dia de spa em casa

 Dia de spa em casa: passo a passo para montar o seu

Com a rotina agitada nem sempre temos tempo para nos cuidar, não é verdade? Com família, trabalho e atividades durante a semana, às vezes só sobra o sábado e o domingo para dar uma ajeitada no visual.

Mas você sabia que não precisa ir sempre ao salão para ficar bonita? É possível ter um dia de spa em casa! Assim você se organiza melhor, economiza e consegue aproveitar muito mais o fim de semana.

Gostou da ideia? Confira no post por que ter esse dia especial é importante e veja o passo a passo para montar seu spa em casa!

Por que tirar um dia para se cuidar?

Se você trabalha fora e cuida da família ao mesmo tempo, está sujeita às diversas situações estressantes. Contas a pagar, metas no trabalho, enfrentar o trânsito ou pegar ônibus lotado etc. Se tudo isso deixa você irritada além da conta, pode significar que seu corpo está sob muito estresse. E pior, ele não surge de uma hora para outra, mas vai se acumulando e fazendo mal. Alguns sinais dele são:

  • cansaço frequente;
  • insônia;
  • alterações na pele;
  • mudança de humor;
  • comer demais ou deixar de comer;
  • perder interesse pelo que gosta;
  • ansiedade e depressão.

Para quem está estressada, mesmo situações boas — como uma mudança — podem esgotar corpo e mente. Por isso, quem sente que o estresse é um problema grande pode buscar ajuda com um psiquiatra ou psicólogo. Mas de forma geral, tem muita coisa que podemos fazer para lidar com ele no nosso dia a dia:

  • seguir um estilo de vida saudável;
  • fazer exercícios físicos;
  • dormir o suficiente;
  • ter momentos de relaxamento.

Para esses momentos de tranquilidade, nada melhor do que um dia só para você. Por isso, fazer spa em casa é uma boa opção. Assim, você não só cuida do corpo e da mente, mandando o estresse para longe, como fica linda e com a autoestima lá em cima.

Como ter um dia de spa em casa?

Fazer spa em casa não é nada difícil. Basta se programar e ir seguindo o que você planejou, mas antes, tem um fator importante. Esse momento é só seu. Isso significa que você precisa da colaboração da família para conseguir relaxar.

Por isso, escolha um dia sem compromissos e comunique ao pessoal. Com certeza, eles entenderão a importância desse tempo para você. Veja, a seguir, o passo a passo para seu dia de spa.

Defina as etapas

É legal que o spa em casa dure um dia inteiro, mas isso é você quem definirá. Se é muito difícil, você pode tomar apenas algumas horas ou dividi-lo em dois dias. Uma dica é evitar processos demorados como pintar o cabelo ou depilação, para focar mais em relaxar o corpo todo.

Também é importante definir o que você fará e preparar tudo antes de começar, para não ter que ficar parando e procurando alguma coisa. Vale também cuidar dos espaços — escolha um ambiente com a maior privacidade possível. Se gostar, você pode acender velas e usar incensos para criar um clima de spa.

Separe os produtos

Agora que você sabe o que vai fazer, separe os produtos e deixe à mão. Por exemplo, se for fazer máscara facial caseira, tenha o preparo pronto. Lembre-se também de usar produtos que está acostumada ou aqueles próprios para seu cabelo, ou pele — se for algo novo.

Quanto às roupas, você deve se sentir confortável. Você pode pegar aquele moletom de ficar em casa ou até usar um roupão.

Tome um banho

Comece seu dia por um banho relaxante com água morna — a imagem clássica do spa. Você pode tomá-lo no chuveiro ou em uma banheira onde que possa deitar e relaxar. Nesse momento, vale usar óleos aromatizantes corporais e um sabonete hidratante. Depois, não se esqueça de passar um creme em todo o corpo para manter essa hidratação.

Faça esfoliação e hidratação

O banho também é o momento de esfoliação para retirar as células mortas. Com um óleo corporal, faça movimentos circulares por todo o corpo. Isso aliviará o cansaço e renovará a pele. Só não encharque a esponja para não esfoliar mais do que deve.

Quanto ao rosto — depois ou durante o banho — aproveite que os poros estão abertos e lave com um sabonete apropriado. Você também pode usar um tônico para limpar as impurezas.

Por fim, faça a hidratação. Passe um creme, ou então, faça uma máscara. Se for caseira, tenha atenção aos ingredientes e ao seu tipo de pele. Mas se for comprada, basta pedir ajuda para a atendente e seguir direitinho as instruções.

Cuide do cabelo

Para cuidar do cabelo, lave da forma que está acostumada e faça hidratação. Vale usar uma linha específica para o seu tipo de cabelo, especialmente se ele passar por algum processo químico. Além disso, se você segue um cronograma capilar, não fuja dele. Durante a lavagem também é importante massagear o couro cabeludo para relaxar e estimular a circulação na área.

Faça as unhas

Para as mãos e pés, é importante não esquecer de hidratar as unhas com uma boa base. Você também pode começar com um escalda pés para relaxar. Basta uma bacia com água morna, um óleo essencial e até pedrinhas ou bolinhas de gude para massagear. Depois, use um creme hidratante e a base para as unhas. Daí, é só passar o esmalte escolhido.

Separe tempo para relaxar

Meditação não é difícil e ajuda muito a tranquilizar a mente. Ela não significa deixar de pensar em nada. Pelo contrário, muitas técnicas envolvem bons pensamentos, respiração, silêncio e até música.

Mas não importa o que você for fazer, é importante nesse dia desligar o celular e ficar longe de tudo o que pode atrapalhar seu momento. Além de tranquilizar a mente, você também pode fazer uma massagem completa com as mãos ou usando algum massageador para terminar de relaxar o corpo.

Quais os benefícios do dia de spa?

Já viu que num dia inteiro dá para se cuidar bem, certo? Mas, além disso, o dia de spa em casa tem outras vantagens. Veja só:

  • você economiza bastante;
  • pode usar os produtos várias vezes;
  • organiza as atividades conforme seu tempo;
  • fica bonita para a semana inteira;
  • tem um momento especial só seu;
  • relaxa a mente e o corpo;
  • manda o estresse embora;
  • melhora sua autoestima.

Legal, não é? O dia de spa em casa é um momento só seu e vale muito à pena! Você não só cuida do corpo, dos cabelos, das unhas e da pele, mas também deixa a mente relaxada e pronta para começar a semana.

Como é você quem organiza, pode fazer só o que dá, conforme seu tempo. O melhor de tudo, é que dá para economizar um bom dinheiro e ainda usar os produtos outras vezes. Gostou? Então corre lá organizar o seu dia!

Falando em cuidados, sabia que de vez em quando é bom fazer um detox capilar para limpar todas as impurezas do cabelo? Quer saber como? Confira neste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.