cuidados dentro de casa

Quais são os cuidados dentro de casa durante a pandemia? Saiba aqui!

Com o grande aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus no país, cresce a preocupação de quem está em quarentena. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais atitudes e cuidados dentro de casa devem tomar para garantir a prevenção e combater a doença.

Para que você entenda definitivamente como agir nesta pandemia, listamos as principais medidas e as ações de cautela para garantir sua segurança e evitar que o vírus chegue à sua casa. Quer ficar por dentro do assunto? Então, confira nossas dicas a seguir.

Intensifique as limpezas

O ideal é que as faxinas na casa sejam feitas com uma maior periodicidade e com maior atenção nas superfícies. Tente limpar o banheiro diariamente e varrer e passar pano no restante da casa, pelo menos, dia sim e dia não. As faxinas mais pesadas devem ser feitas semanalmente, higienizando todas as superfícies.

No caso de haver pessoas infectadas com o novo coronavírus na residência, é importante ter ainda mais cautela na hora da limpeza. O ideal é pedir para que o próprio indivíduo faça a higienização do ambiente em que está isolado, para evitar a contaminação dos outros moradores.

Limpe objetos comuns

Em situações normais, é comum deixar a limpeza de alguns itens passar despercebida. Isso acontece, por exemplo, com maçanetas, corrimãos, interruptores, controles remotos, chaves, celulares e óculos. No entanto, durante a pandemia, é fundamental aumentar os cuidados com esse tipo de objeto.

Você pode utilizar o álcool 70% para higienizar esses itens sempre que possível. No caso dos óculos, lave-os com água e detergente neutro e deixe secar naturalmente para não correr o risco de estragar os tratamentos antirreflexos ou antirriscos.

Tenha cuidado dobrado ao sair de casa

Quem trabalha em serviços essenciais e precisa sair de casa deve ter ainda mais cuidados para impedir a contaminação. Na hora de ir para a rua, utilize máscaras com tecido 100% algodão e evite colocar as mãos no rosto.

Ao voltar para a casa, tire os sapatos antes de entrar e deixe sua bolsa, as chaves e a carteira em uma caixa na entrada. As roupas e a máscara também devem ser retiradas e colocadas para lavar assim que você chegar. Caso não possa lavar imediatamente, coloque tudo em uma sacola plástica.

Lembre-se de não tocar em nada antes de higienizar as mãos para evitar a contaminação. Limpe seu celular com álcool em gel e os óculos com água e sabão e, em seguida, tome um banho completo, lavando, inclusive, os cabelos.

Lave bem as mãos

Além do álcool em gel, a água e o sabão também são muito poderosos contra o coronavírus, por isso, é importante tornar a lavagem das mãos um hábito recorrente e minucioso.

Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos e pulsos e esfregue bem as palmas, o dorso, entre os dedos, as unhas e o punho. A higienização deve durar cerca de 30 segundos e, ao finalizar, seque as mãos com uma toalha de papel e utilize o papel para fechar a torneira.

Não compartilhe talheres e itens de higiene pessoal

Outra recomendação é que você não compartilhe talheres e outros objetos de uso pessoal, como toalhas de rosto, fronhas, roupas, máscaras e itens de maquiagens. Evite também o contato físico com outras pessoas e não abrace, beije e aperte as mãos.

Caso tenha algum sintoma ou se sinta doente, procure se manter em um cômodo isolado com a porta fechada e deixe as janelas abertas para a circulação do ar.

Higienize as suas compras

As compras e os produtos que chegam da rua também precisam ser higienizados antes mesmo de encostar em sua bancada, para evitar contaminações. Nunca guarde diretamente as compras no armário ou na geladeira.

Embalagens de plástico podem ser lavadas com água e detergente. Já as de papelão podem ser limpas com um pano umedecido com álcool 70%. Frutas e verduras devem ser colocadas de molho por 10 minutos em um recipiente com água e 4 gotas de água sanitária. Em seguida, enxágue bem para retirar os resíduos do produto.

Utilize os produtos corretos para a limpeza

Você já deve estar cansado de ouvir que o álcool em gel 70% é uma boa opção para higienizar as mãos e outros objetos contra o coronavírus. Isso porque o álcool age quebrando o envelope de gorduras que protege o vírus e causando a sua destruição.

No entanto, para a limpeza da casa, outros produtos também podem ser utilizados e apresentam a mesma eficácia. É o caso dos desinfetantes, detergentes e produtos à base de cloro.

Ao utilizar o álcool em gel, é importante redobrar os cuidados para evitar queimaduras. Mantenha as embalagens longe do alcance das crianças e não deixe o produto próximo do fogão, das churrasqueiras ou de fontes de calor.

Na hora da faxina, mantenha uma organização com os itens de limpeza para evitar que a contaminação se espalhe de um cômodo para o outro e, ao finalizar, higienize luvas, panos, esponjas e vassouras.

Fique em casa e só vá ao hospital em caso de agravamento dos sintomas

O isolamento social é, segundo os médicos e especialistas, a medida mais eficiente para conter o avanço do novo coronavírus e não sobrecarregar o sistema de saúde. Por isso, é muito importante que você fique em casa e só saia quando for extremamente necessário.

Caso seu trabalho não seja um serviço essencial, converse com o seu chefe e proponha uma jornada de trabalho no regime home office. Além disso, tente fazer compras para, pelo menos, 15 dias e evite aglomerações.

Ao sentir algum sintoma, tenha calma. O coronavírus, na maioria dos casos, não apresenta manifestações severas que ameacem a vida e é importante que você procure um hospital apenas se notar agravamento dos sintomas, como tosses, dores no corpo, febre alta ou falta de ar.

Adotar boas medidas de higiene e cuidados dentro de casa é muito importante para que possamos passar pelo período de quarentena com mais segurança e tranquilidade. Dessa forma, você faz a sua parte e minimiza o risco de contágio da sua família.

Gostou das dicas? Quais desses cuidados você já adotou para evitar a contaminação? Conte para nós nos comentários.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.