cuidados com os cabelos crespos

Conheça os principais cuidados com os cabelos crespos

Existem diferentes tipos de cabelo e cada um deles apresenta as suas particularidades e necessidades. Os cuidados com os cabelos crespos, por exemplo, devem ser diferentes dos realizados em fios lisos ou cacheados. Isso porque o cabelo do tipo 4 é naturalmente mais ressecado e frágil devido à sua estrutura.

No entanto, isso não significa que esse tipo precisa apresentar um aspecto danificado e sem vida. Seguindo algumas dicas, é possível devolver aos fios a hidratação perdida e garantir que fiquem muito mais saudáveis, brilhantes e bonitos. Quer aprender como cuidar dos fios crespos no seu dia a dia? Então, confira as nossas dicas!

Não lave os cabelos com água muito quente

Por conta do formato espiralado do fio crespo, ele é mais sensível e tem uma maior tendência ao ressecamento. Isso acontece porque a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de chegar até as pontas.

Assim, é importante evitar ferramentas que tornem esses fios ainda mais ressecados. É o caso, por exemplo, da água muito quente. A água em temperatura muito alta dilata as cutículas da fibra capilar, fazendo com que a hidratação se perca e deixando as mechas espigadas e sem vida.

Na hora de lavar os fios, o ideal é deixar a água em uma temperatura morna. Além disso, evite utilizar secadores e outras ferramentas de calor.

Aplique o shampoo somente na raiz

Outro erro bastante cometido e que pode deixar os fios mais secos e danificados é espalhar o shampoo em todo o comprimento. Isso não é necessário. Na hora da lavagem, aplique-o somente na raiz, massageando com as pontas dos dedos para retirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo. O produto que escorre pelo comprimento durante o enxágue é suficiente para limpar o restante do cabelo. 

Quer uma dica para facilitar ainda mais a lavagem? Aposte nos pré-shampoos. Eles protegem o fio das agressões causadas pelos produtos de limpeza e ainda ajudam você a desembaraçar, evitando quebras.

Aposte no low poo

Você já ouviu falar na técnica low poo? Esse método de higienização é uma excelente solução para fios crespos, pois limpa sem agredir, mantendo a hidratação, a definição e o brilho.

Para aderir à técnica, é importante buscar por shampoos livres de sulfatos fortes e que utilizem outros agentes de limpeza mais suaves em suas fórmulas.

Além disso, quem utiliza essa técnica precisa evitar produtos que contenham substâncias derivadas de petróleo, como a parafina líquida e o óleo mineral. Isso porque os sulfatos leves não têm força suficiente para remover esses componentes do fio, o que pode gerar um acúmulo.

Tenha cuidado ao desembaraçar

Por ser um fio mais fino, o cabelo crespo precisa de ainda mais cuidado para que não quebre com facilidade. O ideal, portanto, é nunca penteá-lo a seco e sempre fazer isso durante o banho, começando das pontas em direção à raiz.

Para facilitar o processo, utilize um creme ou condicionador e escolha um pente de dentes largos. Pentes de madeira também são indicados, pois ajudam a combater o frizz.

Faça umectações

Por serem mais carentes de óleos e gorduras, os cabelos crespos costumam se dar muito bem com produtos focados em nutrição, por isso as umectações são sempre uma boa pedida.

Assim, para tratamentos, busque por máscaras de nutrição ricas em óleos. Faça umectações frequentemente e, para isso, escolha produtos ricos em óleos vegetais que sejam específicos para este fim. É importante testar diferentes óleos para ver quais proporcionam os melhores resultados para o seu fio. Entre os mais utilizados, estão:

  • óleo de coco;
  • óleo de argan;
  • azeite de oliva;
  • óleo de abacate;
  • óleo de semente de uva.

É importante saber que os óleos precisam de mais tempo para serem absorvidos pela fibra capilar. Por isso, aplique o produto mecha a mecha e deixe-o agir por, pelo menos, 30 minutos. Você também pode fazer a umectação antes de dormir. Nesse caso, cubra os fios com uma touca para não sujar o travesseiro e lave-os normalmente pela manhã.

Invista em uma fronha de cetim

O atrito entre os cabelos e o travesseiro durante a noite pode ser o grande causador do frizz, ou seja, daqueles fiozinhos arrepiados que tanto incomodam. No entanto, é possível contornar o problema facilmente trocando a sua fronha de algodão por uma de cetim.

Se preferir, você pode substituir a fronha por uma touca de cetim e usá-la durante a noite. Além de evitar o frizz, esse material também evita que os cachos fiquem amassados ou desmanchem.

Não se esqueça da hidratação

Já citamos como a etapa de nutrição é importante para esse tipo de cabelo, no entanto, a hidratação também é fundamental para devolver aos fios a umidade perdida ao longo do dia.

Para essa etapa, busque produtos específicos para o seu tipo de cabelo e que contem com ativos, como açúcar, d-pantenol e ceramidas. A hidratação pode ser feita em todas as lavagens. Caso sinta que o seu cabelo está pesado, faça o tratamento em lavagens alternadas.

Finalize da forma certa

Dependendo da curvatura, o cabelo tipo 4 pode ter diferentes resultados, por isso é importante conhecer o seu fio e testar finalizações diversas. O primeiro passo é buscar por um finalizador desenvolvido especialmente para crespos e que cumpra com o objetivo que você deseja, como mais definição, mais volume ou mais controle de frizz.

Você pode testar várias finalizações para entender de quais resultados mais gosta. Além disso, o cabelo crespo também pode precisar de texturizações para conseguir mais definição, por isso vale a pena testar métodos, como tranças, coquinhos, twist e dedoliss.

Para quem não abre mão de um black volumoso, a dica é utilizar o pente garfo para alcançar o volume desejado. Já se você for do time que prefere um volume reduzido, a dica para manter os fios controlados é apostar em finalizadores mais pesados e ricos em óleos.

Ter um cabelo incrível não é tão difícil quanto parece. Adotando esses cuidados com os cabelos crespos é possível fazer com que esse tipo de fio fique mais saudável e bonito, livrando-se de ressecamentos e quebras.

E você, quais cuidados têm com os seus fios diariamente? Conte-nos aqui nos comentários.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.