cuidados com o cabelo loiro

Guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro

Os cabelos loiros estão sempre em alta, todos os anos eles são tendência, independente do tom ou tipo de mechas escolhidos. Mas, apesar de fazer a cabeça de muitas mulheres, esse tipo de coloração acaba se tornando um desafio quando o assunto é cuidado, especialmente diante dos processos químicos existentes.

Com todas as etapas necessárias para chegar ao loiro dos sonhos (descoloração, tonalizante, tintura) é comum que os fios fiquem fragilizados e necessitem atenção. Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro. Confira.

Cuidados pré-coloração

Ao falar de cuidados com o cabelo loiro é importante salientar que não é só a pós-coloração que requer atenção. Antes de realizar o procedimento, são necessários alguns tratamentos e precauções para quem os fios estejam saudáveis e aptos a receber os químicos.

Faça um teste de mecha

O teste de mecha é um dos passos principais a serem tomados antes da realização de qualquer procedimento químico. É ele quem garante que o cabelo está saudável e aceitará receber os produtos aplicados, sem ocorrer o corte químico posteriormente.

No caso do cabelo loiro, o teste de mecha consiste em pegar uma parte das madeixas e aplicar os produtos pelo tempo determinado. Se os fios aguentarem a química sem nenhuma alteração, significa que o cabelo está apto a coloração.

Mantenha um cronograma de cuidados

Para o cabelo aguentar o procedimento sem sofrer o corte químico ou outras agressões é necessário que ele esteja saudável. Para garantir isso, uma dica é criar um cronograma de cuidados com os fios que comece ao menos um mês antes da coloração. Ele pode ser criado de acordo com a necessidade das madeixas, ou estabelecer uma rotina indicada para todos os tipos de cabelo.

Um cronograma recomendado é começar com as hidratações ao menos um mês antes, as fazendo semanalmente. A nutrição pode ser feita a cada 15 dias, sendo a última na semana do procedimento. E a reconstrução deve ser feita na última semana antes da química.

Saiba o tempo de espera para retocar

É comum que as loiras queiram retocar a raiz assim que o primeiro dedo de cabelo escuro aparece. Mas, o ideal é esperar ao menos três meses para isso, esse é tempo que leva para o cabelo se recuperar do primeiro procedimento químico seguindo os cuidados necessários.

Caso o retoque seja realizado em um período menor que o ideal, o cabelo pode estar fragilizado e não aguentar os produtos, sofrendo um corte químico. Ele acontece quando os fios estão ressecados e quebradiços, ou passaram por mais de um procedimento químico em pouco tempo.

Por não aguentar o produto, as madeixas acabam se quebrando, muitas vezes grande parte do cabelo desde o topo da cabeça.

Outra dica importante é estar sempre atento aos produtos utilizados na coloração. Marcas de baixa qualidade acabam agredindo ainda mais o cabelo, podendo provocar diversos danos como quebras, ressecamentos e, até mesmo, deixar os fios manchados.

Lavagem pós-coloração

Você foi lá e fez todos os cuidados pré-coloração, realizou o procedimento, está com o cabelo loiro e bonito. Mas, surge uma dúvida: e agora? Assim como existem encargos que devem ser feitos antes da coloração, o pós também requer atenção em certas ações. Abaixo explicamos um pouco sobre a lavagem pós-coloração.

Use produtos para cabelos pós-química

Um ponto importante é dar atenção ao shampoo e condicionador usados para a lavagem. O ideal é usar produtos específicos para cabelo pós-química, eles são desenvolvidos com ativos que ajudam a repor as propriedades perdidas e prevenir danos futuros. A lavagem pode ser diária ou em dias alternados, dependendo da necessidade de cada fio.

Caso perceba que os itens não proporcionam o cuidado necessário para seu tipo de cabelo, pode alternar entre os usos, assim, os fios recebem todos a atenção necessária tanto pela pós-química quanto pelo tipo de madeixa.

Evite água quente

A água quente é um dos maiores vilões dos cabelos. A alta temperatura da água remove a hidratação natural dos fios, abrindo as cutículas e os deixando ressecados, além de causar efeito rebote em cabelos oleosos. O recomendo é sempre lavar as madeixas com água morna ou fria.

O efeito rebote acontece quando o calor excessivo remove os óleos naturais presentes nos fios e couro cabeludo. Assim, o organismo entende que é necessário produzir mais oleosidade para compensar a perda, fazendo com que as madeixas fiquem ainda mais oleosas.

