como tratar unhas fracas

Como tratar unhas fracas da maneira correta? Confira 7 dicas!

Entre os cuidados de beleza, é importante não se esquecer das unhas. Apesar de, às vezes, elas passarem despercebidas, é fundamental mantê-las saudáveis para evitar problemas. Especialmente quando elas estão quebradiças e você percebe que há algo de errado, é preciso saber como tratar unhas fracas. Dessa forma, você evita danos piores e até micoses. 

Confira, no post a seguir, por que as unhas ficam fracas. Veja também como evitar problemas e tratá-las com 7 dicas para o seu dia a dia. Boa leitura! 

Por que as unhas ficam fracas? 

Assim como o cabelo, a unha é composta por queratina e sempre está em crescimento. Além daquela lâmina que cortamos, ela também envolve outros elementos

  • matriz que a faz crescer; 
  • tecidos; 
  • pele abaixo da unha; 
  • cutícula. 

Todos são estruturas bem delicadas que, além de protegerem os nossos dedos e ajudarem no visual, também impedem a entrada de micro-organismos. Por isso, é importante cuidar delas. 

Fatores 

Exatamente porque são tão importantes, precisamos ter atenção com os nossos hábitos e com as práticas ao lidar com as unhas. Além disso, é essencial conhecer alguns fatores que podem interferir em sua composição e torná-las fracas

Falta de hidratação 

A unha está “viva”. Ou seja, por sua matriz, na base da unha, ela sempre está crescendo. Exatamente por isso, é preciso manter a hidratação em dia. Assim, ela não fica ressecada, o que a deixa fraca, quebradiça e exposta. 

Deficiência de nutrientes 

A falta de nutrientes no corpo dá sinal, inclusive, pelas unhas. Quando você percebe que, por mais que cuide delas, as unhas estão frágeis, pode ser sinal de alguma deficiência nutricional. Esse fator pode estar relacionado tanto à alimentação quanto à falta de absorção de nutrientes e até ao uso de medicamentos. 

Micoses 

Assim como na pele, as micoses também afetam as unhas. Às vezes, nem percebemos, mas, quando descobrimos, geralmente, é porque a unha está manchada, inflamada e bem frágil. 

Agentes químicos 

No dia a dia, é comum estar em contato com muitos agentes químicos. Desde o detergente que você utiliza para lavar a louça até alguns produtos de beleza, todos podem conter componentes que afetam as unhas e as deixam fracas. 

Como tratar unhas fracas com 7 dicas?

Você já percebeu que, mesmo sem notarmos, muitas coisas podem afetar as nossas unhas, certo? Então, agora que você já sabe alguns fatores que interferem nelas, fica mais fácil descobrir como tratar unhas fracas. Veja, a seguir, 7 dicas que separamos para você incluir em sua rotina. 

1. Proteja as unhas

Essa dica serve para quem já está com as unhas fracas, mas também como prevenção no cuidado com elas. Proteger as unhas, ao máximo, de agentes nocivos é uma das melhores formas de mantê-las sempre saudáveis. 

Powered by Rock Convert

No dia a dia, você pode evitar o uso de elementos bem fortes, como a água sanitária. Além disso, ao lavar a louça e usar produtos químicos, sempre use luvas. 

2. Faça uma hidratação regular

A hidratação regular nas unhas ajuda a deixá-las fortes. Por isso, vale a pena incluir essa etapa em sua rotina. Por exemplo, antes de dormir, ao final do dia, você pode passar um creme nas mãos e nas unhas, bem como usar regularmente uma base hidratante.

Aqui, também vale não se esquecer das unhas dos pés. Por mais que estejam protegidas por sapatos e meias, elas também precisam de cuidados. 

3. Alimente-se bem

Alimentar-se bem com proteínas, vitamina A e cálcio, por exemplo, ajuda bastante nas unhas. Você pode encontrar esses elementos em diversos alimentos do dia a dia, por exemplo: 

  • abóbora; 
  • carne; 
  • ovos; 
  • leite. 

Contudo, se você faz uso de medicamentos ou suspeita de alguma deficiência nutricional, é importante consultar um nutricionista. Assim, vocês definirão quais opções são melhores, além de verificarem a necessidade de tomar vitaminas. 

4. Tenha atenção à manicure 

Cuidados ao fazer as unhas também evitam que elas se tornem fracas. São detalhes, mas que fazem toda a diferença:

  • evite a acetona, pois ela é forte e pode tornar a unha mais ressecada. Para substituí-la, existem removedores de esmalte sem esse componente;
  • use uma base fortalecedora, niveladora ou com outra especificidade antes do esmalte, para proteger as unhas. Além disso, passe-a de vez em quando, mesmo se você não fizer muita esmaltação;
  • compre esmaltes de qualidade. Afinal, eles contêm componentes que dão cor, mas atuam diretamente na unha. Por isso, procure marcas que são reconhecidas pela qualidade. 

5. Retire o esmalte

Pode parecer uma dica simples, mas é fácil esquecê-la. Sabe quando estamos com pressa e tiramos o esmalte de qualquer jeito? Ou pior, deixamos o esmalte por semanas na unha? Isso faz muito mal! Além de enfraquecê-la, você pode acabar com alguma micose. Por isso, retire cada cantinho com cuidado e nunca deixe um esmalte passar de uma semana em suas unhas. 

6. Deixe a unha respirar

Seguindo a dica do esmalte, é importante também controlar as aplicações. Evite tirar um esmalte e, em seguida, passar outro. O ideal é que você deixe as unhas respirarem, pelo menos, por três dias entre as esmaltações. Além disso, se possível, deixe as unhas sem esmalte uma semana por mês. 

Não consegue? Tente deixá-las respirando, pelo menos, dois dias e siga todos os cuidados com a retirada correta e o uso de bons produtos. 

7. Previna-se contra micoses 

As micoses nas unhas são silenciosas. Quando você menos espera, elas já estão lá. O problema, aliás, é que se você não cuidar, pode até perder a sua unha! Não vale a pena, certo? Por isso, tenha atenção a qualquer mancha que aparecer. Além disso, siga alguns pontos importantes, como: 

  • tenha o seu próprio kit manicure e não o compartilhe; 
  • limpe as suas ferramentas com frequência; 
  • não use esmalte vencido; 
  • retire bases e esmaltes por completo; 
  • deixe os pés respirarem; 
  • limpe sapatos regularmente; 
  • troque de meia; 
  • use sapatos abertos no calor; 
  • tenha cuidado com banheiros públicos e piscinas. 

Saber como tratar unhas fracas e se prevenir contra essa condição é fundamental para mantê-las saudáveis. Para isso, além das 7 dicas que passamos, é importante não se esquecer das unhas — especialmente das dos pés. Uma forma de cuidado é estar sempre fazendo as unhas. Ou seja, limpando, cortando e esmaltando para que estejam não só bonitas, mas saudáveis também. 

Falando em esmaltes, a primavera chegou e é hora de renovar as cores. Conheça os tons que estão em alta e que vão deixar as suas unhas incríveis na estação do amor! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.