Passo a passo de como ter cabelos coloridos: aprenda agora!

Passo a passo de como ter cabelos coloridos: aprenda agora!

Os cabelos coloridos já têm feito a cabeça de muita gente por aí. Passando por unicórnios e chegando a famosos, como Kate Perry, Yasmin Brunet, irmãs Kardashian e Jared Leto, as cores fantasias transformaram-se em moda para todas idades.

Não é para menos: o visual garante um ar com mais personalidade e empoderamento.

No entanto, antes de começar qualquer procedimento nos fios, é importante entender as diferenças de químicas para saber o que combina mais com a necessidade de cada pessoa.

Colorações permanentes, por exemplo, costumam durar mais tempo e podem clarear o tom em até quatro tonalidades. Em compensação, são mais invasivas, pois mudam a estrutura do fio.

Já os tonalizantes agem de maneira superficial na fibra capilar, por isso, duram menos tempo. E você? Quer saber como ter cabelos candy color saudáveis? Continue a leitura e siga o passo a passo!

Faça um bom tratamento antes de ter os cabelos coloridos

Os fios precisam estar preparados para receber uma química. Sendo coloração permanente ou tonalizante, certifique-se de que as madeixas estejam saudáveis, pois esse fato fará diferença no resultado.

Um cabelo mais ressecado e quebradiço tende a ser mais sensível, correndo o risco de danificar ou quebrar com o procedimento.

O tipo de tratamento ideal dependerá da saúde e estrutura de cada fio. Mas, em geral, produtos que contenham óleos nutritivos, como o de rícino, girassol, murumuru ou de bananeira, dão um bom resultado.

Decida o tipo de coloração

É importante ter em mente aquelas diferenças citadas na introdução sobre as colorações permanentes e os tonalizantes.

Há ainda algumas adaptações menos usuais, mas que muitas mulheres aprovam, como anilina (aquela comestível mesmo) ou violeta genciana (para a cor roxa).

Procedimentos adaptados não são ideais, pois estes produtos não são indicados para cabelos.

Existem diferenças de resultados entre cada marca também. Algumas proporcionam um tom menos vibrante, outras, uma tonalidade mais viva.

Há, além disso, as que duram mais tempo e as que utilizam propriedades hidratantes misturadas na fórmula.

Talvez seja necessário descolorir os cabelos previamente

Coloração permite clarear cabelos naturais em, no máximo, quatro tons. Então, se seu cabelo já é colorido ou é muito mais escuro que o tom desejado, é necessário realizar uma descoloração antes de colorir os fios.

Essa é a parte mais delicada e, na maioria dos casos, o ideal é que seja executada por um profissional da área. A descoloração é um procedimento muito invasivo, por isso, para garantir a saúde do cabelo deve ser feita com muita atenção.

Sendo assim, peça orientação de alguém confiável, para que seus fios não danifiquem. Alguns profissionais até preferem fazer a descoloração em mais de 1 dia, de forma gradativa, justamente para manter a integridade dos fios.

Se você optar por fazer sozinha, é imprescindível que faça um teste em uma mecha do cabelo, antes de realizar o procedimento.

Aplique o produto escolhido

Da mesma forma, é importante fazer um teste de mecha e prova de toque com a coloração permanente ou com o tonalizante, antes de passar no cabelo todo, para ter certeza de que não vai causar danos aos fios e/ou reações alérgicas.

Aplique o tonalizante ou a coloração permanente mecha a mecha, seguindo as orientações do fabricante.

Dê preferência a produtos que contenham ingredientes hidratantes, pois isso contribui para um resultado mais bonito e com fios saudáveis.

É recomendado o uso de luvas durante a aplicação, para não manchar as mãos. Opte por usar uma capa de proteção ou alguma roupa que você não se importe que manche, caso entre em contato com o produto.

Durante a aplicação, evite estender para a pele do rosto, pois é difícil a remoção.

Lave com shampoo e condicionador específicos

Lave os cabelos com shampoo e condicionador para garantir que não terão resíduos de coloração.

O shampoo e o condicionador ideais são aqueles que tenham nutrientes e óleos, assim, o resultado fica mais bonito.

Procure por produtos para cabelos quimicamente tratados. Esses produtos contém nutrientes que devolvem a massa capilar perdida durante esse tipo de procedimento.

Finalize como de costume

Com as mechas bem lavadas, é a hora de finalizar. Caso opte por secar os fios com um secador, não se esqueça de utilizar um protetor térmico.

Ele ajuda a alisar os fios e a protegê-los do calor intenso do secador.

Mesmo que você não utilize secador na sua finalização, aplique um leave in de sua preferência – esse produto é essencial para proteger o cabelo de raios solares, poeira e poluição.

Mantenha os cuidados de forma constante

Alguns cosméticos são feitos especialmente para pessoas que se submeteram a colorações ou outras químicas.

Eles são os ideais para cabelos coloridos e alisados, por exemplo. É bom manter esse cuidado especial em todas as lavagens também.

Agora, com os cabelos coloridos, os cuidados devem ser mais constantes, os tratamentos mais intensivos e as rotinas mais específicas.

O cronograma capilar, por exemplo, é uma rotina de tratamento que garante um cabelo mais forte, saudável e macio.

Tenha mais ideias de cores para usar

Os tons mais naturais, o chocolate, o vermelho, o ruivo e o loiro platinado são muito procurados e fazem sucesso entre as mulheres.

Mas a criatividade na hora de colorir tem se tornado muito comum também, dando espaço às cores fantasias, como rosa, roxo, verde, azul e laranja.

Colorir os cabelos é um ato que tem sido cada vez mais realizado pelas pessoas. Com isso, o mercado tem inovado bastante, oferecendo várias alternativas para quem quer mudar o visual colorindo os fios.

As pessoas escolhem desde os tons mais suaves, uma candy color, até cores mais irreverentes.

Dá até para se divertir com isso, inventando a junção de mais de uma cor, deixando os cabelos uma espécie de arco-íris, ou escolhendo dois tons diferentes de uma mesma cor, como a MariMoon já usou.

Enfim, as possibilidades são muitas e a criatividade neste caso é muito bem-vinda!

Ter os cabelos coloridos já é uma questão de personalidade e costuma colaborar para uma melhor autoestima e empoderamento.

Mas é fundamental manter os cuidados capilares, para que o resultado fique sempre muito bonito.

Quer ficar por dentro de mais informações interessantes sobre os cabelos? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.