Desembarace no banho

Uma das maiores reclamações de quem tem cabelo loiro é a grande quantidade de nós que se formam, especialmente com os fios molhados. Ao pentear cabelos muito embaraçados o pente ou escova pode provocar a quebra das madeixas.

Para evitar que isso aconteça, o recomendado é desembaraçar durante o banho, enquanto ainda está com condicionador no cabelo, seja com os dedos ou um pente de dentes largos.

Caso não goste, tenha dificuldades ou, ainda assim, preferir desembaraçar após o banho, o ideal é aplicar um creme de pentear para facilitar e evitar a quebra dos fios. Deve-se aplicar uma pequena quantidade, do tamanho de uma moeda de 5 centavos, em todo o comprimento evitando a raiz.

Considere seu tipo de cabelo

Apesar do procedimento de coloração do cabelo loiro agredir os fios, é necessário considerar o tipo de madeixa na hora da lavagem. Isso porque cada tipo requer atenção às características e necessidade individualmente. Caso a pessoa tenha o cabelo liso ou ondulado e mais oleoso, o recomendado é aplicar condicionador em menor quantidade e evitar a raiz.

Já as madeixas com características mais ressecadas, como acontece com cacheada e crespas, o ideal é concentrar a maior parte do produto nas pontas e distribuir o que sobrar na raiz dos fios. Esses tipos de cabelo também necessitam de cosméticos com propósitos e ativos hidratantes.

Cronograma capilar

Procedimentos como descoloração e coloração tendem a danificar os fios deixando-os fracos e quebradiços. Para restaurar a saúde do cabelo são necessários alguns cuidados para repor toda a água, óleos, nutrientes e vitaminas perdidos.

Uma dica para isso é fazer um cronograma capilar, ele consiste em montar uma agenda de tratamentos de acordo com a necessidade de cada cabelo intercalando entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação

A hidratação consiste exatamente no que o nome diz, devolver a água, hidratação e outras substâncias perdidas com o procedimento. Para isso são usadas máscaras de tratamentos produzidas com ativos hidratantes como mandioca, babosa, tutano e abacate. O creme pode ser aplicado em casa e de maneira simples. A seguir, criamos um passo a passo explicando como fazer.

1º passo: lave o cabelo com um shampoo de sua preferência. É necessário, seguir esse passo para abrir as cutículas dos fios e assim absorver melhor a máscara.

2º passo: remova o excesso de água com uma toalha e parta o cabelo em mechas. Aplique a máscara de hidratação escolhida em todo o comprimento do cabelo, em todas as partes.

3º passo: deixe o produto agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem. Para potencializar o efeito do creme use uma touca térmica.

4º passo: após o tempo de espera remova o produto enxaguando completamente. Assim que retirar todo o produto, aplique um condicionador para fechar as cutículas.

5º passo: finalize como preferir.

Nutrição

O tratamento de nutrição consiste em devolver todos os nutrientes perdidos com o procedimento que pode deixar as madeixas opacas e ressecadas. Para isso, é indicado o uso de óleos vegetais como de coco, azeite de oliva e argan no cabelo.

O produto pode ser aplicado nos fios de duas maneiras: misturando com uma máscara de hidratação ou fazendo umectação capilar. Fazer a umectação é muito simples e abaixo explicamos como funciona.

Passo 1: aplique o óleo vegetal de sua preferência em todo o cabelo. Nesse caso é melhor fazer com a madeixa suja para melhor absorção.

Passo 2: aguarde ao menos 30 minutos com o produto nos fios. Caso preferir pode aplicar o óleo à noite e retirar assim que acordar.

Passo 3: após o período de espera remova o produto dos fios lavando normalmente, usando shampoo e condicionador.

Passo 4: finalize como preferir.

Reconstrução

Nosso cabelo tem grandes quantidades de queratina, ao realizar um procedimento químico parte dessa substância é perdida, deixando os fios quebradiços e porosos.

A reconstrução é um tratamento que tem como objetivo repor essa queratina, devolvendo a integridade das madeixas. Ela pode ser feita com uma máscara de reconstrução seguindo os mesmos passos da hidratação ou com queratina líquida como vamos ensinar a seguir.

1º passo: lave o cabelo ao menos duas vezes com um shampoo reconstrutor, em seguida remova o excesso de água.

