crescimento capilar

Conheça 10 mitos e verdades sobre o crescimento capilar

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Ficar de cabeça para baixo, cortar as pontinhas todo mês, massagear o couro cabeludo. Muitas são as dicas que encontramos pela internet para conquistar um cabelo mais longo. Mas será que todas elas dão resultados? Nosso cabelo cresce, em média, de 1 cm a 1,5 cm por mês, mas isso não é regra e esse número pode mudar de pessoa para pessoa, depende de vários fatores.

Se você quer entrar de cabeça no projeto Rapunzel e conquistar madeixas mais longas, é importante saber que, nem tudo o que é divulgado é realmente verdade. A seguir, desmistificamos os principais mitos e verdades do crescimento capilar para ajudar você nessa jornada.

1. O estresse interfere no crescimento capilar

Verdade. O estresse interfere em uma série de reações fisiológicas do organismo e o crescimento capilar é uma delas. Ele pode reduzir e, até mesmo, interromper a fase de crescimento dos fios.

O estresse também pode acelerar a evolução natural, fazendo com que todos os fios entrem, juntos, na fase de queda. Além disso, os traumas emocionais também podem provocar dermatite seborreica.

2. Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido.

Mito. Essa receita foi muito conhecida nos anos 90 e, ainda hoje, algumas pessoas acreditam que o estrogênio contido nas pílulas anticoncepcionais pode influenciar no crescimento dos fios. A prática, no entanto, não tem nenhum resultado, visto que, o hormônio na pílula foi desenvolvido para ser ingerido, e não apresenta nenhum efeito ou absorção pelo uso tópico no couro cabeludo.

Vale lembrar, inclusive, que a utilização dessa forma pode, até mesmo, danificar os fios. Isso porque, a associação dessas substâncias com o shampoo pode alterar a composição química do cosmético, desestabilizando sua fórmula.

3. A alimentação influencia no crescimento dos fios

Verdade. Uma alimentação saudável e balanceada reflete diretamente na força e crescimento dos cabelos. Dietas pobres em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas A e C e as do complexo B, prejudicam a saúde do couro cabeludo.

Abóbora, cenoura, batata-doce, brócolis e folhas verdes escuras, por exemplo, são alimentos que auxiliam na produção de sebo necessária para o couro cabeludo. Já a couve tem uma grande concentração de aminoácidos, como a cisteína, que são responsáveis por formar a fibra capilar.

4. A caspa afeta o crescimento dos fios

Verdade. O crescimento dos cabelos está diretamente ligado à saúde do couro cabeludo, por isso, a caspa, assim como a oleosidade excessiva, impedem um bom desenvolvimento dos fios, pois obstruem os folículos capilares.

A dica para quem sofre com esses problemas é lavar as madeixas em dias alternados, com shampoo específico para o problema a garantir uma limpeza profunda do couro. No caso dos cabelos mistos, é importante encontrar um produto que garanta a limpeza da raiz sem ressecar as pontas.

5. Cortar as pontas faz com que o cabelo cresça mais rápido

Mito. Cortar os cabelos com frequência é ótimo para melhorar a saúde, aspecto e força dos fios, mas não faz com que o cabelo cresça mais rápido do que o normal. Isso porque, os fios crescem da raiz, e o corte das pontas não interfere no couro cabeludo.

No entanto, ter uma periodicidade nas visitas ao cabeleireiro é uma ótima prática para manter o corte, retirar as pontas duplas e evitar que os cabelos fiquem com as pontas ralas e danificadas.

6. Massagear o couro cabeludo ajuda no crescimento

Verdade. A pele do couro cabeludo é mais fina do que a do resto do corpo por isso, sofre mais com fatores como poluição, excesso de oleosidade e resíduos de produtos. A massagem, portanto, é muito eficaz para livrar a raiz dos cabelos de toxinas, ativar a circulação sanguínea e acelerar o crescimento.

A prática pode ser associada ao uso de óleos de umectação capilar e tônicos de fortalecimento. Utilize as pontas dos dedos e massageie suavemente por aproximadamente dez minutos para garantir todos os benefícios.

7. Trançar os fios ou usar rabo de cavalo aceleram o crescimento

Mito. Muitos são os truques divulgados por aí para acelerar o crescimento. Trançar os fios, usar rabo de cavalo, ficar de cabeça para baixo, escovar as madeixas cem vezes antes de dormir. Você, provavelmente, já ouviu alguma dessas dicas, mas, infelizmente, elas não são eficazes.

Alguns desses truques, como a escovação em grande quantidade e os rabos de cavalo e coques muito apertados podem, inclusive, partir ou arrancar os fios por conta do excesso de tração, portanto, cuidado.

8. Cabelos cacheados crescem mais devagar

Mito. Todos os tipos de cabelos, independentemente de sua curvatura, crescem da mesma maneira se estiverem saudáveis. O que acontece é que os fios cacheados e crespos sofrem com o fator encolhimento, que deixa o comprimento menos visível do que nos cabelos lisos.

9. Lavar os cabelos todos os dias prejudica o crescimento

Mito. Não é necessário lavar os fios todos os dias, entretanto, desde que você utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo, isso não prejudica em nada o crescimento. Evite, por exemplo, utilizar o shampoo antirresíduos diariamente, para não ressecar as madeixas.

Embora a lavagem diária não interfira no crescimento, a água quente sim. A alta temperatura danifica a camada hidrolipídica, responsável por proteger o couro cabeludo, deixando a raiz desregulada e com excesso de oleosidade. Por isso, deixe sempre a água em temperatura morna.

10. Vitaminas e suplementos ajudam no crescimento

Verdade. Várias substâncias podem contribuir para o aumento da vascularização e desenvolvimento da fibra capilar. Entre elas, o zinco, a cafeína, o jaborandi, a vitamina B6 e o cobre. Esses nutrientes podem ser encontrados em vitaminas e suplementos.

É importante lembrar, no entanto, que essa suplementação via oral precisa ser indicada por um nutrólogo ou dermatologista. Assim, ele poderá identificar as carências de nutrientes e quais são os mais indicados para o seu organismo, criando uma fórmula específica.

Para conseguir um bom crescimento capilar é preciso de mais do que receitas mirabolantes e dicas milagrosas. O primeiro passo é manter sempre os fios e o couro cabeludo saudáveis e fortes.

Mantenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo e tenha paciência. Com o tempo, você conquistará as madeixas longas que sempre quis.

Agora você já sabe o que é verdade e o que não é quando o assunto é crescimento capilar. Descubra também quais as principais causas do cabelo sem vida e como resolver o problema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.