Você pode não saber como funciona, mas certamente já ouviu falar dos benefícios do cronograma capilar. Essa técnica visa solucionar os problemas, como ressecamento, frizz e quebra dos fios, decorrentes do uso frequente de chapinha e secador, procedimentos químicos e contato com o cloro de piscinas.

O cronograma nada mais é do que uma técnica parecida com um caderno de compromissos, em que você cria uma rotina de cuidados com o objetivo de recuperar os cabelos danificados e repor os nutrientes que foram perdidos. Devido à eficácia, ele se tornou o maior aliado de mulheres que buscam manter os fios saudáveis e bonitos.

Contudo, para realizar o cronograma capilar, é preciso entender quais são as necessidades dos seus cabelos. Afinal, é a partir disso que você conseguirá montar uma rotina adequada às suas madeixas. Quer entender como funciona e aprender a montar um cronograma? Então, continue a leitura!

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com as madeixas que consiste em três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma oferece uma solução para devolver o brilho e a maciez dos cabelos danificados por fatores externos, como poluição e exposição ao sol, ou a químicos, como alisamentos, descolorações e tinturas. A seguir, listamos a função de cada etapa do cronograma:

  • hidratação — tem como objetivo repor a água perdida e hidratar os fios, sendo indicada para os cabelos opacos e ressecados;
  • nutrição — consiste em repor os nutrientes perdidos pelos fios, em sua maioria, lipídios, deixando-os mais macios e com as cutículas alinhadas;
  • reconstrução — tem o intuito de repor as proteínas e aminoácidos perdidos pelas madeixas, que são essenciais para o fortalecimento dos fios. É indicado para cabelos com química, fios elásticos e quebradiços.

Para que serve?

Ele serve para restaurar a saúde dos fios, afinal, os cabelos são danificados diariamente por agentes externos, como o sol, o vento e a poluição. Por isso, fazer o cronograma capilar é essencial para manter os cabelos saudáveis e bonitos.

Vale lembrar que todos os tipos de cabelos podem ser beneficiados pelo cronograma. E que não são só as madeixas quimicamente tratadas que necessitam de cuidados — os cabelos virgens também precisam passar pelo tratamento para manter a saúde e a boa aparência dos fios.

Como montar um cronograma capilar?

Antes de montar o seu cronograma capilar, é preciso identificar quais são as necessidades do seu cabelo. Por exemplo, se os seus fios estão fortes, porém, ressecados, não há necessidade de focar na nutrição e reconstrução. Nesse caso, o ideal seria reforçar a hidratação e fazer as outras duas etapas apenas uma vez no mês.

Já se o seu cabelo está com muito frizz e desalinhado, você deve incluir a nutrição com mais frequência no cronograma. Se os fios estiverem elásticos e com pontas duplas, opte pela reconstrução para repor a massa capilar perdida e restaurar a saúde do cabelo.

Vale ressaltar que não há regra para o cronograma capilar. Tudo dependerá da necessidade e condição dos seus fios. Afinal, as três etapas são indicadas para todos os tipos de cabelo e o número de sessões dependerá de quão danificados os seus fios estão.

Quais são os cuidados necessários?

Apesar de o cronograma ser um tratamento criado de acordo com a necessidade dos fios de cada mulher, algumas regras devem ser seguidas para que o resultado seja satisfatório. Por exemplo:

  • usar shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo;
  • lavar as madeixas apenas 3 vezes na semana durante 1 mês;
  • dar um intervalo de 48 horas entre uma lavagem e outra;
  • variar as etapas em cada lavagem, alternando entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Quais são os produtos que devem ser utilizados durante o processo?

Para a etapa de hidratação do cronograma capilar, é indicado utilizar produtos à base de glicerina vegetal, colágeno, bepantol, aloe vera, vitaminas, extratos botânicos, proteína hidrolisada do milho, da soja, entre outros.

Já para a nutrição, opte por produtos que tenham, em sua composição, determinados ingredientes, como manteiga de karité, ceramidas, manteiga de macadâmia, óleo de coco, argan e abacate.

Na fase de reconstrução, escolha os produtos que são à base de colágeno, queratina, creatina, arginina e aminoácidos de trigo.

Por quanto tempo deve ser feito o cronograma capilar?

A duração do cronograma dependerá do estado das suas madeixas e de quais tratamentos ela necessita. Pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível fazer uma pausa de 1 mês, caso queira. Nesse período, pode ser utilizado apenas shampoo, condicionador e creme para pentear. Após a pausa, você poderá retornar ao cronograma capilar.

Quando os resultados podem ser vistos?

Você provavelmente notará a diferença nos fios a partir do primeiro mês, pois o cabelo ficará muito mais maleável e bonito. Entretanto, se as madeixas estiverem muito danificadas por agentes químicos, como progressiva ou relaxamento, o resultado será mais visível no segundo mês do cronograma.

Para as mulheres que estão passando pela transição capilar, o cabelo pode demorar cerca de 6 a 8 meses para ficar totalmente hidratado e com os cachos definidos. Claro que um bom resultado só será obtido se for aliado ao cronograma, uma série de cuidados diários com as madeixas.

Como vimos ao longo do post, investir em um cronograma capilar é essencial para manter a saúde e a boa aparência dos fios. É por meio dele que você conseguirá um cabelo mais forte, macio, sem frizz e sem pontas duplas. No entanto, sabemos que não basta somente realizar todas as etapas do cronograma — é preciso também investir em produtos de qualidade.

Para isso, nada melhor do que comprar itens que ofereçam uma linha completa de tratamento intensivo, como o kit cronopower. Ele tem uma máscara capilar com os ingredientes necessários para cada etapa do cronograma. Dessa forma, você hidrata, nutre e reconstrói o fio utilizando uma única linha de tratamento.

Agora que você já sabe como é feito e quais são os benefícios do cronograma capilar, entre em contato conosco e conheça as diversas opções de produtos que temos para você!