cuidados com os pés

Confira 8 dicas para tirar as cutículas do modo certo

Um dos principais cuidados com os pés é saber como tirar a cutícula do jeito certo. Afinal, sempre estamos fazendo a unha e queremos que elas fiquem espetaculares, certo? Mas se você não tirar bem a cutícula, além do visual não ficar muito bonito, surge o risco de se machucar. Por isso, é importante entender como fazer esse processo — no dia a dia ou antes da esmaltação

Confira no artigo a seguir como é fundamental cuidar da cutícula. Veja ainda 8 maneiras de tirar cutícula do jeito correto para garantir unhas bem cuidadas. Boa leitura! 

A relação entre unhas saudáveis e saber como tirar a cutícula

A base de nossas unhas é composta principalmente de queratina. Na parte inferior, existe uma matriz de células que sempre fazem com que elas cresçam. Por ser uma região tão importante, precisa ser protegida e, é por isso, que temos a cutícula. Essa “pelinha” que gostamos de tirar, na verdade, exerce um papel de barreira contra micro-organismos que possam afetar as unhas e causar doenças. 

Então não posso tirá-la? Bom, isso é uma escolha. A indicação é encontrar um meio termo para que o visual fique bonito, mas as unhas permaneçam seguras. Além disso, é muito importante saber como tirar a cutícula.

Não somente ter cuidado com o kit de utensílios que vai usar, mas seguir algumas práticas para facilitar o processo é fundamental para não se machucar ou prejudicar a saúde. Principalmente, se você quer fazer as unhas sozinha. Veja a seguir 8 dicas de como tirar bem a cutícula.

8 dicas para tirar a cutícula e não se machucar 

Cada pessoa tem um estilo de fazer a unha. Porém, seguir algumas dicas pode ser importante não só para manter as unhas saudáveis, como para ter um melhor resultado.   

1. Tenha paciência   

O processo de tirar cutícula corretamente pode levar um certo tempo. Isso porque ela deve estar amolecida e, na hora de usar o alicate, você precisa de calma. Assim, consegue a precisão para deixar a unha bonita e não corre o risco de arrancar “bifes” dos dedos.  

Especialmente nas unhas dos pés, que são mais difíceis de alcançar, vale apoiá-las em uma superfície plana e que ofereça sustentação. Do contrário, seu pé pode se mexer e a mão escorregar, levando a um corte. 

2. Esterilize as ferramentas  

Não é segredo que ferramentas de unhas devem ser esterilizadas. Afinal, não só micoses, mas vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos por esses aparelhos. Ter esse cuidado é imprescindível em salões. E em casa? Também é necessário?  

A resposta é sim! Mesmo que você ou a pessoa de sua família não tenha hepatite, fazer as unhas exige contato com superfícies que podem ter algum micro-organismo.

Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha o seu próprio kit e substitua as ferramentas de tempos em tempos. Além disso, você pode usar álcool e sabão para limpá-lo, mas se você quiser ou precisar esterilizar tudo, existem opções de pequenas estufas que você pode adquirir. 

Powered by Rock Convert

3. Treine com o alicate  

Além de ter um alicate afiado, é preciso saber usá-lo. Dificilmente você vai conseguir tirar toda a cutícula com perfeição, indo de um lado ao outro da unha. Para isto, basta ter calma e começar no sentido do canto para o centro, de um lado, e repetir o processo do outro lado. Assim, você consegue retirá-la e não deixar falhas.  

Outro ponto importante para quem quer equilíbrio é retirar a cutícula das laterais da unha, mas deixá-la na base. Dessa forma, a matriz da unha fica protegida sem sacrificar o seu visual. 

4. Passe cremes  

A cutícula precisa estar amolecida para sair com facilidade e não causar os famosos “bifes”. Por isso, o ideal é passar um creme ou óleo antes de retirá-la. Outra dica é amolecer as cutículas durante um banho quente e removê-las logo depois. Você ainda pode deixá-las de molho em água com sabão. Apenas tenha cuidado com o produto que usar para não ressecar as unhas. Além disso, seque-as bem com a toalha. 

5. Utilize uma espátula   

A espátula é outra ferramenta que ajuda a tirar a cutícula, mas também precisa de destreza na hora de usar. A dica é empurrar a cutícula já amolecida só um pouco e devagar. Caso você use muita força, pode acabar se machucando. 

6. Evite tirar com frequência 

Você faz as unhas toda semana e sempre tira qualquer pele que tenha aparecido? Calma! Isso não é necessário. Aliás, não faz bem à saúde. Você deve dar tempo e esperar que as cutículas tornem a crescer naturalmente. Só então, recorra ao alicate. 

Outro ponto importante é perder o hábito de ficar puxando as pelinhas com os dentes. Isso só favorece que você tire alguns bifes e tenha infecções. 

7. Compre produtos específicos  

Se você odeia cutículas, saiba que existem alguns produtos específicos no mercado que ajudam a diminuí-las. Além disso, algumas opções funcionam na parte de remoção, favorecendo seu amolecimento. O formato creme, por exemplo, pode ser passado antes de usar a espátula e o alicate. Depois, basta retirá-lo com palito, algodão e removedor de esmaltes. 

8. Use base sempre 

Além de evitar unhas fracas e quebradiças, existem diversos tipos de base que colaboram para fazer o esmalte durar mais, hidratam as unhas e as deixam niveladas. É importante usá-las sempre nos cuidados com os pés, para que as unhas fiquem saudáveis. 

Além de usar a base, manter a hidratação dos pés também é importante. Não só para ajudar nas cutículas, mas para cuidar da pele. Sendo assim, sempre use creme e óleos que tenham componentes hidratantes e nutritivos, seja depois do banho ou antes de dormir. Afinal, eles ajudam a deixar as unhas bonitas e saudáveis, mesmo no período de “respiro” entre as esmaltações. 

Os cuidados com os pés envolvem diretamente as unhas. Para que fiquem bonitas e saudáveis, é importante saber como tirar a cutícula do modo certo. Assim, você não se machuca, consegue um bom resultado e mantém as unhas protegidas de qualquer infecção. Falando nisso, é importante estabelecer que tudo o que você usa deve ter qualidade. Das ferramentas até o esmalte, pois isso faz toda a diferença na cutilagem. 

Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte como você lida com as cutículas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.