cuidados com os pés

Cuidados com os pés: conheça os principais!

Ter cuidado com os pés e mantê-los saudáveis afeta diretamente a relação entre saúde, beleza e autoestima. Além disso, esse cuidado é primordial para promover a sustentação do corpo e um bom equilíbrio. Por isso, o ideal é priorizar práticas que contribuam para a saúde dos pés, já que isso influencia bastante o bem-estar e a qualidade de vida.

Nessa perspectiva, vamos explicar quais são os principais cuidados necessários com os pés e algumas práticas que podem ser adotadas no dia a dia para garantir a saúde deles. Entenda mais sobre a importância de ter cuidados específicos com essa parte do corpo para mantê-los cada vez mais saudáveis. Boa leitura!

Por que é necessário ter cuidados com os pés?

Certamente, você já ouviu falar que os pés são a porta de entrada para diversas doenças, como micoses e infecções oportunistas. Pois bem, isso torna ainda mais necessário manter os pés bem tratados para se livrar desses riscos, concorda? Essa parte do corpo merece atenção especial, pois é ela que carrega todo o peso do nosso corpo e a até mesmo “percebe” a sensação do excesso de estresse. 

Por essa razão, ter cuidados com os pés não está ligado apenas à questão física, mas também exige atenção especial devido à possibilidade de reduzir os efeitos da carga emocional negativa. Além disso, algumas ações são indispensáveis para diminuir o risco de lesões e proteger o organismo contra doenças mais graves.

Logo, manter pés bem cuidados não pode ser associado apenas a uma questão estética ou de vaidade. Ao adotar cuidados diários com os pés pode-se evitar o acesso de agentes causadores de doenças, como fungos e bactérias, além de problemas relacionados a esporão, calos e dores na planta do pé.

Quais são os cuidados necessários para os pés?

Os pés são tão importantes quanto os demais órgãos do corpo que são considerados essenciais ao bom funcionamento do organismo. Nessas considerações, selecionamos algumas dicas simples de cuidados com os pés que não devem ser negligenciadas. Veja quais são!

Faça uma boa higienização

Manter uma boa higiene diária é fundamental para manter a saúde dos pés em dia. Isso inclui lavá-los com sabonete neutro e secá-los bem entre os dedinhos. Lembre-se que deixar os pés úmidos favorece a ação de fungos, principalmente aqueles causadores da micose.

Igualmente importante é, durante essa lavagem, verificar se não há feridas, arranhões ou qualquer problema que pode servir de entrada para germes que provocam doenças. Quem tem diabetes deve ter cuidado redobrado, pois essas pessoas têm mais dificuldade para se recuperar de certas enfermidades e cicatrizar feridas.

Aposte nas receitinhas caseiras

Para cuidar bem dos pés, vale apostar em diferentes métodos para promover o relaxamento e alcançar mais equilíbrio físico e mental. Uma das melhores alternativas é fazer o escalda-pés com receitinhas caseiras. Experimente colocar chá de camomila ou algum óleo que tenha uma essência agradável.

O mais importante é alcançar os objetivos dessa prática que existe desde os séculos passados: separar alguns momentos para deixar os pés em contato com a água morna, fazer uma massagem com movimentos suaves e promover o cuidado que seus pés merecem. 

Powered by Rock Convert

Lembre-se de não usar água muito quente, pois, além do risco de provocar queimaduras e fazer bolhas, escaldar os pés em água com temperatura muito elevada ainda reduz a oleosidade natural da pele dos pés. Assim como acontece com os cabelos, a pele dos pés também ficam mais ressecadas com água quente.

Capriche na hidratação

Tão importante quanto a hidratação dos cabelos e do corpo é ter esse cuidado com os pés, pois eles também ficam com a pele ressecada. Escolha, então, cremes hidratantes de sua preferência e aplique sobre a pele dos pés. Como seus pés ficarão úmidos e escorregadios, para evitar incidentes, o ideal é fazer essa hidratação quando for dormir.

Tenha cuidado ao esfoliar

Os podólogos orientam fazer uma esfoliação dos pés, pelo menos, uma vez por semana. O objetivo é remover o excesso de células mortas e, além disso, deixar a pele dos pés lisinha, com aspecto mais agradável e bem mais saudável. Para isso, há opções de diferentes óleos naturais ou produtos específicos que você pode adquirir em perfumarias e farmácias.

Limpe bem as unhas

Além de remover restos de esmaltes, as unhas também devem ser aparadas ou cortadas toda semana. Mas isso não é regra geral, pois depende do ritmo de crescimento das unhas. Porém, a orientação é preservar a cutícula, mesmo que seja contrário à estética. O motivo é simples: essa parte da unha serve de barreira contra a invasão de germes.

Utilize calçados confortáveis

Para proteger a saúde dos pés e evitar dores nas articulações e na planta dos pés, o ideal é optar por calçados adequados às suas atividades. Priorize o conforto, e não apenas a questão estética. Nem sempre o que é bonito é o mais indicado ao bem-estar.

Procure investir em sapatos e sandálias com solado de borracha. Esses modelos diminuem os impactos e reduzem os riscos de desenvolver esporão ou deformações nos ossos. Também não é aconselhável usar sapatos apertados – além do desconforto, eles também provocam calos, joanetes e deixam as unhas quebradiças.

Descanse os pés ao final do dia

Normalmente, as pessoas chegam ao final do dia com queixas de pernas e pés cansados. Uma ótima alternativa para renovar as energias e reduzir essas sensações é descansar os pés. Reserve um tempo para colocar os pés para cima. Faça isso sem calçados para que, assim como você, seus pés também possam respirar aliviados.

Por que é importante adotar essas dicas? 

Mesmo que não tenhamos consciência disso, nossos pés são constantemente expostos à sobrecarga do peso corporal e aos impactos do corpo. Tanto quando estamos de pé, parados ou em movimento, a força da gravidade é sempre exercida sobre eles.

Portanto, ter cuidados com os pés é possível por meio de práticas simples. Por isso, é tão importante seguir essas dicas e reservar alguns momentos do dia para efetuar esses cuidados. Como você pôde notar, pés saudáveis influenciam o bem-estar de todo o corpo – fator essencial à melhoria da qualidade de vida e à promoção da saúde.

Quer mais dicas como estas? É simples: siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.