cuidados com unha de gel

5 cuidados com a unha de gel: como fazer durarem mais?

Powered by Rock Convert

Ainda uma tendência em 2021, as unhas de gel são lindas e dão um ar completamente novo ao nosso visual. Sendo usadas tanto na esmaltação quanto no alongamento, esses modelos contam com uma durabilidade melhor que a de outras opções. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você siga certos cuidados com a unha de gel. 

No post a seguir, confira como elas são feitas e quais são os 5 cuidados essenciais para se ter com elas. Aproveite e veja também como fazê-las durarem mais. Boa leitura! 

Afinal, o que são unhas de gel? 

A unha de gel é uma película transparente e fina. Composta de determinados elementos, como o acrilato de isobornila, ela oferece uma grande fixação às unhas naturais, o que aumenta a sua durabilidade e torna mais fácil que seja moldada. 

Além disso, o gel pode ser usado de duas formas. A primeira é na esmaltação, quando é passado na unha natural, podendo durar cerca de 30 dias. Já no alongamento, é indicado principalmente para quem tem dificuldade em fazer crescerem as unhas naturais, tendo duração de cerca de 15 dias. 

De forma geral, a unha em gel alongada pode ser feita seguindo algumas etapas, como: 

  • a análise da unha original pela manicure; 
  • a higienização; 
  • o lixamento e o polimento; 
  • a aplicação de um molde de gel; 
  • a nivelação; 
  • a aplicação do primer para fixação; 
  • a aplicação de duas camadas de gel; 
  • a secagem em câmara LED. 

Por envolver processos tão delicados, é fundamental seguir certos cuidados com a unha de gel. Assim, é possível garantir a sua maior durabilidade. 

Quais são os 5 cuidados com unha de gel essenciais?

Para você manter o visual e fazer o investimento valer a pena, é muito importante seguir alguns cuidados com a unha de gel. Veja 5 deles a seguir! 

1. Realizar a manutenção 

A unha de gel não é algo que você aplica e “esquece”. Pelo contrário, durante os dias, o gel vai se desgastando e as unhas naturais crescem. Por isso, é recomendada a manutenção a cada 15 dias.

Nela, as camadas de gel são trocadas, removendo-se o excesso das antigas e aplicando-se novas. Além disso, é importante optar por um período livre da aplicação, como cerca de uma semana, para que as unhas naturais possam “respirar” e não corram o risco de desenvolver micro-organismos

2. Usar bons produtos 

Dentre os principais cuidados com unha de gel está o uso de bons produtos, bem como o zelo na sua aplicação. Ou seja, em nenhuma hipótese, é aconselhável fazê-las em casa.

Isso porque somente um profissional pode analisar as suas unhas e averiguar a possibilidade de aplicar o gel. Por exemplo, se você tem algum ferimento ou uma micose na unha, provavelmente, deverá esperar para fazê-las. Além disso, é com uma manicure profissional que você terá acesso aos produtos adequados, bem como aos equipamentos necessários, como a câmara LED, para que a unha saia bem-feita. 

3. Não lixar em casa 

Lixar as unhas parece algo simples, mas, no caso de extensões de gel, é importante evitar esse processo em casa. Isso porque há técnicas para deixá-las niveladas corretamente. Além disso, se você lixá-las da forma errada, as unhas podem ficar grossas, porosas e até com a aparência artificial. Fora isso, você ainda corre o risco de lascá-las. 

Powered by Rock Convert

4. Evitar trabalhos manuais 

Provavelmente, um dos cuidados com unha de gel mais difíceis de manter se relaciona aos trabalhos manuais. Nesse caso, é preciso haver muita atenção para que elas não lasquem, quebrem ou sejam puxadas. 

Sendo assim, algumas tarefas, como lavar a louça, devem ser evitadas, ou, na necessidade de realizá-las, é importante usar luvas, a fim de protegê-las. Além disso, é fundamental evitar produtos químicos em contato direto com as unhas de gel. 

Outras medidas importantes também incluem práticas do dia a dia, por exemplo: 

  • usar as pontas dos dedos, não as unhas, para certas atividades; 
  • não colocá-las na boca; 
  • não dobrá-las; 
  • ter cuidado ao mexer com objetos pequenos. 

5. Não retirar sozinha 

Devido à sua alta adesão, as unhas de gel são um pouco difíceis de retirar. Portanto, para que esse processo ocorra de forma correta e não prejudique as unhas naturais, deve ser feito com a manicure — uma etapa que pode levar cerca de meia hora. 

Nesse momento, geralmente, ocorre o polimento das unhas. Em seguida, aplica-se um removedor específico para o gel, que age por cerca de 15 minutos. 

Como fazer as unhas de gel durarem mais? 

Além de seguir os cuidados com a unha de gel, certas práticas também podem ajudá-las a durarem mais, bem como podem preservar a saúde das suas unhas originais. 

Limpeza 

Manter as unhas devidamente limpas não só é importante para evitar bactérias, mas também para deixá-las com um aspecto bonito. Por isso, além de fazer a manutenção adequada e de lixá-las, conforme as naturais crescem, é importante investir na hidratação e no cuidado com as cutículas

Uso de uma base finalizadora 

Depois de escolher o seu esmalte, é fundamental contar com uma base finalizadora para preservar a cor e para proteger a extensão de lascar. Além disso, antes da aplicação, é válido contar com uma base fortalecedora, para que a unha fique mais forte e saudável, especialmente se você já tem problemas com unhas fracas e quebradiças. 

Uso de bons esmaltes 

Contar com esmaltes de qualidade também faz toda a diferença para manter as unhas de gel bonitas. Isso porque eles são feitos de forma a evitar alergias, o que poderia causar problemas na sua unha, estragando a aplicação e até trazendo consequências mais sérias. 

Além disso, investir em qualidade nunca é demais quando se trata das suas unhas, já que, com um bom esmalte, é possível usar cores maravilhosas, que vão durar quase o mesmo tempo que as unhas de gel. Dessa forma, você evita usar removedores de esmalte em prazos mais curtos que a manutenção normal só porque a cor começou a sair e deixou a sua unha de gel feia. 

Como visto, as unhas de gel surgiram como tendência há alguns anos e continuam populares até hoje. Isso porque elas são lindas e duráveis e você pode usá-las em aplicações nas lâminas naturais ou em extensões. Mas, para mantê-las bonitas e saudáveis, além de fazê-las valer o investimento, é preciso seguir os cuidados com a unha de gel. Assim, é só aproveitar o visual!

Falando nisso, você sabia que existem inúmeras possibilidades de nail art para explorar em suas unhas, com diferentes tipos de esmaltes? Descubra quais são elas

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.