Depois de dias com uma alimentação desregrada, é comum que as pessoas procurem por alimentos desintoxicantes para realizar uma limpeza no organismo. No caso dos cabelos, não é diferente. Nossos fios sofrem diariamente com toxinas por isso, é indicado, de tempos em tempos, realizar um detox capilar.

Procedimentos químicos, acúmulo de produtos e até a oleosidade excessiva bombardeiam nossos fios com impurezas que fragilizam a fibra capilar e sobrecarregam as madeixas. Os produtos para desintoxicação são excelentes para recuperar esses danos e auxiliarem no crescimento saudável. Quer conhecer outras vantagens de aderir a esse tipo de tratamento? Então continue a leitura.

O que é o detox capilar?

O detox capilar é um procedimento para eliminar as impurezas, toxinas, células mortas e resíduos dos fios, acumulados ao longo do tempo. Normalmente com ativos naturais, as linhas de detox promovem a desintoxicação do couro cabeludo.

O tratamento costuma ser composto por um shampoo de limpeza profunda ou antirresíduos indicado para equilibrar a oleosidade natural. Existem também produtos, com efeito de peeling, que limpam e ativam a circulação, promovendo um leve esfoliação no couro. Algumas linhas contam ainda com tônicos, máscaras e leave-ins.

Como saber se você precisa de um detox capilar?

O detox capilar é indicado para cabelos muito danificados que não conseguem mais absorver os ativos de hidratações e outros tratamentos. Quem utiliza muitos produtos de estilização ou cremes sem enxágue também pode aderir, para promover uma limpeza profunda, removendo qualquer resíduo que possa acumular nos fios.

O indicado é realizar o procedimento a cada 15 dias em cabelos muito danificados e, mensalmente, nos fios saudáveis para limpar e proteger as madeixas da poluição, cloro e outras impurezas. Aproveite a aplicação dos produtos e realize uma massagem no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea.

Apesar da indicação, é importante ficar atento às necessidades dos cabelos. Realizar o tratamento com muita frequência pode ressecar os fios e interferir em sua oleosidade natural.

Porque aderir ao tratamento?

Além de promover uma sensação agradável de limpeza e purificação do couro cabeludo, o detox capilar também oferece inúmeras vantagens para os fios, deixando-os mais fortes e bonitos. Quer conhecer todos os motivos pelos quais aderir à técnica? Listamos para você a seguir.

1. Reduz a oleosidade

A oleosidade excessiva é um dos motivos para o acúmulo de resíduos e sujeiras nos fios, deixando-os com um aspecto pesado, sem brilho e movimento, facilitando o aparecimento de seborreia e caspa.

O excesso de impurezas, além de deixar um aspecto sujo e pesado na raiz, pode dificultar a absorção da hidratação, desequilibrando os fios e deixando-os oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Para garantir uma limpeza efetiva e reduzir o problema, é preciso buscar produtos que atuem diretamente no couro cabeludo, e esse é o poder dos tratamentos de detox.

2. Previne a queda precoce dos fios

Equilibrando o couro cabeludo por meio do aumento da circulação sanguínea, da renovação celular e da desobstrução dos poros é possível, também, prevenir os problemas de queda precoce dos fios.

Os ativos estimulantes, auxiliam na prevenção da queda e estimulam a produção das fibras capilares, deixando-as mais espessas, fortalecidas e integras.

3. Estimula o crescimento saudável

Você já teve a sensação de que seu cabelo não cresce ou cresce muito devagar? Isso pode ser resultado de falta de circulação sanguínea e oxigenação.

A explicação é que o excesso de resíduos acumulado no couro cabeludo não deixa o bulbo respirar, dificultando a oxigenação e o crescimento das madeixas. Portanto, promover a limpeza profunda ativada por uma massagem no couro é a melhor forma de possibilitar que o folículo capilar retome a sua produção saudável, atingindo um bom ritmo de crescimento.

5. Proporciona nutrição profunda

Lembra que dissemos anteriormente que o acúmulo de resíduos dificulta a penetração da hidratação? Neste caso, a conclusão é bastante simples.

Realizando um tratamento de detox com frequência, você conseguirá ativar a nutrição natural dos fios. Isso porque, as cutículas capilares abrem e fecham com mais facilidade, permitindo a penetração e receptividade dos agentes hidratantes até as camadas mais profundas e não só na superfície.

Com a melhor distribuição dos nutrientes nos fios, o resultado é um cabelo mais brilhante e sedoso, que consegue aproveitar todos os benefícios de diferentes tipos de tratamentos.

6. Restaura os danos dos fios e tem ação antioxidante

Muitas vezes, os cabelos aparentam estar tão danificados que não parece haver solução além do corte. No entanto, é possível restaurar muitos danos por meio do detox capilar. A limpeza profunda estimula o couro cabeludo e os fios a voltarem ao seu estado natural, protegendo-os das agressões externas e reduzindo os danos e o aspecto pesado e sem vida.

Além disso, o tratamento detox tem ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que deixam os fios envelhecidos, opacos e quebradiços. Para complementar os benefícios do tratamento, é indicado associar a rotina a uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais.

7. Ameniza os efeitos da química

Procedimentos químicos agressivos como alisamentos e descolorações causam o enrijecimento das cutículas, dificultando a absorção de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. O detox capilar, nesses casos, proporciona uma maior flexibilidade aos fios, limpando profundamente e permitindo que os cabelos permaneçam saudáveis e com crescimento.

O tratamento também é muito indicado para quem está em transição e deseja ir desintoxicando o cabelo. Já para quem realiza químicas de efeito provisório, a dica é conversar com o seu cabeleireiro para verificar a possibilidade de conciliar os procedimentos.

Lembrando que o detox capilar é um tratamento que não altera a estrutura dos fios, portanto, ela não é capaz de retirar procedimentos químicos, como os alisamentos.

Qual detox capilar utilizar?

A Haskell Cosmética Natural conta com a linha Detox Therapy, desenvolvida especialmente para a limpeza e desintoxicação dos fios e couro cabeludo. Formado por shampoo e máscara antirresíduos, o kit limpa profundamente e prepara o cabelo para novos danos.

Os ativos de gengibre e extrato de hortelã contam com ação adstringente, antioxidante, refrescante e calmante, promovendo um crescimento mais forte e saudável e deixando os fios mais leves e soltos.

Quer conhecer melhor a linha Detox Therapy? Acesse nosso site e descubra todos os diferenciais dos produtos.