cuidados com o cabelo grisalho

Conheça 8 cuidados com o cabelo grisalho

Você já ouviu falar em acromotriquia? Pois bem, esse é o nome que se dá ao embranquecimento dos fios de cabelo. Geralmente, os pigmentos que dão cor aos cabelos perdem a força com o passar da idade, mas pode haver influência de outros fatores. Por causa dessas mudanças — e também pela relação entre beleza e autoestima —, é preciso buscar produtos específicos e ter ainda mais cuidados com o cabelo grisalho.

Pensando nisso, vamos apresentar valiosas sugestões de como cuidar melhor das mechas que estão ficando brancas e fortalecer o cabelo. Veja quais os principais cuidados para deixar os seus cabelos grisalhos mais bonitos, saudáveis e com um estilo mais moderno. Confira as oito dicas que preparamos especialmente para você!

1. Não arrancar os fios brancos

O que muitos não sabem é que os fios brancos podem surgir em qualquer idade, por isso, alguns jovens começam a ter um cabelo branco muito cedo. Isso acontece por diferentes questões. Porém, as mais comuns são a influência genética, a herança familiar e também as doenças que desequilibram os hormônios, como ocorre nos problemas da glândula tireoide.

Isso ajuda a entender que nem sempre os cabelos brancos são características da idade. Ou seja, a genética ou outros fatores influenciam bem mais a perda da função dos melanócitos. Esses elementos produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele e aos cabelos. Por isso, mesmo que pareça uma boa solução, não é recomendado arrancar os fios brancos. Isso pode enfraquecer a raiz dos cabelos e afetar todos os outros fios também.

2. Apostar em cortes modernos

Homens ou mulheres, quando percebem que os fios estão começando a embranquecer, decidem abraçar novas ideias e remodelar o visual. Entretanto, esse processo de transição pode ser um pouco demorado, pois depende da adaptação a esse novo estilo. Para lidar melhor com essas mudanças, uma boa dica é apostar nos cortes mais modernos e joviais. Há diversas opções de cortes curtos que ficam bonitos e facilitam os cuidados com o cabelo grisalho.

3. Utilizar produtos indicados para esse tipo de cabelo

Definitivamente, o mais recomendado é investir em produtos que ajudem a melhorar a aparência dos cabelos embranquecidos. Cuidar dos fios que estão perdendo a cor não é tão trabalhoso, pois há alguns procedimentos que podem ser feitos em casa. Na hora de escolher os produtos, opte sempre por aqueles compostos por fórmulas naturais e sem sal.

Quando os fios começam a embranquecer, eles se tornam mais frágeis e, por isso, o ideal é utilizar produtos voltados para esse tipo de cabelo a fim de não danificá-los. Evite lavá-los todos os dias, principalmente para evitar o ressecamento dos fios. A lavagem diária retira a oleosidade natural e, consequentemente, deixa os cabelos fracos e quebradiços.

4. Evitar o amarelamento

Para evitar o amarelamento, o ideal é utilizar shampoos e condicionadores específicos para cabelos grisalhos, já que eles também ajudam a manter o fio branco mais firme e hidratado. Esses produtos têm em sua composição algumas propriedades especiais que ajudam a evitar o amarelado dos fios. 

Essa cor amarelada ocorre por exposição ao sol ou por oxidação resultante do uso de química. Uma boa opção para minimizar esse problema é fazer rinsagem. A rinsagem é uma técnica realizada com tonalizantes acinzentados. Como esses tonalizantes não contêm amônia, todo o amarelado do cabelo é removido facilmente.

5. Proteger o cabelo do sol

Engana-se quem pensa que ficar exposto ao sol sem proteção adequada prejudica somente à pele. Assim como acontece com a pele, os raios solares também comprometem a saúde do cabelo. Por isso, um dos principais cuidados com o cabelo grisalho é evitar a exposição ao sol, já que a tendência é deixá-los mais fracos e amarelados. Aposte em bonés, viseiras e chapéus e proteja os seus fios brancos contra os efeitos da radiação solar.

6. Manter os fios sempre hidratados

 A falta de melanina — o pigmento responsável pela cor dos cabelos — também diminui a força, a elasticidade e a maciez dos fios, o que torna o cabelo branco um pouco mais ressecado do que os outros que ainda preservam a cor natural. Por isso, é normal que o cabelo branco tenha uma aparência mais áspera e rebelde.

Logo, é necessário redobrar a atenção e os cuidados com o cabelo grisalho. O ideal é investir sempre em cremes de hidratação de boa qualidade e que contenham nutrientes capazes de renovar a força dos fios. Manter o cabelo sempre hidratado fortalece a raiz e ajuda na recuperação do brilho e da maciez.

7. Fazer umectação capilar

O tratamento de umectação capilar é um processo que ajuda na reposição dos lipídios (células de gordura que contribuem para o brilho dos cabelos) do fio que está ficando claro. Essa técnica é simples e pode ser feita em casa — basta encapar o cabelo com um óleo vegetal, esperar por cerca de três horas e depois enxaguar bem com um shampoo para cabelos brancos. O óleo deve estar aquecido para agir melhor na fibra capilar. 

8. Experimentar novas tinturas

Quando a idade chega, muitos aproveitam isso como ocasião para empoderar e assumir os fios brancos com muito charme e atitude. No entanto, algumas pessoas preferem pintar os cabelos e dar aquela disfarçada nos fios esbranquiçados. Para quem gosta de pintá-los, a vantagem é que, atualmente, há muitas opções de tinturas no mercado. O ideal é experimentar novas cores e novas texturas e revitalizar o seu cabelo conforme a sua preferência.

Como você pôde notar, manter um estilo de vida saudável é importante tanto para evitar doenças do envelhecimento quanto para ajudar a retardar a perda da cor dos fios. Logo, os cuidados com o cabelo grisalho também exigem a adoção de um estilo de vida adequado. Praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação e não fumar é essencial para ter um cabelo com uma bela aparência e saudável.

E você, o que achou deste artigo? Deixe o seu comentário e participe de nossas publicações! O espaço abaixo está reservado exclusivamente para a sua opinião!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.