2º passo: separe o cabelo em mechas e aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios. Logo após, penteie todo o cabelo para distribuir bem o produto e aguarde 20 minutos.

3º passo: aplique uma máscara reconstrutora nas madeixas por cima da queratina, sem removê-la. Espere mais 10 minutos.

4º passo: após o tempo determinado enxágue o cabelo completamente. Aplique um condicionador de reconstrução.

5º passo: finalize como preferir.

A reconstrução com queratina pode ser feita até duas vezes por mês com um intervalo de 15 dias entre cada aplicação.

Cuidados para manter o loiro

Com as agressões sofridas pelo processo químico da coloração, é comum que os fios fiquem fracos e as pontas duplas apareçam. Como comentado acima, para evitar mais danos alguns cuidados são necessários ao longo do dia, como o uso de protetores térmicos, matizadores e evitar o uso de aparelhos de altas temperaturas.

Faça uso de protetores térmicos

Um dos principais cuidados que devem ser tomados diariamente com o cabelo loiro é uso de protetor térmico. O protetor térmico é um produto que serve para proteger o cabelo das agressões externas como altas temperaturas.

Ele cria uma capa de proteção em volta dos fios que funciona como uma barreira impedindo que o calor e a poluição agrida-os. Pode ser encontrado em vários formatos como spray, leave in ou creme e deve ser aplicado assim que sair do banho ou quando for usar aparelhos de altas temperaturas ― secador, chapinha, babyliss.

Aposte em matizadores

Após algum tempo do processo químico, é comum que os fios acabem escurecendo e muitas vezes amarelados. Isso acontece por conta de um processo de oxidação proveniente do próprio organismo, é a tentativa de voltar com o tom natural do cabelo. Mas, não precisa se desesperar, não é preciso passar pelo processo de descoloração novamente, para corrigir isso o ideal é usar um matizador.

O matizador é um produto que pode ser encontrado no formato de creme ou ampolas para diluir em uma máscara hidratante. Ele costuma ser roxo ou rosa, e por causa dessa cor corrige o amarelado dos fios voltando ao tom original. Os matizadores podem ser encontrados com facilidade em lojas de cosméticos.

O ideal é aplicá-los no máximo duas vezes ao mês, com um intervalo de 15 dias entre as aplicações. O uso excessivo pode deixar os fios pesados e sem movimento.

Invista na alimentação

Assim como o cronograma capilar tem como objetivo devolver as propriedades perdidas, um dos tratamentos começa de dentro para fora, a partir da alimentação. É dessa maneira que o organismo recebe a maior parte das vitaminas nutrientes enviados a todas as partes do corpo, chegando também ao cabelo.

O ideal é manter uma dieta equilibrada com muitas frutas, vegetais, verduras, carnes e oleaginosas. Folhas escuras como couve e espinafre são ricas em vitamina A responsável pelos óleos e hidratação natural dos fios.

Enquanto isso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento do cabelo e pode ser encontrado em frutas cítricas. Já no caso das vitaminas do complexo B, encontradas em peixes e ovos, favorecem o crescimento e evitando a queda das madeixas.

Evite aparelhos de altas temperaturas

Os aparelhos de altas temperaturas (secador, chapinha, babyliss) prejudicam os cabelos deixando-os fragilizados, ressecados e quebradiços. Além disso, as altas temperaturas, sejam de aparelhos ou exposição solar, aceleram o processo de oxidação dos fios deixando-os amarelados com mais facilidade.

O recomendado é evitar o uso sempre que possível, caso haja a necessidade de usar não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes, além de deixar em temperaturas mais baixas e manter o secador a pelo menos 30 cm do cabelo.

Como deu para perceber, apesar de ser lindo, o cabelo loiro requer muitos cuidados diariamente. Por isso, é importante ter em mente todos os tratamentos e procedimentos necessários para manter os fios saudáveis antes de resolver colorir. Mas, seguindo as nossas dicas e usando produtos de qualidade, como os da Haskell, é possível ter o loiro dos sonhos.

E aí, o que achou do nosso guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro? As informações foram úteis?

A Haskell Cosmética Natural é uma empresa que atua no mercado de cosméticos. Ela conta com linhas de produtos capilares e para as unhas desenvolvidos com ativos de naturais e de maneira consciente, com o objetivo de levar beleza, autoestima e bem-estar para as pessoas. Aproveite a visita e conheça o nosso site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.