cuidados com o cabelo curto

Confira os cuidados essenciais com o cabelo curto

Powered by Rock Convert

Usar o cabelo curto está sempre em alta, principalmente entre as mulheres que querem demonstrar independência e modernidade. O visual permite vários cortes diferentes, além de combinar com todas as idades e tipos de fios, sejam eles lisos, ondulados ou cacheados.

No entanto, se engana quem pensa que não precisa ter muitos cuidados com o cabelo curto. Afinal, apesar de ser mais prático comparado aos fios longos, esse estilo requer atenção para manter o cabelo saudável e viçoso. Por isso, se você já tem ou quer mudar para o cabelo curtinho, é relevante manter a atenção com os fios.

Pensando nisso, criamos esta leitura com dicas para esse estilo. Confira tudo sobre os cuidados com o cabelo curto!

Veja quais são os cuidados com o cabelo curto

Apesar de os fios não estarem longos, isso não significa que você possa relaxar com o seu cabelo e couro cabeludo. Para manter a saúde e a força das mechas, é necessário investir em alguns hábitos para não sabotar a beleza do seu cabelo. Veja como cuidar!

Faça uma limpeza correta

Os fios curtos, principalmente os lisos, podem ficar mais oleosos por estarem muito perto do couro cabeludo. Nesse sentido, a lavagem deve ser mais frequente, sendo três vezes por semana ou mesmo todos os dias, dependendo do cabelo. Contudo, a temperatura da água também influencia na oleosidade. Por isso, prefira água morna para lavar e, de preferência, utilize água fria no último enxágue.

Quando aplicar os produtos, procure colocar a quantidade ideal nas mãos para depois passar no cabelo. O shampoo pode ser usado duas vezes, massageando o couro cabeludo. Já o condicionador, pode ser uma quantidade menor, aplicando nas pontas para agir por uns minutos. Por fim, retire todo o produto para não deixar nenhum resíduo.

Utilize shampoo e condicionador adequados

O produto utilizado nos cabelos interferem (e muito!) na saúde dos fios. Atualmente, existem cosméticos para todos os tipos de mechas e necessidades. Por isso, não negligencie o seu shampoo e condicionador. Se notar frizz, pontas duplas ou secas, utilize produtos para tal finalidade. Contudo, use com moderação o seu condicionador, apenas nas pontinhas para evitar a raiz oleosa.

Além disso, invista em produtos conhecidos e de qualidade, como a Haskell que oferece cosméticos respeitando o que cada tipo de cabelo precisa e para todas as etapas de cuidados, desde shampoo para lavagem até a máscara de tratamento. Usar produtos desconhecidos ou duvidosos, podem prejudicar o cabelo.

Visite o salão de beleza regularmente

Pode não parecer, mas o cabelo curto pede visitas frequentes ao seu cabeleireiro. Isso porque, conforme o crescimento dos fios, pode ficar mais aparente o desalinhamento das pontas, comparado com as mechas compridas. Além disso, a raiz ficará em destaque se tiver coloração ou escova progressiva. Portanto, seja para corte ou procedimento químico, a manutenção deve ser a cada 30 ou, no máximo, 45 dias.

Aposte em um cronograma capilar

O cronograma capilar é sempre bem-vindo para manter os fios saudáveis. Por isso, é ideal você investir em um cronograma no salão com o seu profissional, mas não esqueça de manter o cuidado em casa. Essa atenção valoriza os procedimentos feitos pelo cabeleireiro e evita que os fios sofram com os efeitos do dia a dia.

Para tanto, aposte no seu próprio cronograma capilar, com os shampoos e cremes para a etapa do processo. O ideal é fazer a cada 10 ou 15 dias, dependendo das necessidades do cabelo, por isso, identifique o que ele mais precisa.

Powered by Rock Convert

Saiba como identificar o que o seu cabelo precisa

Naturalmente, os cabelos sofrem com os danos do dia a dia. Mesmo que seja um cabelo sem química e com cortes frequentes, é normal precisar de uma hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso, é relevante fazer essa manutenção em casa, a fim de manter o aspecto bonito dos fios.

Além disso, é ideal que você saiba identificar o que o seu cabelo precisa para recuperar o viço. Nesse sentido, entenda a seguir como notar essas necessidades.

Hidratação

Se o seu cabelo estiver sem brilho, quebrando com facilidade e tiver áspero ou com pontas abertas, é um sinal de que ele precisa de hidratação. Porém, esse não é um nível alto de danificação, pois até os cabelos saudáveis sofrem com essas características.

Como fazer:

  • semana 1: hidratação / nutrição / hidratação;
  • semana 2: nutrição / hidratação / reconstrução;
  • semana 3: hidratação / nutrição / hidratação;
  • semana 4: nutrição / hidratação / reconstrução.

Nutrição

Nesse caso, os fios ficam opacos, desalinhados e com muito frizz. Se tiver esses sinais, invista na nutrição, pois assim, o nível de danos já é maior e precisa de atenção.

Como fazer:

  • semana 1: nutrição / reconstrução / hidratação;
  • semana 2: hidratação / nutrição / hidratação;
  • semana 3: nutrição / hidratação / nutrição;
  • semana 4: hidratação / reconstrução / hidratação.

Reconstrução

Esse caso é mais sério, quando diz respeito à saúde dos cabelos, pois os fios geralmente estão muito danificados. Eles apresentam elasticidade, ficam finos e quebradiços, inclusive ocorre a queda capilar. É comum acontecer isso após processos químicos, como progressiva e coloração.

Como fazer:

  • semana 1: reconstrução / hidratação / nutrição
  • semana 2: hidratação / nutrição / hidratação;
  • semana 3: reconstrução / hidratação / nutrição;
  • semana 4: hidratação / reconstrução / hidratação.

Todos os cronogramas anteriores podem ser feitos em casa, inclusive, apresentam resultados excelentes para o seu cabelo. A dica extra é fazer os tratamentos citados acima depois que as mechas estiverem limpas e os fios úmidos. Depois é só aplicar a máscara em cada mecha e deixar agir por alguns minutos. Usar touca térmica ajuda no tratamento.

Outro detalhe, é que você pode apostar em uma linha de cosméticos para cada finalidade, para potencializar os cuidados com o cabelo curto. Para isso, a Haskell oferece produtos para todas as etapas do cronograma capilar.

Aproveite para conhecer os kits de cronograma capilar que sugerimos para você. No site da Haskell temos sugestão de cronograma para todos tipos de cabelo, assim você mantém e recupera a saúde do seus fios.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.