo, o processo é indicado também para quem quer ter um crescimento mais rápido e manter o aspecto vívido do cabelo por mais tempo.

Utilize queratina sem enxágue

Uma boa dica para reconstruir e trazer de volta os nutrientes perdidos pelos fios é utilizar queratina no cabelo. Nesse caso, a indicação é não enxaguar para que o couro cabeludo absorva ao máximo os aminoácidos essenciais que são perdidos ao longo do tempo pela fibra capilar.

O resultado é composto de fios mais estruturados e fortes, que resistem à quebra. Você pode realizar o tratamento em conjunto com a hidratação, pois, assim, o processo de reconstrução será mais rápido e eficiente.

Para combater a elasticidade dos cabelos, é fundamental, como visto, utilizar produtos de qualidade e específicos. Existem diversas opções de tratamentos no mercado que auxiliam nesse sentido, mas é importante dar preferência a marcas reconhecidas e que fornecem ingredientes naturais na formulação dos produtos. 

Acredita que este conteúdo pode ajudar mais pessoas a combaterem a elasticidade dos fios? Então, compartilhe o post nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.